Jardins Nevados da Catedral de Berna, Suíça

Ao lado da Catedral de Berna há uma praça muito agradável construída sobre uma plataforma ou terraço. Dali não se vê o largo em frente à igreja. É como se essa praça estivesse fora da cidade e o largo estivesse dentro. Da mesma forma do largo de fronte ao templo não se vê essa praça e o turista desinformado nem fica sabendo que está “na beira” da cidade, a poucos passos da bela vista que pode desfrutar dos limites da plataforma, relativamente elevada em relação ao nível do Rio Aar, que circunda a cidade antiga.

A igreja teve sua construção iniciada em 1421, como já comentei antes, mas esse terraço teve as obras iniciadas apenas em 1334, 87 anos antes. Não consegui achar detalhes, mas fico imaginando que talvez tenha se resolvido fazer a catedral só depois. É impressionante como as coisas aconteciam mais devagar nessa época. Durante a reforma protestante no século XVI as pinturas e estátuas dos altares da igreja foram depositadas no terraço. Algumas obras de arte foram encontradas em escavações arqueológicas depois. No século 20 o terraço foi transformado de um cemitério em praça pública. Foram plantadas diversas árvores e feitos os caminhos para pedestres, criando um espaço acolhedor onde paramos, as crianças brincaram e fiz algumas fotos, dentre as quais a panorâmica abaixo.

inscreva-se

Preça na Catedral de Berna em 360°
Praça no Terraço da Catedral de Berna em 360°

A seguir uma visualização em 3D retirada do Google. A navegação em 3D no Google é muito legal, experimente. Note o uso da tecla Control ou Shift junto com o mouse pra girar em torno de um ponto.

Visão 3D no google do terraço
Visão 3D no google do terraço

Ficha técnica:

Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: