Oi pessoal,
aqui está a primeira fotografia aérea que faço. San Diego! Uma charmosa e linda cidade da Califórnia, EUA, onde estive para um congresso a trabalho. Aproveitei pra registrar esse em alguns outros pontos, que espero conseguir publicar por aqui em breve. Uma boa referência para fotógrafos por ali é o blog do colega Frank. O parque Embarcadero fica ao lado de alguns hotéis de luxo da cidade, como o Hyatt e o Mercure. Veja no google a localização no mapa. Muito tranquilo, um convite a um passeio em famílias ou para fotografar. Como em quase todo ponto da orla da cidade, o local tem uma vista privilegiada do por do sol, que desce até o horizonte entrando pelo oceano pacífico. A cidade possui cerca de 1.300.000 habitantes e foi considerada a 20ª cidade mais segura dos Estados Unidos em 2013 (Fonte: wikipedia).
Ficha Técnica da foto aérea:
A Go Pro não tem modo manual, portanto não tive muito controle sobre como a foto seria feita. Isso me deixou um pouco apreensivo, mas depois vi que a cena gerou imagens tão diferentes a ponto de ficar difícil juntá-las. A foto zenith foi feita do solo, sem prejuízo na junção, já que serviu basicamente pra tapar o buraco que ficou no céu. As duas linhas horizontais de fotos foram feitas em duas etapas, duas subidas do quadcóptero. Tive que descê-lo para mover a câmera para outro ângulo e fazer a outra horizontal.
- Câmera: Gopro Hero 3
- Veículo aéreo: DJI Phantom
- Giro: 8 paradas tentando girar 45 graus na horizontal com a câmera a uns 45º para baixo + 8 paradas com a câmera a uns 20º para baixo + 1 foto para cima (zenith)
- Fotos: 17 JPG’s com 12megapixels em cada tomada
- Imagem final: 12090×6045 pixels = 73 megapixels
- Softwares utilizados: Hugin, GIMP, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
- EXIF: ISO 100, 1/1600 s, balanço de branco automático
Ficha Técnica da foto do solo:
- Câmera: Canon 5D mk III
- Lente: Canon 8-15mm
- Tripé: não utilizado
- Giro: 7 paradas na horizontal procurando sobrepor uns 30% cada foto com a câmera a uns 30º para baixo + 1 foto para cima (zenith)
- Fotos: 8 JPG’s com 22.3 megapixels em cada tomada
- Imagem final: 15.336 x 7.668 pixels = 117 megapixels
- Softwares utilizados: Hugin, GIMP, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
- EXIF: ISO 100, 1/200 s, Distância focal 15mm, Abertura f13, balanço de branco automático (ok, vacilei)
Abraços, Cartola.
Deixando meu comentário também aqui.
Preciso 1. ganhar uma graninha para 2. comprar os equipamentos (câmera, base elevada, algum(ns) filtros talvez) e 3. aplicar os conhecimentos que compartilhou naquele seu curso na Uni-Rio. 🙂
Parabéns mais uma vez, agora aqui, pelo bom resultado final que ficou mais esta panorâmica.
Abração.
Falaê Marcelo!
Rapaz, se tiver disposição mesmo dá pra fazer com seu celular, que até onde me lembro era bom :). Veja essa aqui que fiz com o meu, sem tripé ou cabeça apropriada: http://wp.me/p1AGa0-lb
Abs, Cartola!
Meus parabéns, ficaram lindas as fotos, deu vontade de conhecer este lugar lindo.
Valeu Hiroshi, obrigado pelo comentário. Realmente a cidade é um charme só. Aguarde outras panorâmicas de lá e de alguns locais próximos, também muito “fotáveis”, como La Jolla, mencionado repetidamente entre 15 sugestões de spots “fotáveis” no blog do Frank.
Abs, Cartola!