Oi pessoal,
há várias formas de encontrar o ponto ideal de giro para fazer uma panorâmica. Esse ponto pode ser chamado de ponto SEP (sem erro de perspectiva). Costurar duas fotos que apresentem erros de perspectiva é, em geral, muito mais difícil do que fazer isso com fotos feitas girando a câmera corretamente. As cabeças panorâmicas comerciais em geral permitem a regulagem da posição da câmera e facilitam encontrar a posição ideal para o giro correto. Em outros casos, porém, como para quem quer construir sua própria cabeça caseira ou usar um philopod (uma linha como um prumo para auxiliar o giro) é interessante saber onde está esse ponto.
Apresento aqui um método relativamente simples e baseado em materiais bem simples. Propositadamente utilizei um celular como câmera, mostrando que qualquer equipamento tem seu ponto SEP. Não a toa o resultado num celular é praticamente sobre a lente. Esse ponto corresponde à entrada da pupila da lente, como a entrada da pupila dos olhos. É onde os raios de luz se concentram num ponto para convergir formando a imagem no sensor da câmera. Esse ponto, em geral, estará em algum lugar dentro da lente. Normalmente mais à frente dela e em lentes pequenas, como na de um celular, está basicamente nela. Em lentes grandes, como em câmeras DSLR, é que encontrar esse ponto é mais importante, pois a chance de erro é maior.
Pra facilitar ainda mais fiz uma folha para ajudar e dispensar, por exemplo uma régua e lápis.
Você vai precisar de:
- Uma folha de papel (vou mostrar aqui com essa que mencionei, mas pode ser uma em branco)
- Um clipe de papel
- Fita adesiva
- Um objeto pra por de pé em frente à lente da câmera
- Uma mesa plana num ambiente onde avistemos objetos o mais longe possível
- Se sua câmera não ficar de pé por si só, objeto(s) para ajudar com isso
Opcionalmente baixe o vídeo deste link (259MB).
Em linhas gerais:
- Prenda o clipe numa mesa e fure a folha de papel com ele, fazendo-a girar em torno do furo do clipe.
- Posicione a câmera de modo que o centro da lente passe pela linha radial do eixo de giro (saindo do clipe) e que a câmera fique paralela a essa mesma linha radial. A folha preparada pode ajudar se tiver dificuldades com isso.
- Posicione um objeto perto da câmera e outro o mais longe possível.
- O objeto perto não deve ficar sobre o papel, não deve girar junto com o conjunto.
- O objeto longe não precisa ser algo que você coloque, pode ser uma coisa qualquer na cena ao longe, como um armário, uma casa vista pela janela, um poste etc.
- Gire o conjunto usando o papel para manter o giro no eixo do clipe.
- Ao girar, a posição relativa entre o objeto perto e o objeto longe não deve mudar
- Você deve reposicionar a câmera, movimentando-a apenas ao longo da linha radial, mantendo o paralelismo, até que a posição dos objetos não mude ao girar.
Abs, Cartola.