Oi pessoal,
essa é uma foto 360° em frente à Catedral de Berna, capital da Suíça, feita em 29/01/2017. Ali há um largo que imagino ideal para receber eventos da igreja. Será que tem “quermesse” na Suíça? A igreja estava fechada na ocasião, então ficamos com a foto externa apenas.
A página da catedral na Wikipédia não tem versão em português. A igreja teve sua construção iniciada em 1421: 79 anos antes do Brasil ser descoberto. Nessas horas é que vemos como somos uma nação recente ainda. Sua torre principal só acabou de ser construída em 1893 (Uau! 472 anos depois!), com seus 100,6 metros de altura. Ela é a mais alta catedral da Suíça e considerada um patrimônio cultura de importância nacional – parece que eles definem importância regional ou nacional para seus principais patrimônios culturais.
Foi curiosa a conversa que tivemos na recepção do hotel no dia desse passeio. Preocupado com o equipamento fotográfico questionei sobre a segurança na cidade e a reação da moça foi de certa surpresa, afirmando que não havia problema algum em andar pela cidade com a câmera pendurada no pescoço. Sei lá, né, Carioca é muito mal acostumado…
Como este blog é de fotos panorâmicas, não poderia deixar de apontar para essa panorâmica que achei na Wikipédia, feita do topo da torre da igreja:
Ficha técnica:
- Câmera: Canon 5D mk III
- Lente: Canon 8-15mm em ~ 12mm
- Tripé: philopod
- EXIF: ISO 100, 1/160s, WB Auto, F 5.6
- Giro: 4 fotos RAW alternando inclinação para cima e para baixo (pitch variation)
- Imagem final: 10000 x 5000 pixels = 50 megapixels
- Softwares utilizados: Rawtherapee, Hugin, GIMP, Panini, Panotools Scripts, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
Abraços, Cartola.