Real Gabinete Português de Leitura

Estive novamente no Real Gabinete Português de Leitura. Desta vez especificamente pra fazer uma panorâmica do salão principal de leitura, a biblioteca. O local é realmente belíssimo e certamente contribuiu para o resultado da imagem. A panorâmica 360×180 graus realmente nos faz ter uma excelente visão do local. Prefiram ver em tela cheia.

O prédio é dos mais antigos do centro do Rio de Janeiro, sua inauguração foi em 1887 depois de passar por vários endereços desde 1837, quando a instituição surgiu. Já mencionei esses detalhes, dentre outros, na outra foto que fiz no local em 2011.

A música de fundo é de Mário Falcão, a mesma que usei na outra panorâmica do local. Ele é um harpista português sediado em Nova York. Desculpem a qualidade do áudio, foi gravado com o celular durante apresentação do músico em 2011.

Real Gabinete
Real Gabinete Português de Leitura

A novidade desta vez fica por conta de uma galeria de fotos associada ao panorama. Nela poderão ver em maior detalhe algumas imagens do local gentilmente cedidas pelo colega de profissão Nando.br (é, somos dois analistas de sistemas – pensou que fôssemos fotógrafos? rs).

Ficha técnica:

A facilidade de montar o nadir desta foto me agradou. Tirei uma foto totalmente fora do ponto nodal, mas como o chão é plano e tem linhas perpendiculares, tratei como um panorama plano, gerando a projeção retilinear com a marcação apenas de linhas. Com o resultado desta imagem juntei com a visão nadir da projeção cúbica da equiretangular original. Provavelmente vou postar isso mais claramente no Pano Fórum com imagens exemplificando.

Abraços, Cartola.

13 comentários sobre “Real Gabinete Português de Leitura

  1. Olá Cartola.
    Estivemos em contato na sua palestra no FSLDC onde fiz o vídeo da sua palestra. Estou fazendo o upload para te enviar o link. Maravilhoso os trabalhos em dois dos lugares pelos quais sou apaixonado no Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura e Fiocruz. Fiquei uma meia hora apreciando o trabalho tanto em um quanto em outro. Minha mulher trabalha na Revista Ciência e Saúde Coletiva que fica no CLAVES, no prédio anexo da Fiocruz e estou enviando o link do seu trabalho para ela mostrar para os colegas da revista. Foi muito bom te conhecer e também o seu trabalho. MUITO BOM!!!!

  2. Olá Cartola! Lindo trabalho! Parabéns! Estamos pesquisando fotos do “Real Gabinete” para ver se encontramos alguém que tenha fotos em arquivo com alta definição, pois precisamos produzir um out-door com essas imagens em uma mostra de decoração em São Paulo. Você conhece alguém que tenha essas fotos?
    Um grande abraço!
    Djalma Chiaverini Filho

    • Oi Djalma, obrigado pelo apoio. Não tenho conhecimento de quem possa ter não. Como eles são bem liberais com quem faz fotos lá acabei não precisando estabelecer contatos para fazer a panorâmica. Basicamente entrei, fotografei e saí. Depois contatei a instituição pelo site, mostrando o trabalho, e colocaram um link no site. Creio que pode perguntar aos contatos do site oficial.

      Abraços, Cartola.

  3. Em seu video você estava bem desenvolto, e em inglês! Certamente você terá sucesso nesta palestra. Será uma grande experiência. Meu maior público foi por volta de 150 pessoas.

    Qdo. puder, assista ao meu primeiro video e teça opinião. I’ll apreciate it! Hugs.

  4. Que sensibilidade! Esta biblioteca, creio, seja a mais linda do Rj. Gostaria de registrar que somos peers no curso sobre public speaking e sua iniciativa em postar o video me motivou a preparar o meu tambem. Abs.

    • Oi Gisele, obrigado pelo apoio! Legal saber que se motivou a fazer seu vídeo por lá. Criamos uma comunidade no facebook pra falar em português sobre o curso, já viu? O endereço está lá pelos fóruns do coursera.

      Eu particularmente estou mais ansioso com uma palestra que darei agora dia 06 sobre fotografia panorâmica aqui em Porto Alegre, onde já estou. Não sei se haverá muito público, mas a sala tem capacidade para quase 300 pessoas. Deve ser o maior público para o qual já falei.

      Abs, Cartola!

  5. Olá. Vi aqui que vc fez umas fotos no Gabinete Real Português. É preciso algum tipo de autorização ou agendamento para fotografar lá?
    Estou planejando um ensaio pré casamento e gostaria de utilizar esse belissimo cenário.

    Obrigado

    • Oi Priscilla, não é preciso autorização pra fotografar não, mas ali é uma biblioteca, então se o seu ensaio for “perturbar a ordem” ou o silêncio do local talvez seja um problema. Pode ir no site deles e mandar um email, eles respondem direitinho 🙂

      Boa sorte e boas fotos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: