Cemitério São João Batista em foto 360º

A coisa mais certa da vida é a morte.

Não conheço o autor dessa frase, mas já a escutei algumas vezes e não há como negar que é uma das verdades da vida. Refletindo sobre o assunto é curioso perceber como nos preparamos tão pouco pra coisa mais certa da vida. Não que eu ache que tenhamos que ficar esperando que a morte chegue ou que haja alguma coisa a fazer para evitá-la, mas de vez em quando procuro pensar sobe o assunto para duas coisas principais em relação à morte:

Primeiro acho que temos que nos preparar de alguma forma para a morte de nossos entes queridos. Não há ordem certa para morrer. Seu filho pode ir antes de você e você pode ir antes de seu pai. Há bilhões de pessoas no mundo e todo dia alguém vai morrer de um dos tipos de morte que você pode estar imaginando agora. Acredite, há alguma chance desse alguém ser alguém que você quer bem e isso faz parte da vida.

Depois acho que vivemos a maioria de nossos dias sem pensar muito em como nós mesmos podemos não estar mais aqui amanhã. Amores que não declaramos, oportunidades que deixamos passar. Sabe aquela coisa que deixamos pra amanhã? Por que fazer hoje o que pode ficar pro dia seguinte? Bom, um dos motivos é que amanhã podemos não estar mais aqui. Enfim, é como disse Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há”. E tenho dito.

Essa foto panorâmica 360×180º foi feita no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, no dia de finados em 2012.

Cemitério São João Batista em Finados 2012
Cemitério São João Batista em Finados 2012

Ficha Técnica:

Abraços, Cartola.

2 comentários sobre “Cemitério São João Batista em foto 360º

  1. Carlos tudo bom!!! Meu nome é André Almeida e sou apaixonado por fotografia e moro em Brasília, bom gostaria primeiramente te parabenizar pelas suas fotografias que achei super bacana, e gostaria de saber se você tem um tutorial ensinando passo a passo a ordem de uso de cada software desses que você usou na edição e como proceder na criação da fotografia 360º até finalização pode ser um video sei lá só pra ter uma ideia, queria aprender a fazer a fotografia 360º, sei que vc estudou bastante para aprender mais se quiser compartilhar seu conhecimento comigo te agradeço, muito obrigado por sua atenção e continue com suas fotografias um abraço.

    André Almeida

    • Oi André,

      estive em Brasília em agosto último dando curso gratuitamente no CONSEGI, um evento do governo federal. Note o link “Como Fazer” ali no menu do blog. Ali você vai achar materiais que já usei em cursos, engenhocas que já fiz e links para referências que usei para aprender. Sugiro que leia os dois artigos que já escrevi (um em inglês) para uma visão geral e que veja o manualzão que estou criando no meu wiki (todos listados lá). Além disso criei o Panoforum, um espaço aberto para a troca de conhecimentos sobre o assunto (também listado lá).

      Abraços e boas panorâmicas!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: