Foto Índice

Visite o Pano Fórum – o primeiro fórum em língua portuguesa dedicado à fotografia panorâmica

Clique nos locais para expandi-los

Curtir no Facebook+ América do Norte

+ América Central

+ América do Sul

+ Brasil

+ Sudeste

+ Nordeste

+ Norte

+ Sul

+ Centro-Oeste

+ Chile

+ Europa


CONTEUDO ANTIGO

Usina Vista do TelhadoUsina Vista do Telhado Dia e NoiteDia e Noite
A Terra Vista do Ceu em 360A Terra Vista do Céu Real Gabinete Português de LeituraReal Gabinete
Tour Fiocruz - RJTour Fiocruz – RJ Trio Carnaval 2012 - RJTrio Carnaval 2012 – RJ
Hall de Entrada da Biblioteca Nacional - RJBiblioteca Nacional – RJ Pablo Lapidusas ao Piano no MNBA - RJPiano no Museu – RJ
Salao Nobre do Clube NavalClube Naval RJ Panorâmica do Quarto do Sheraton - Porto AlegreHotel em Porto Alegre
Real Gabinete Português de Leitura - Mário Falcão no VI Rio Harp FestivalHarpa no Real Gabinete Bruno na Piscina do Village Rio VerdePiscina em Papucaia
Cachoeira do ItapecuruCachoeira do Itapecuru Torre da LuaTorre da Lua

Notícias

Confirmada palestra em 06/07/2013 em Porto Alegre durante o FISL14

Na décima quarta edição do FISL – Fórum Internacional de Software Livre, acontecerá mais uma palestra para a divulgação da fotografia panorâmica e dos softwares livres que podem ser usados para fazê-la. A palestra, de 60 minutos, está programada para a sala 41C no dia 06/07 às 15h como pode ser visto na programação do evento, ainda parcial.

Confirmado curso em agosto de 2013 no Consegi em Brasília

Na edição de 2013 do Consegi foi confirmado o curso de “Fotografia Panorâmica Imersiva com Software Livre”. Além do curso de panorâmicas, ministrarei também uma palestra intitulada “Manipulação de Fotos com o GIMP: Maquiagem e Cirugria Plástica” e outra chamada “Como a Lei está Estrangulando a Criatividade”, onde falo sobre a criação de conteúdo em geral e o direito autoral. O evento ocorrerá de 13 a 15 de agosto na ESAF em Brasília.

V Gnugraf – 17 e 18 de agosto de 2012

Em mais uma edição do Gnugraf estarei ministrando uma palestra e um mini-curso gratuito sobre panorâmicas imersivas com software livre. O evento ocorre anualmente e apresenta sempre inúmeras palestras e mini-cursos sobre os mais diversos temas multimídia, todos abordando softwares livres. Veja a grade do evento e programe-se!

12/05/2012 – Lançado o primeiro fórum em português dedicado à fotografia panorâmica

Depois de um ano de blog panorâmico, palestras, cursos e compartilhamento de tutoriais vi que há certa demanda por um espaço para a discussão ampla e democrática sobre o assunto. Criei ontem, 12/05/2012, o Pano Fórum. Vejam, cadastrem-se e participem!

Palestra no SERPRO – 07/02/2012

O SERPRO promoverá na próxima terça-feira, dia 14/02, um Seminário Tecnológico de Ferramentas Gráficas, onde farei uma palestra de 50 minutos às 12h. Eu darei a palestra a partir da sede do Horto, no Rio de Janeiro, mas o evento será transmitido também via web. Mais detalhes na página do seminário.

Palestra no SINDPD/RJ

Confirmada palestra em 06/02/2012 sobre Panoramas 360º com Software Livre no SINDPD-RJ, na Av. Presidente Vargas, 502, 12º andar, no Centro do Rio de Janeiro. A palestra terá 90 minutos e está inserida no Ciclo de Palestras sobre software livre organizado pela instituição. Basicamente farei e montarei uma foto no local, mencionando pontos críticos e as ferramentas utilizadas.

Curso no Latinoware 2011

No dia 21/10/2011 ministrei o curso de Panoramas 360º com Software Livre no Latinoware 2011, em Foz do Iguaçu. Foi um minicurso com duração de uma manhã com um total de 18 alunos presentes. A foto feita durante o curso e finalizada depois está aqui no blog.

