Receita rápida para fotografia 360 aérea

Oi pessoal,

neste artigo vou compartilhar com vocês meu fluxo de trabalho para fazer uma foto panorâmica aérea da esfera visual completa (também conhecida como foto 360×180º) usando meu quadcóptero, um DJI Phantom, com uma câmera gopro.

Eu não tenho uma gimbal. Até o momento tenho usado a caixa estanque da própria gopro fixada com o suporte que veio com o Phantom.

Uma foto panorâmica da esfera visual completa pode ser algo complexo de fazer, principalmente para quem nunca fez uma, então, se esse é seu caso, um bom conselho seria tentar fazer uma fotografada com algo mais estável que um quadcóptero. E não deixe de dar uma olhada nas referências da página “Como Fazer“. Para uma visão geral recomendo a leitura desse artigo na revista Libre Office Magazine (a partir da página 48), ou esse em inglês mais completo um pouco. Veja ainda essa documentação mais completa.

Sem girar a câmera usando o eixo que passa pelo ponto sem erro de perspectiva (NPP – no parallax point) vão ocorrer muitos erros de junção das imagens. Veja aqui um equipamento que pode minimizar esse problema. Mesmo sem ele, se você conseguir fazer um suporte para colocar a câmera na vertical já vai ajudar, pois precisará de apenas uma linha de fotos para cobrir do horizonte para baixo. Veja aqui o suporte que fiz para usar a gopro na vertical.

Finalmente o meu fluxo de trabalho:

  1. Primeiro coloco a câmera olhando aproximadamente 45º para baixo
  2. Configuro ela para tirar uma foto a cada 2s (modo timelapse) – isso vai gerar um monte de fotos inúteis, mas tudo bem
  3. Voo até o ponto desejado e conto uns 3s, garantindo pelo menos uma foto ali
  4. Rodo o veículo uns 45º e conto 3s novamente, repetindo isso até fazer a linha horizontal de fotos
  5. Desço o veículo e coloco a câmera mais pra cima, se necessário (com ela na vertical não seria preciso)
  6. Levanto voo novamente para fazer mais uma linha de fotos da mesma maneira
    • Se o ponto de parada for alto o suficiente e/ou a câmera estiver na vertical a segunda linha de fotos pode não ser necessária
    • Evite ao máximo a segunda subida, pois o ponto de parada provavelmente será bem diferente do primeiro e a edição final será bem mais trabalhosa
  7. Depois de tudo aponto a câmera para cima para fazer uma foto do céu a partir do solo mesmo (isso poderia ter sido feito também no início, antes da primeira subida)

Aqui alguns exemplos feitos com esses passos:

Observações:

  • Esse tipo de fotografia pode gerar muitos erros de perspectiva e normalmente haverá necessidade de removê-los usando um editor de imagens avançado como o GIMP ou outro. Normalmente vai precisar de funcionalidades como clone, restauração, diferentes tipos de seleção, copiar/colar/rodar/mover/enevoar seleção, camadas e possivelmente mais algumas ferramentas. Veja aqui alguns vídeos com dicas de como remover erros de perspectiva.
  • Como a gopro não tem exposição manual, podem surgir também diferenças marcantes de cor e tom entre imagens adjacentes. Isso pode ser tratado no software que costura as imagens, mas também pode ser mais uma tarefa para um editor avançado de imagens. Seleção com bordas enevoadas é uma funcionalidade chave para tratar isso, como pode ser visto nesse vídeo tutorial.

 

Formatura AdolescenTI e Tecnojovem 2012 em 360º

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

– frase de Cora Coralina

Oi pessoal,

Essa foto guarda um momento muito especial. A formatura de vários adolescentes e jovens nos projetos de responsabilidade social AdolescenTI e Tecnojovem em 2012. É com muito prazer que faço parte dessas e de outras iniciativas da Petrobras para apoiar o crescimento de nosso país pra além do papel chave que já tem como a maior empresa do país e principal exploradora de uma riqueza estratégica do Brasil.

É em ações como essa que podemos ver que as empresas são feitas de pessoas e que pessoas, onde quer que estejam, se importam com o próximo. Nesses projetos temos a grande oportunidade de compartilhar um pouco do nosso conhecimento, mas é gratificante nos darmos conta que nós também aprendemos muito o que acontece, na verdade, é uma grande troca.

É com orgulho que faço parte do grupo de voluntários da empresa e que vejo minhas colaborações serem tão bem recebidas pelos colegas. O voluntariado definitivamente me inspira. Nada como uma panorâmica imersiva 360×180º pra nos fazer sentir novamente as emoções daquele momento, como se estivéssemos novamente lá.

Panorâmica Imersiva 360x180º na Formatura 2012 AdolescenTI e Tecnojovem
Formatura 2012 AdolescenTI e Tecnojovem

Ficha Técnica:

Essa foto tem várias montagens menos chamativas. Pra começar, a mais evidente, é a pessoa que está falando estar ao mesmo tempo no palanque e na plateia, como se se assistisse. As pessoas posando no palco provavelmente também estão na plateia, pois foram ali ao final do evento. Eu mesmo estou ali e na primeira fila. Coisas que acabamos fazendo, já que esse tipo de panorâmica já é, necessariamente, uma montagem, pelo menos quando feita como fiz, sem um dispositivo de disparo único (one shot).

Abraços, Cartola.

Cemitério São João Batista em foto 360º

A coisa mais certa da vida é a morte.

Não conheço o autor dessa frase, mas já a escutei algumas vezes e não há como negar que é uma das verdades da vida. Refletindo sobre o assunto é curioso perceber como nos preparamos tão pouco pra coisa mais certa da vida. Não que eu ache que tenhamos que ficar esperando que a morte chegue ou que haja alguma coisa a fazer para evitá-la, mas de vez em quando procuro pensar sobe o assunto para duas coisas principais em relação à morte:

Primeiro acho que temos que nos preparar de alguma forma para a morte de nossos entes queridos. Não há ordem certa para morrer. Seu filho pode ir antes de você e você pode ir antes de seu pai. Há bilhões de pessoas no mundo e todo dia alguém vai morrer de um dos tipos de morte que você pode estar imaginando agora. Acredite, há alguma chance desse alguém ser alguém que você quer bem e isso faz parte da vida.

Depois acho que vivemos a maioria de nossos dias sem pensar muito em como nós mesmos podemos não estar mais aqui amanhã. Amores que não declaramos, oportunidades que deixamos passar. Sabe aquela coisa que deixamos pra amanhã? Por que fazer hoje o que pode ficar pro dia seguinte? Bom, um dos motivos é que amanhã podemos não estar mais aqui. Enfim, é como disse Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há”. E tenho dito.

Essa foto panorâmica 360×180º foi feita no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, no dia de finados em 2012.

Cemitério São João Batista em Finados 2012
Cemitério São João Batista em Finados 2012

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

Aérea 360º no Largo da Carioca

Centro do Centro do Rio de Janeiro, o Largo da Carioca é palco de artistas de rua, religiosos, camelôs, punguistas, ambulantes e inúmeras, possivelmente dezenas de milhares de pessoas que circulam diariamente em suas rotinas de trabalho.

Olhando em volta é possível ver diversos edifícios muito conhecidos, como o Edifício Avenida Central, que leva o nome antigo da Avenida Rio Branco, o Edifício Rodolpho de Paoli, etc

Muitas grandes empresas também tem prédios vultosos por ali, como a Petrobras, com o EDISE e o Ventura, que aparece um pouquinho por trás do prédio do BNDES, a Caixa Econômica Federal, logo ao lado do Av. Central, o Citibank Tower e o Banco do Brasil, na Senador Dantas.

Quem passa por ali vai reconhecer esses e muitos outros pontos, alguns de interesse turístico, como a Catedral, pouco atrás da Petrobras, o Convento de Santo Antônio, sendo restaurado, e o próprio Largo da Carioca, que podemos ver na foto ao olhar para baixo.

360º no Largo da Carioca
360º no Largo da Carioca

Ficha Técnica:

Essa foi a primeira foto que fiz usando um suporte vertical para a câmera no quadcóptero.

Suporte Vertical para Gopro
Suporte Vertical para Gopro

Isso já facilitou um aspecto da montagem, pois toda a cena sem o céu se encaixou em apenas uma linha de imagens. Como o veículo não fica muito estável ao fazer o giro esse é um aspecto relativamente crítico para a montagem. Ainda assim ocorreram muitos erros de parallax, exigindo bastante pós edição.

Na tentativa de reduzir os erros de junção, causados pela diferença de perspectiva ao girar sem manter um eixo estável, configurei o Hugin, que faz a costura, para considerar cada foto como tendo sido feita com uma lente diferente. Em princípio isso ajudou bastante, reduzindo as distâncias finais entre pontos de controle, mas ao custo de distorcer as linhas de alguns prédios. Para evitar isso era importante ter colocado mais linhas verticais sobre os prédios, para evitar o problema.

Minha perspectiva é colocar um pequeno motor para fazer o giro da câmera, de modo que eu não precise girar o veículo e isso faça o giro ficar mais fixo no eixo de rotação, evitando ou reduzindo muito o problema de parallax.

Abraços, Cartola.

Slackline 360º em Florianópolis

“Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais”

trecho da música “Casa no Campo“, de Tavito / Zé Rodrix, intérprete: Elis Regina

Oi pessoal,

essa foi em janeiro de 2013, no Hotel Quinta da Bica D’Água. O local tinha um grande jardim, com diversas árvores em um trecho, onde aproveitei pra esticar a slackline. Aproveitando que a panorâmica 360º necessariamente é uma montagem de várias fotos, me coloquei diversas vezes na cena, fazendo uma brincadeira.

Slackline 360º
Slackline 360º

Ficha técnica

Dado o movimento na cena e a dificuldade de fazer as múltiplas exposições que costumo fazer, acabei lançando mão do formato RAW, que na maioria dos casos dispenso. Outra dificuldade foi acertar a corda nos casos em que eu estava sobre ela mais de uma vez no mesmo trecho. Teve que rolar uma arte nesses casos, de modo que a mesma estivesse esticada adequadamente. Usei também o disparo através de áudio, usando o Magic Lantern, pois não queria ficar com o controle na mão em todas as fotos.

Abraços, Cartola.

Recuperando de Tripé com Cabeça Quebrada

Oi pessoal,

com esse artigo estreio a categoria de Engenhocas & Cia de modo a melhorar a organização dessas coisas aqui pelo site. Naturalmente nem tudo aqui estará relacionado diretamente com fotografia panorâmica, mas indiretamente estará, rs.

Introdução

Esse artigo mostra como recuperei um tripé que tinha quebrado a cabeça. A recuperação foi basicamente prover um parafuso de 3/8” (leia-se três oitavos de polegada) para a futura colocação de uma cabeça de tripé avulsa. Para os que não conhecem bem o assunto, existem tripés que tem cabeça intercambiável e na imensa maioria deles a cabeça fica encaixada em um parafuso de 3/8”. Esse é o padrão, mas claro, tem sempre gente que foge do padrão, então é possível encontrar cabeças e tripés que fogem disso, mas é até difícil. Eu tenho um tripé Vivitar bem antigo que usa um parafuso de 1/4” para isso.

Material e Ferramentas

Para a forma como executei o serviço precisei de:

  • 1 parafuso de 1/8” e uma porca para ele
  • 1 parafuso de 3/8”
  • Pedaço de barra de alumínio de 1 1/2” x 1 1/2” x 1/4”
  • Furadeira
  • Serra de metal
  • Broca de 1/8” para metal
  • Broca de 8mm para metal
  • Macho para rosquear de 3/8”
  • Vira macho (não consigo parar de achar esses nomes engraçados)
  • Torno paralelo de bancada
  • Lima para metal

O serviço

Após remover a cabeça original quebrada, o tripé em questão ficou com um cano com o buraco virado para cima, como aparece na figura 1.

Figura 1 - cano no tripé
Figura 1 - cano no tripé

Nesse cano fiz um buraco para a passagem de um parafuso de 1/8” de um lado ao outro. Esse furo foi feito com a broca de 1/8”. Esse parafuso precisou ser fino assim, pois passei ele por dentro do parafuso de 3/8” que preciso que fique para cima no final da montagem.

A broca de metal costuma escorregar na superfície do metal. Pra que isso não aconteça eu costumo fazer um X limando a superfície do metal com a aresta de uma lima. O centro desse X é o ponto onde quero furar. Outra possibilidade é usar um gabarito já com um furo, de modo a guiar a broca e mantê-la no ponto adequado. Um exemplo de gabarito que uso para furar chapas e metais retos está na figura 2, abaixo.

Figura 2 - gabarito para furar no ponto certo
Figura 2 - gabarito para furar no ponto certo

A figura 3 mostra o parafuso de 3/8” já com o parafuso de 1/8” passado por ele e, ao lado, o pedaço de barra de alumínio, também já furado com a broca de 8mm e com a rosca feita para passar o parafuso de 3/8”.

Figura 3 - materiais preparados para a montagem
Figura 3 - materiais preparados para a montagem

Notem que o parafuso de 3/8” foi usado sem cabeça. Confesso que não me lembro se tirei a cabeça de um parafuso ou se cortei um pedaço de uma barra rosqueada, mas nada impede que se use um parafuso com a cabeça para baixo ali, a não ser que a cabeça impeça a entrada dele no cano do tripé.

Materiais prontos, é só partir pra montagem. Na figura 4 o início, com os parafusos encaixados no cano. Nesse momento o parafuso de 3/8” ainda fica meio solto, pendendo para um dos lados.

Figura 4 - Parafusos encaixados
Figura 4 - Parafusos encaixados

A finalização é feita com o rosqueamento da pequena chapa de alumínio. Ao ser apertada contra o cano, à medida que é rosqueada no parafuso de 3/8”, ela fica firme e mantém tal parafuso também firme e virado para cima, permitindo então o encaixe de uma cabeça de tripé no padrão do mercado. A figura 5 mostra o conjunto final montado.

Figura 5 - conjunto montado
Figura 5 - conjunto montado

É possível perceber que o parafuso de 3/8” não está bem centralizado. É possível afrouxar a chapa e acertar a posição dele reapertando. Depois de firmemente apertado e com a nova cabeça também bem apertada, o conjunto ficou bastante firme.

Abraços, Cartola.

Dia das Crianças na Praia em 360 graus

Meus pequenos príncipes, nessa foto que deu um ótimo mini-mundo!

Dia das crianças na praia, presenteados por um arco-íris em torno do sol, uau! A foto 360 foi tirada em 12/10/2013 na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, Brasil.

 

Meus Pequenos Príncipes
Meus Pequenos Príncipes
Mini mundo invertido
Mini mundo invertido

Ficha Técnica:

  • Câmera: Gopro Hero 3
  • Tripé: nenhum, segurando a câmera na mão
  • Giro: 8 paradas tentando girar 45 graus na horizontal com a câmera um pouco para baixo + 1 foto para cima (zenith) + 1 foto para baixo (nadir)
  • Fotos: 10 JPG’s com 12megapixels em cada tomada
  • Imagem final: 11000×5500 pixels = 60 megapixels
  • Softwares utilizados: Hugin, GIMPPaniniImageMagick, krpano tools
  • Plugin: krpano viewer

Abraços, Cartola.