Foto Panorâmica no Soberbo de Teresópolis, Rio de Janeiro – Brasil

Oi pessoal,

mais uma foto panorâmica, dessa vez pra quem quer visitar o topo da subida da serra de Teresópolis. O lugar é conhecido como Soberbo, e acho que vocês vão entender por que nessa panorâmica imersiva. A vista é privilegiada e alcança a Baía de Guanabara em dias mais límpidos. Ali pertinho é fácil ver a formação mais conhecida do local, o “Dedo de Deus”. Muitos empreendimentos comerciais da cidade tomaram o nome emprestado, como a Viação Dedo de Deus. Isso diminui um pouco aquele hábito de cidade pequena onde tudo que é comércio tem o nome da cidade… Padaria Teresópolis, Farmácia Teresópolis… pelo menos ali tem outro nome também, rs…

O local é ponto conhecido de quem gosta de passeios na natureza e escaladas. A Pedra do Sino é talvez o ponto de subida mais famoso. Pra quem quer pegar mais leve tem a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde dá pra caminhar sobre as pedras do rio e curtir a natureza.

Panorâmica Imersiva no Soberbo, Teresópolis, RJ
Panorâmica Imersiva no Soberbo, Teresópolis, RJ

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

2 comentários sobre “Foto Panorâmica no Soberbo de Teresópolis, Rio de Janeiro – Brasil

  1. Eu estou encantada com sua foto, eu sou professora/jornalista/blogueira,
    Eu comprei recentemente uma câmera panorâmica da sony 360º graus e tenho dificuldades de postar no blog,Você poderia me dar uma dica?
    Já pesquisei muito e o seu blog foi o único que vi possibilidade de contatar.
    Obrigada pela atenção.

    • Oi Beatriz,

      legal que tenha gostado e obrigado por sua mensagem. Na verdade eu não posto minhas fotos diretamente no blog, eu as posto separadamente e no blog apenas aponto para o link onde estão. Não sei se sua câmera faz o mesmo que eu faço, mas imagino que não, pelo que sei. Você consegue colocar suas imagens navegáveis em algum lugar? Imagino que sua câmera apenas gere uma imagem panorâmica linear em um JPG e que essa imagem não é formalmente uma projeção equirretangular ou cilíndrica, provavelmente, pelo que conheço das Sony, os cantos das fotos não se conectam, permitindo uma navegação circular contínua, por exemplo.

      De qualquer modo acho que uma dica que pode te atender é que você publique, ou sua imagem chapada mesmo no blog, através da inclusão de mídias, ou que tente publicar sua foto em sites que aceitam panoramas parciais. Não sei se o 360cities.net já está aceitando, mas o http://www.tourwrist.com/ certamente aceita, daí pode apontar do seu blog pra lá.

      Se quiser saber mais sobre panorâmicas, já escrevi alguns artigos e tenho complementado esse texto aos poucos:
      http://www.cartola.org/cartola/index.php?title=Fotografia_Panor%C3%A2mica_Imersiva_360x180%C2%B0_com_Software_Livre

      Criei e mantenho um fórum sobre panorâmicas:
      http://www.panoforum.com.br

      E tem uma coletânea de referências ali em “Como Fazer”, aqui no menu do próprio blog.

      Além disso compartilho uma série de dicas gerais sobre fotografia e vídeo aqui:
      http://www.cartola.org/cartola/index.php?title=Fotografia

      Um abraço!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: