O Zoológico do Central Parque, em Nova Iorque, ficou famoso recentemente nas telas do cinema com a turma do filme de animação Madagascar. Não encontramos essa turma por lá. Os artistas principais do longa metragem são o leão, a zebra, a girafa, uma “hipopótama” e os pinguins. Esses últimos foram os únicos que nos deram o ar da graça, mas a foto panorâmica ficou melhor no show das focas. Com hora marcada, o pessoal do zoo aproveita a hora da alimentação dos bichos para mostrar algumas das habilidades deles. Pra se sentir lá e matar a saudade nada melhor que uma foto 360°, e ainda com a vantagem de não precisar sentir o frio de rachar que estava lá! 🙂
Ficha Técnica
Gostei particularmente do resultado das sombras. Fotografar com o sol assim de lado sempre dá problemas, mas consegui fotografar as imagens com a redundância necessária para não ter trabalho na pós edição para deixar as sombras ok. Como todo trabalho mais recente, usei o philopod, fazendo 4 imagens horizontais inclinadas para baixo, mais uma para trocar minha posição e ter redundância para eliminar minha sombra, mais uma para cima para fechar o céu.
- Câmera: Canon 5D mk III
- Lente: Canon 8-15mm em ~ 12mm
- Tripé: philopod
- EXIF: ISO 100, 1/160, F14
- Giro: 6 fotos RAW alternando inclinação para cima e para baixo (pitch variation) e fazendo redundância para remoção de sombras (seriam necessárias apenas 4)
- Imagens finais: 12.000 x 6.000 pixels = 72 megapixels
- Softwares utilizados: Rawtherapee, Hugin, GIMP, Panini, Panotools Scripts, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
Abraços, Cartola.