Curso no IV GnuGraf 2011

Em 11/09/2011 ministrei um curso de panorâmicas 360º no IV GnuGraf, na UNIRIO, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro curso que ministrei sobre o assunto, no intuito de divulgar o tema e quem sabe atrair novos desenvolvedores para as ferramentas de software livre usadas no processo. A foto tirada durante o curso pode ser vista aqui no blog.

20 comentários sobre “Foto Índice

  1. Boa tarde,

    Sou novo na área de fotos 360 e tour virtual, queria saber qual é o melhor software para montar o tour e como que é feito o processo de publicação no site de quem contratou o serviço. Ja possuo o selo de confiança Trusted da Google.

    • Oi Robson, o ideal seria dar uma olhada no Panoforum e no grupo do Facebook. Tem discussões por lá falando de vários softwares usados pra costura. Não tem “o melhor”, tem o que cada um prefere. O processo de publicação no site da pessoa também pode variar muito, não sendo prático responder isso aqui rapidamente. O ideal seria uma dúvida mais específica, mais pontual e também prefiro fazer isso pelo Panoforum.

      Não deixe também de olhar a página “Como Fazer” aqui mesmo no blog, onde centralizo várias referências, inclusive materiais de cursos e palestras que já ministrei.

      Abs, Cartola.

      • Obrigado pelo retorno Cartola, ja fiz o cadastro no panoforum, mas ainda não foi liberado o acesso.

        Temos uma camera que já faz a parte de captura e costura automática, facilitando essa parte.

        Lendo varias postagens, vi que os softwares geram arquivos html e pastas sendo necessário fazer apenas a hospedagem. Como fazer com que na procura no google, em um restaurante por exemplo, ja apareça “Ver por dentro”. Essa duvida que tenho, essa publicação não sei nem como começar.

        • Não sei fazer o “ver por dentro” aparecer direto, mas imagino que se o estabelecimento é cadastrado e tem isso o google vai mostrar isso em algum momento em buscas específicas. Acho difícil garantir isso em buscas genéricas. Sobre a publicação, como eu disse, isso pode variar muito. Isso é serviço de um webdesigner. Pode ser que vários clientes tenham já alguém que dê manutenção em seu site, daí você só entrega isso. Se não tiver, isso é outra área de conhecimento e a tarefa vai depender do site, da tecnologia, da ferramenta que o cara usa, etc. Um caminho genérico é aprender HTML e afins (CSS, JS, etc), mas se o site usar uma ferramenta de publicação, talvez tenha que lidar com ela. Como eu disse, não dá pra dizer “é assim”. Aqui no blog, por exemplo, eu apenas faço o upload do que a ferramenta gera (as pastas e arquivos todos) e na publicação de um post no blog eu incluo a imagem (thumbnail) que gerei fora da ferramenta de tour virtual e boto um link sobre ela apontando pro html principal do tour. Ainda assim, mesmo aqui eu poderia fazer de outras formas.

          Abs, Cartola.

  2. Cartola,

    Estou com dificuldades de definir valores para este tipo de serviço.. a foto imersiva 360º. Qual o valor cobrado para fotos em terra (nao de drone) e quanto se cobra para fazer o tour virtual? No caso do serviço ser com o drone… a inflação do preço normal do serviço com drone vai pra quanto hein? já fiz varios testes.. inclusive comprei licenca de um software da easypano.. mas como serei pioneiro aqui na região.. é perigoso começar cobrando barato demais.. se é que me entende..

    Desde já agradeço

    grande abraço!

    Lucas Coelho

    • Oi Lucas,

      desculpe a demora, não estava recebendo notificações sobre comentários aqui. No Panoforum (www.panoforum.com.br) já tiveram algumas discussões sobre preços, que podem variar muito. Eu sou mais simpático a definir o preço da sua hora e ver o tempo que vai levar pra fazer o projeto. Dá uma pesquisada mais lá no fórum, que é um lugar melhor pra debater.

      Abs, Cartola!

  3. Olá Cartola é minha segunda mensagem hoje. Estou fascinado com os resultados do seu trabalho. E estou aproveitando e enviando o link do Blog para um primo da minha mulher que é fotógrafo profissional de eventos. E vou sugerir a ele que este trabalho pode ser aproveitado como um diferencial fornecido em algum tipo de mídia para os clientes deles aproveitando o gancho daquele projeto do quarto de hotel que você mostrou na palestra. Ele está exposto aqui? Pois gostaria de mostrar para o garoto.
    Grande abraço.

    • Oi, rapaz, desculpe a demora em te responder. Por algum motivo parei de receber avisos de que comentários estavam sendo publicados aqui. Vi isso hoje e respondi vários atrasados 🙂

      Tem muita gente que faz 360 em eventos, é viável e pode ser sim um diferencial. Pode ver aqui, por exemplo, umas que fiz num casamento. Use o campo de busca no menu à direita (não confunda com o campo para inscrição por email). Busque por “Casamento” mesmo. Pra achar a foto do hotel pode procurar por “hotel” mesmo, não tem tantas e a que mostrei lá vai aparecer nos resultados.

      Grande abraço e mais uma vez me desculpe.

    • Legal Tadeu! Sobre panorâmicas vou dar uma mini oficina. Também pode ser útil ver a palestra sobre GIMP. Nos vemos lá!

      Abs, Cartola!

  4. Fala cara, curti muito seu trabalho! Gostaria de saber como faço estes efeitos! Tem algum tutorial pra me sugerir, pelo menos como começar? Não sei como fazer esse efeito para movimentar a câmera também! hahahahahaha

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    • Oi Núbio, legal que tenha gostado! Chegou a clicar na página “Como fazer” ali no menu à direita? Ali tem vários links para tutoriais em vários idiomas e também materiais que usei para ministrar cursos e palestras sobre o assunto. É um bom começo, mas já adianto que a coisa não é muito simples.

      Obrigado e boa sorte, qualquer coisa estou por aqui!

      • Olá Carlos, muito bom o seu trabalho! Eu quero lhe perguntar uma coisa: Tenho imagens Equirretangulares que consigo do 3ds max, gostaria de saber como publicar a imagem em um site.

        • Oi Higor,

          primeiro obrigado pelo apoio! Se as imagens são realmente equirretangulares o processo de publicação é o mesmo de uma foto. Veja na página “Como Fazer” (ali no menu lateral – http://cartola.org/360/referencias/) vários links para vários tutoriais, incluindo alguns materiais de cursos e palestras que já dei. Num maior tem, mais pro final, a etapa de publicação onde falo do Salado Player, mas há várias outras ferramentas que fazem isso e algumas são bem fáceis.

          Se ainda não conseguir depois de uma estudada pode se cadastrar no Panoforum (http://panoforum.com.br/) e perguntar por lá, onde é melhor pra respostas mais completas, com imagens e links, se for o caso.

          Abraços, Cartola!

          • Muito obrigado pela resposta, só agora voltei no site. Vou seguir a orientação e como espero conseguir, volto pra agradecer novamente!

  5. Oi Cartola,
    Assiti sua palestra ontem no SINDPD/RJ e gostei muito.
    Pelo que eu entendi são usados basicamente 3 programas: HUGIN, PANINI e o SALADO PLAYER. É ISSO MESMO?

    Onde posso baixar esses programas para windows?
    Agradeço antecipadamente,
    Marcio

    • Oi Márcio, obrigado pela participação na palestra!

      Na verdade o programa mais fundamental aí é o hugin, os demais, que não são só esses que você mencionou, vão depender do seu propósito. Dá uma olhada na ficha técnica de alguma foto que eu tenha montado num windows, onde em geral eu uso o Deval VR Player no lugagr do Panini. Na ficha técnica tem a lista de tudo que usei com os devidos links. Veja, por exemplo, a ficha técnica da última, que fiz no Salão Nobre do Clube Naval. Essa eu mexi tanto no FreeBSD como no windows.

      Outra coisa importante pra olhar é a página “Como fazer”, que pode acessar ali pelo menu direito do site. Ali tem links para vários tutoriais, ferramentas e algo que recomendo que acesse: o material de cursos que já ministrei. São transparências com mais detalhes sobre a etapa dos projetos. Infelizmente uma palestra de uma hora é muito pouco pra falar de tudo que se tem pra dizer sobre o assunto.

      Qualquer coisa tô por aqui.

      Abs, Cartola!

      • Boa tarde Cartola, Eu também estava nessa palestra no SINDPD/RJ, gosaria de saber se você pode enviar os slides da palestra.
        Obrigado desde já.

        • Oi Carlos,

          coloquei online o pdf que usei na palestra do SINDPD-RJ e repeti no SERPRO. Pode pegar ali na página “Como fazer” clicando neste link no menu lateral do blog.

          Abs, Cartola!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: