“Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais”
trecho da música “Casa no Campo“, de Tavito / Zé Rodrix, intérprete: Elis Regina
Oi pessoal,
essa foi em janeiro de 2013, no Hotel Quinta da Bica D’Água. O local tinha um grande jardim, com diversas árvores em um trecho, onde aproveitei pra esticar a slackline. Aproveitando que a panorâmica 360º necessariamente é uma montagem de várias fotos, me coloquei diversas vezes na cena, fazendo uma brincadeira.
Ficha técnica
Dado o movimento na cena e a dificuldade de fazer as múltiplas exposições que costumo fazer, acabei lançando mão do formato RAW, que na maioria dos casos dispenso. Outra dificuldade foi acertar a corda nos casos em que eu estava sobre ela mais de uma vez no mesmo trecho. Teve que rolar uma arte nesses casos, de modo que a mesma estivesse esticada adequadamente. Usei também o disparo através de áudio, usando o Magic Lantern, pois não queria ficar com o controle na mão em todas as fotos.
- Câmera: Canon 60D
- Lente: Opteka 6.5mm
- Tripé: Dolica proline com cabeça panorâmica feita por mim – versão 2
- Giro: 8 paradas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para baixo + 4 paradas girando 90 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para cima
- Fotos: 1 RAW ou mais em cada parada. 9 na horizontal pra baixo e 4 para cima
- Imagem final: equirretangular com 12000×6000 pixels = 72 megapixels
- Softwares utilizados: Magic Lantern, ufraw, Hugin, Enblend + Enfuse, GIMP, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
- EXIF: ISO 1250, 1/50s, balanço de branco fixo em nublado. Não me recordo a abertura (diaframa) pois a lente é manual e tal informação não fica registrada no EXIF, mas costumo fechar sempre que posso.
Abraços, Cartola.