Suporte simples para usar gopro na vertical em veículo aéreo

Oi pessoal,

depois de algumas pessoas perguntarem resolvi postar aqui o suporte que fiz para usar a gopro na posição vertical no meu DJI Phantom, um quadcóptero feito para voar com a gopro.

Basicamente usei duas barras de alumínio, presas uma na outra com um parafuso e porca borboleta, de modo a ter uma articulação e fazer o posicionamento fino da gopro no ângulo desejado na hora da fotografia. A figura abaixo mostra o suporte deitado sobre uma superfície plana. Note mais ao fundo dois pequenos furos para encaixar o suporte no local onde originalmente veio um suporte para a gopro no Phantom. Os parafusos que originalmente prendem o suporte foram reutilizados ali. O furo maior não tem uso.

Suporte mostrando os parafusos que prendem o suporte padrão do DJI para a gopro
Mostrando os parafusos que prendem o suporte padrão do DJI para a gopro e a porca borboleta para a articulação

Abaixo uma foto com o suporte de cabeça para baixo em relação à posição que fica no Phantom. Note novamente os dois parafusos que prendem na barra pequena o suporte original do Phangom, onde usei a gopro com sua caixa estanque.

Suporte de cabeça para baixo
Suporte de cabeça para baixo

Fixei o suporte original do Phantom com dois parafusos de 1/8” e respectivas porcas. Notem que a pequena barra articulada vai permitir o ajuste do ângulo de inclinação da gopro.

Suporte na posição que fica no Phantom
Suporte na posição que fica no Phantom

O suporte apresentou muita vibração no uso prático, mas isso não prejudicou as fotos. Para vídeo seria inviável. Normalmente subo o Phantom com a gopro disparando uma foto a cada 2s no modo intervalômetro. Ao chegar na altura desejada paro e fico cerca de 3s em cada posição. Giro aproximadamente 45º e fico mais 3s, repetindo até completar uma volta e então desço.

Notem também que o suporte deixou a gopro mais baixa que os pés do Phantom. Para que isso não fosse um problema simplesmente decolei e aterrissei o veículo em minha mão, segurando-o. Vejam na foto abaixo.

Suporte Vertical para Gopro
Suporte Vertical para Gopro

Pretendo fazer outros modelos buscando o giro automático, maior estabilidade e, quem sabe, fazendo apenas os disparos necessários. Pra isso, claro, a coisa vai ter que sei bem mais elaborada, usando pequenos motores e possivelmente algum microcontrolador, como o Arduino.

Abraços, Cartola.

2 comentários sobre “Suporte simples para usar gopro na vertical em veículo aéreo

  1. Show seu trabalho e seu site! Nos conhecemos na UP. Curto muito Computação Gráfica e realidade aumentada. Tb tenho uma GOPRO estou pensando em comprar um drone mas para fazer vídeos. Sei que vou precisar de algum gimble pra isso. Quando quiser ligar podemos trocar figurinha.
    Tenho uma sugestão de utilização de foto 360 sua.
    Quando puder me ligue.
    Abs (vc me encontra no Busca)

    • Oi Carlo,

      legal vc aparecer por aqui. Não tenho certeza se me lembro de você, mas vou ver se te ligo pra conversarmos. Eu recebi um gimbal tarot-2d recentemente, mas nem tive tempo de instalar ainda. Pras panorâmicas ele é meio inútil, é mais pra filmar.

      Abs!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: