Essa foi feita em mais um passeio junto com a turma da Trilharte. Fotografei outras duas panorâmicas no local, mas ainda não as montei, então segue logo essa, porque se for esperar… Curiosamente a primeira a ser postada aqui foi a última a ser tirada, no fim de tarde na ilha. A visita foi em 14 de abril de 2012.
O lugar é muito muito interessante. Mais um daqueles em que me perguntei “como nunca vim aqui antes morando no Rio?”. Acho que pontos turísticos são assim mesmo, os da nossa cidade as vezes são os que menos conhecemos, rs.
Algumas poucas fotos que tirei no local coloquei no álbum anexo, fora isso acho que nada como uma panorâmica imersiva pra dar aquela visão 360×180 e quase te colocar no lugar. Lugar, alias, que tem muita história e que merece um pequeno resumo aqui.
Um pouco da nossa história
O lugar é conhecido por ter recebido o último baile do Império, em novembro de 1889, poucos dias antes da Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, cuja estátua também fotografei no último feriado da Proclamação. A construção foi feita para abrigar um posto alfandegário, para o que a posição era bem adequada. O Imperador na época, D. Pedro II, definiu o estilo arquitetônico da obra, de modo que não contrastasse com a Serra do Mar. Ele teria comentado “A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante joia“. Vale lembrar ainda que na ocasião o Rio era a capital do país.
Vale a pena ler mais um pouquinho na wikipedia.
Ficha Técnica
- Câmera: Canon 60D
- Lente: Opteka 6.5mm
- Tripé: dolica proline e cabeça panorâmica feita por mim – versão 2 adaptada
- Giro: 8 paradas girando 45 graus na horizontal + 2 fotos nadir (1 com e 1 sem o tripé) + 1 foto zenith
- Fotos: 3 JPGs com 18megapixels em cada tomada, com variação de 2EV usando auto bracketing
- Imagem final: 12000×6000 pixels = 72 megapixels
- Softwares utilizados: Hugin, Enblend + Enfuse, GIMP, Panotools Scripts, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
- EXIF: ISO 100, f?, exposições entre 1/160, 1/40 e 1/10s, balanço de branco fixo
Abraços, Cartola.