Parque Arqueológico de Óstia Antiga, Itália

Fundada no século VI a.C., a cidade de Óstia originalmente se localizava na foz do rio Tigre, mas hoje as ruínas estão a cerca de 4km do mar (fonte e mais informações). Apesar do dia nublado, nada como uma imagem aérea pra nos dar uma outra perspectiva do local que presencialmente só visitamos a pé.

inscreva-se
Vista aérea em 360° do Parque Arqueológico de òstia, Itália.
Parque Arqueológico da Antiga Óstia em Vista Aérea 360°

Ficha Técnica

Primeira vez que uso o PTGui para costurar uma foto que publico de fato. Já tinha testado antes, mas resolvi adquirir o produto. Realmente a produtividade aumente, no mínimo por que ele já lê as fotos RAW, o que o Hugin não faz. Fora isso eu, na verdade, acho os dois programas muito parecidos em termos de suas capacidades para fotos esféricas. Acredito que o Hugin tem mais flexibilidade para automações e extrapola as fotos esféricas, mas para o fotógrafo não nerd, o PTGui é realmente uma grande pedida.

Abraços, Cartola.

Jardins de Villa Medici Petraia em 360°

Um local muito tranquilo e aprazível em Florença, Itália, sobre as colinas do Monte Morello. Essa foto é de 2018. A casa é aberta à visitação gratuita e várias fotos podem ser vistas no site do local, bem como horários de visitação e links para outras Villas Medici.

Os Medici (a primeira sílaba é a tônica) foram uma das mais importantes famílias italianas durante a era do humanismo e renascença, com papel importante na história italiana e europeia entre os séculos XV e XVIII. O poder e influência política, econômica e territorial, que enriqueceu através de uma rede comercial e financeira, transpassou os limites territoriais de sua terra natal na área dos Apeninos de Mugello se espalhando por toda a Toscana e vários outros pontos da Europa.

As 14 Villas e jardins da família na Toscana se tornaram parte do patrimônio histórico declarado pela UNESCO.

Villa Medici Petraia em 360°

Ficha técnica:

Não fiquei satisfeito com o céu da foto. Cheguei a pensar em trocar pelo céu de outra foto, mas mantive o original. Apenas desisti de continuar ajustando as falhas, senão nunca ia publicar a foto, rs. Na própria miniatura equirretangular ali em cima dá pra notar as manchas.

Abraços, Cartola.

Vista Noturna de San Diego, CA, em 360°

Oi pessoal!

Deu saudades hoje e resolvi publicar uma panorâmica depois de um tempo parado. Tenho ainda muitas fotos não publicadas e nem montadas. Pra quem não sabe, antes de publicar aqui a foto tem que ser toda montada, pois são feitas várias fotos pra compor uma foto 360°.

Esta é a vista noturna de San Diego, CA, nos EUA. Fiz essa foto em 2013 quando estive num congresso no local. A vista pega o Embarcadero Marina Park South e North a partir do Centennial Park, do outro lado do trecho de mar que passa por ali, na Ilha Coronado. Os prédios ali são bem bacanas também e, na minha opinião, compõem o visual conhecido da cidade, principalmente pelas duas torres do hotel Manchester Grand Hyatt.

Vista noturna de San Diego a partir do Centennial Park em 360°

Veja também outros panoramas em San Diego.

Ficha Técnica

Peguei aqui a foto mais antiga que achei num diretório no computador e tentei montar. Aparentemente eu fiquei testando auto-bracketing, pois foi difícil selecionar que imagens dariam uma costura completa. Achei vários conjuntos de 4 exposições, mas acabei usando apenas 7 fotos sem nenhum tratamento e montando a panorâmica. De uma primeira expectativa de nem conseguir montar acabou saindo sem nem tratar.

Abraços, Cartola.

Latinoware 2019 – Foto oficial em 360°

Oi pessoal,

mais uma vez tive a honra de participar deste grande evento chamado Latinoware – 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. Como sempre um grande encontro entre amigos e pessoas que ainda acreditam que a colaboração e o compartilhamento de conhecimento pode ajudar muita gente e, quem sabe, mudar um pouco as coisas. Os organizadores estão de parabéns, foi tudo impecável, o local, a logística, a qualidade geral do evento, as palestras, os palestrantes, o público, tudo excepcional. Quem não conhece e ficou curioso, espero que consiga estar um dia conosco e espero continuar contribuindo com essa família enquanto conseguir.

Dessa vez o sol estava lá pra nos receber e deixar a paisagem mais colorida! Infelizmente espantou um pouco do pessoal que participou da foto oficial, mas quem ficou pode se localizar nessa bela foto e navegar com a magia das fotos 360°.

inscreva-se

Latinoware 2019 - Foto oficial em 360°
Latinoware 2019 – Foto oficial em 360°

Ficha Técnica

Dessa vez resolvi aparecer na foto. O mastro ficou instável na hora e deu aquele frio na barriga (vai que cai e quebra tudo!), mas no final deu tudo certo.

Abraços, Cartola.

Latinoware 2018 – Foto oficial em 360°

Pois é pessoal, mais um Latinoware, mais um super evento que, pra além da ótima qualidade das palestras, oficinas, tudo enfim, é também um grande encontro de amigos.

Marcando esse grande encontro acontece sempre a foto oficial. É a segunda vez que tenho a honra de poder registrar esse momento em 360 graus, dessa vez com o apoio do evento, que me emprestou uma escada sobre a qual fiz a foto, pois não levei meu mastro nessa viagem.

Além da foto da galera tem também a foto ultra zoom do painel de assinaturas, na qual o zoom vai permitir ler o que cada um registrou na sua passagem ali.

Espero que gostem!

Latinoware, foto oficial em 360°
Latinoware, foto oficial em 360°

Ficha Técnica

A dificuldade maior dessa foto foi a costura, pois naturalmente as pessoas se mexem enquanto a gente faz as fotos, mas nesse caso isso ainda foi pior, pois ao invés de usar o mastro fiz as fotos de cima de uma escada com dois amigos segurando lá embaixo. Certamente a câmera sai muito mais do eixo de giro, causando mais erros de parallax nas fotos. Nada que não se resolva com algumas horas de edição…

  • Câmera: Canon 5D mk III
  • Lente: Canon 8-15mm em 11mm
  • Tripé: uma escada dupla colocada no meio da galera com dois amigos firmando as bases
  • EXIF: ISO 250, 1/160, F11
  • Giro: 4 fotos com a câmera ligeiramente inclinada pra baixo a ponto de pegar o nadir e uma foto pra cima pra completar o céu
  • Imagem final: 12.000 x 6.000 = 72 megapixels
  • Softwares utilizados:
    • Rawtherapee: tratamento inicial das imagens
    • Hugin: costura das fotos
    • GIMP: Pós edição, acertando os erros de costura
    • Panotools Scripts: conversão de equirretangular para faces do cubo
    • Panini: Visualização da foto em formato 360°
    • ImageMagick: geração automática das miniaturas
    • krpano tools: conversão de faces do cubo para equirretangular e geração da publicação da imagem para internet
  • Plugin: krpano viewer

Abraços, Cartola.

Fim de Tarde em Foto 360° Aérea na UFRRJ, Seropédica, RJ, 30/05/2018

Oi pessoal,

essa foto foi feita durante o BSDDay de 2018 num belíssimo fim de tarde no Campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A arquitetura dos prédios do campus é muito bonita, cada prédio parece um belo museu. Já publiquei aqui algumas fotos do local. Semana passada mesmo publiquei uma feita num dos jardins internos de um dos prédios, o principal. Infelizmente a foto não faz jus ao testemunho ao vivo no local, mas espero que o ponto de vista do alto compense um pouco a magia deste lindo crepúsculo.

Foto 360° aérea na UFRRJ em 2018
Foto 360° aérea na UFRRJ em 2018

Ficha técnica:

Dessa vez optei pela resolução de 12.000 x 6.000 na foto final. Trabalhar com o máximo possível dessa câmera (19.000 de largura) é um pouco custoso para meu notebook de 2013. A costura demorou um pouco, pois os pontos de controle automáticos inseriram alguns erros. O céu também foi complicado para preencher. Pra varia esqueci de fazer asa fotos pra cima do solo pra completar e tive que fazer o que faltou do céu na mão, e com o drone em geral fica um grande buraco. Outra coisa que poderia ter despendido mais tempo melhorando é na diferença de definição entre algumas fotos. Acredito que por conta de algumas fotos terem sido feitas com sol e outras com nublado, por conta da movimentação das nuvens, o mesmo tratamento dispensado às fotos deixou umas de um jeito e outras de outro. Dá pra perceber áreas mais suavizadas e outras mais detalhadas. É só não darem muito zoom que não vão notar he he he.

Abraços, Cartola.

Jardim Interno do Pavilhão Principal da UFRRJ em 360°, Seropédica, RJ, 25/05/2019

Oi pessoal,

mais uma vez tive o prazer de palestrar sobre fotografia panorâmica 360° no evento BSDDay, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O evento acontece todo ano no último sábado de maio. Essa é a primeira foto feita um celular que publico aqui. O tema da palestra foi justamente como fazer uma foto 360° usando um aparelho celular, de modo a comprovar que esse tipo de fotografia pode ser feita com QUALQUER câmera. Claro que não é tão prático ou comercialmente viável com um celular, mas não significa que não seja possível. Podem notar que a qualidade da imagem não deixa muito a desejar se compararmos com outra visita virtual que fiz lá em 2016. Claro, a beleza do local e o dia lindo também ajudaram muito na foto.

inscreva-se

Jardim Interno do P1 da UFRRJ em 360°
Jardim Interno do P1 da UFRRJ em 360°

Ficha técnica:

Pra conseguir uma boa costura das fotos feitas com o celular construí uma cabeça panorâmica de modo a fazer o giro correto da câmera:

Cabeça de tripé panorâmica para celular
Cabeça de tripé panorâmica para celular

Esse é o grande segredo para conseguir costurar bem uma foto 360°: o giro da câmera em torno do eixo que passa pelo ponto SEP. Muitos fotógrafos iniciando no assunto acabam se prendendo a outros detalhes, achando que precisam de uma grande angular, por exemplo, ou uma câmera profissional. Vejam ainda que uma cabeça de tripé apropriada não é a única maneira de conseguir isso, mas é o mais assertivo e seguro, principalmente pra quem inicia.

Esse celular tem a capacidade de gravar fotos em RAW e de fixar a exposição entre as fotos, o que ajuda muito na qualidade do resultado final.

  • Câmera: Celular Samsung S7
  • Lente: Celular Samsung S7
  • Tripé: Dolica proline e cabeça panorâmica para celular feita por mim
  • EXIF: ISO 50, 1/3000, WB 5400k, F1.7 (esse é fixo)
  • Giro: 31 fotos RAW com exposição fixa girando manualmente o celular buscando sobrepor as fotos
  • Imagem final: 12.000 x 6.000 pixels = 72 megapixels
  • Softwares utilizados: Rawtherapee, Hugin, GIMP, Panini, Panotools Scripts, krpano tools
  • Plugin: krpano viewer

Abraços, Cartola.

 

%d blogueiros gostam disto: