Contato

Entre em contato para o que desejar. Um elogio, sugestão, reclamação, etc.

Como me contactar

  • Comentário na página
    Poste um comentário. Os comentários só aparecem na página depois que eu aprovar, então não se acanhe, pois se for o caso apenas lhe respondo por email e não o publico. Certifique-se de preencher o formulário com um email ou contato correto.
  • E-mail:email
    Este email é uma imagem. Você vai ter que digitá-lo em sua ferramenta de email para enviar (não é tão difícil assim, né?). Isso é para eu não receber toneladas de SPAM. Por favor, não me mandem email para tirar dúvidas, pra isso postem perguntas no Panofórum.

Minhas redes sociais e afins

22 comentários sobre “Contato

  1. Boa noite! Sou Arquiteto e gero e tenho como gerar imagens panoramicas do projeto, mas nao sei como disponibiliza-las para o cliente em passeio virtual. Procuro algum curso de algum programa que monte estas imagens para disponibilizar para pelo cliente. Preferencialmente curso online. grato.

    • Oi Eduardo, tem um pessoal que dá curso presencial em São Paulo, o Chan ou o Zé Pedro Russo. Com esse último já tive contatos, o Chan só vi pela Internet. O Zé Pedro criou também um curso online na http://www.eduk.com.br mas não encontrei o curso lá agora, só referências a ele.

      Se quiser tentar você mesmo, uma das melhores opções gratuitas é o Marzipano. Você vai no “Marzipano tool” e vai gerar online a publicação da sua foto, daí é baixar pra colocar no seu site. O site tem boa documentação em inglês.

      Uma opção comercial é o krpano, que era a base do Panotour, que foi descontinuado. O krpano continua sendo desenvolvido e vendido, mas não é tão amigável quanto o Panotour. Tem formas fáceis de usar ele, você pode simplesmente arrastar suas fotos pra um arquivo que vai gerar a publicação. O problema é se quiser personalizar as coisas, aí vai ter que estudar e editar os arquivos XML que ele gera.

      Abs, Cartola.

  2. Boa tarde Cartola.
    Cara estou com um vídeo gravado em 360 na sansung gear, porém quando vou editar no premier aparece 2 bolhas e não ativa o modo 360. Como faço pra habilitar ou tem algum outro programa que faz essa ativação da imagem em 360. Não tenho o serial da cam por isso não consigo fazer no programa action da sansung.
    Fico no aguardo obrigado!

    • Oi Rodrigo, o ideal é que você instale o aplicativo da câmera no celular. Ao baixar ele faz a costura das duas fotos “bola”. Fora isso não conheço outro aplicativo gratuito que faça isso sem dar muito trabalho. O Hugin costura fotos. Sabendo que um vídeo é uma sequência de fotos pode se costurar um frame com ele e depois automatizar a costura dos demais, mas vai dar muito trabalho. Pode ver no Panoforum ou no grupo do facebook se outro colega tem alguma ideia melhor.

  3. Bom dia amigo,

    Vc conhece algum software livre que esteja integrado com os drones da DJI para que eu possa tirar as fotos com o drone em vôo? Pesquisei alguns softwares, o mais interessante foi o LITCHI, a sua licença é bastante acessível, mas gostaria de saber mais sobre a sua experiência com softwares livres para esse tipo de situação.
    Um forte abraço e muito obrigado pela presteza.

  4. Olá Cartola,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, vi seu trabalho e me senti encorajado a mergulhar neste mundo de fotografia imersiva 360. Ainda estou estudando em quais equipamento devo investir, mas já me aventurei realizando algumas fotos com meu celular, utilizando a técnica (obviamente saiu tudo torto. kkkk) do chumbo com fio de nylon. Fiquei muito curioso como poderia fazer um tour virtual, igual ao que vc fez na “Visita Virtual 360° no CCBB-RJ”.
    Já instalei o Kolor Autopano Giga 4.2; Kolor Panotour 2.5; e andei me aventurando no Pano2VR5… Então conseguir montar este simples tour virtual no link: goo.gl/5HCBtN
    Ah.. eu esqueci de falar, sou corretor de imóveis e pretendo agregar esse tour virtual com óculos Rift ao meu trabalho.
    Desde já agradeço por sua ajuda.
    Forte abraço!

    • Oi Carlos,

      desculpe, mas só vi sua mensagem hoje. Não estou recebendo avisos sobre os comentários aqui. Não consegui abrir a visita virtual que você publicou, já deve ter tirado do ar. O uso disso no mercado imobiliário é realmente bom. Ao invés do óculos Rift pode pensar em usar o google cardboard ou equivalente. Tem alguns de plástico, bem robustos, nos quais você usa o celular mesmo e funcionam bem, como o Ritech II e o VR Box por exemplo, dentre outros.

      Abraços!

  5. Cartola, parabéns pelo empenho em compartilhar seu conhecimento adquirido ao longo de tantos anos. É realmente uma atitude rara hj em dia.

    Vc ainda produz cabeças sob encomenda? Caso positivo, gostaria de trocar uma idéia contigo. Fotografo arquitetura e natureza, quero iniciar na panorâmica mas não tenho como bancar uma Nodal Ninja com o dólar na estratosfera.

    Obrigado e um abraço!

    Denis

    • Oi Denis,

      desculpe a demora, parei de receber notificações sobre os comentários aqui. Não faço mais cabeças pra vender não, mas uma boa alternativa é o Philopod. Dá uma lida nesse artigo aqui.

      E qualquer coisa poste suas dúvidas no Panoforum. Lá é melhor pra trocar ideias :).

      Abs!

  6. Olá Cartola, li (e ainda vou reler) seu tutorial sobre fotos 360×180º, pretendo fazer testes caseiros. Gostei muito do material, obrigado pelo empenho em fazer!

  7. Boa tarde
    Estive lendo seus comentários sobre o panotour e, gostaria de sanar algumas dúvidas por favor. Baixei a versão demo do panotour e gostaria saber de como rodar isso em outros computadores, ipad e etc.
    Eu copei e colei arquivos de testes não apareceu nada.
    Na verdade eu vejo a apresentação de teste no meu computador (Imac) mas não consigo ver a mesma coisa em outros , com faço isso?
    Por exemplo:
    file:///Users/mac/Desktop/FOTOS%20360/Panoramicas%20da%20web/pano%20test%20final.html

    A pergunta é : É esse arquivo que eu passo para as pessoas rodarem e poder ver?
    Obrigado
    Vagner

    • Oi Vagner,

      talvez fosse mais interessante perguntar isso lá no Panoforum pra ter mais chances de uma resposta de alguém que realmente use o Panotour, pois eu em geral uso apenas o krpano. Acho que o panotour precisa que você marque uma opção pra habilitar o tour em HTML5 para dispositivos da Apple.

      Quando você diz que copiou e colou, copiou o que de onde e colou aonde?

      Esse arquivo que você mencionou é um HTML, em geral destinado a publicação em um site, em um provedor. Ele não trabalha sozinho, em geral tem que levar a pasta inteira com os arquivos pros quais esse aí aponta. O krpano em geral cria uma pasta separada com tudo. Mesmo assim, pode ser que não funcione fácil em todos os computadores. Se gerou também em Flash pra funcionar em outros sistemas, como Windows, Linux, etc, o Flash tem uma proteção para execução local (sem ser via acesso web) que tem que ser desbloqueada pra que consiga abrir um arquivo com flash do disco local.

      Concluindo, em geral o mais prático não é passar um arquivo pras pessoas poderem ver e sim o link do site onde publicou sua panorâmica. Claro que existem opções pra execução local, mas são mais cheias de “SE”s.

      Abs, Cartola.

  8. Cartola
    Bom dia
    Gostei muito do material postado, vi que você e realmente especialista neste assunto. Eu preciso de uma ajuda, e coisa simples, eu tenho um UAV que tira imagens aéreas de lavouras, preciso de programa para costurar as imagens, mas sem perspectiva, como se fosse um mosaico.
    Agradeço desde ja.
    atenciosamente

    • Oi Evandro, desculpe a demora em responder, estive viajando até ontem. Não sei se chegou a ver as referências ali na página Como Fazer, no menu à direita. Nela tem links pra vários tutoriais e ferramentas, dentre as quais está o Hugin, que é o que uso pra costurar as fotos. Ele é capaz de fazer mosaicos também, mas o processo difere em alguns detalhes. Recomendo que veja os tutoriais do site da ferramenta e em caso de dúvidas pergunte na lista do Hugin ou no Panoforum.

      Abraços, Cartola.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: