É, mais uma vez o garoto não resistiu e insistiu pra aparecer oito vezes na foto. Excelente lembrança de um local mágico que o mundo inteiro conhece. Quem não volta a ser criança nesse cenário de magia que se torna realidade e te envolve, despertando novamente aquelas lembranças de infância.
A imagem foi feita nos fundos do castelo, em 16/12/2011. A parte da frente em geral é concorridíssima e seria complicado fotografar uma panorâmica imersiva com tanto movimento. Achei que os fundos dariam também uma bela imagem. Uma pena o céu nublado, mas o castelo estava lá, firme e forte.
Bem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Quem já esteve lá espero que se sinta um pouquinho lá novamente, matando um pouco a saudade ou, quem sabe, ficando ainda com mais um pouco!
Uma perspectiva que ficou muito boa desta foto foi a visão Mini-Mundo, ou Little Planet. Vale a pena clicar no globinho da imersiva e brincar com ela. Aqui coloco uma prévia:
Ficha técnica:
A lente 10-20mm em 10mm torna a montagem um pouco menos prática do que a 6.5mm, mas o resultado é compensador, com uma definição e resolução mais aprimoradas. O nadir foi um pouco reajustado depois no GIMP, pois não consegui fazer as linhas ficarem perfeitamente ajustadas apenas no software que junta as imagens (Hugin).
- Câmera: Canon 60D
- Lente: Sigma 10-20mm em 10mm
- Tripé: dolica proline e cabeça panorâmica feita por mim – versão 2 adaptada
- Giro: 8 paradas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para baixo + 8 paradas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para cima + 1 foto nadir
- Fotos: 1 JPEG com 18megapixels em cada tomada
- Imagem final: 15000×7500 pixels = 112,5 megapixels
- Softwares utilizados: Hugin, Enblend + Enfuse, GIMP, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
- EXIF: ISO 400, f11, exposições entre 1/100s, balanço de branco automático (não recomendável)
Abraços, Cartola.
Parabéns pela técnica e o resultado.
Belo trabalho!
Sucesso!
Obrigado Marcos!
Vou tentar dar uma passada na “Mind the Step”, que pelo que vi é em Abril. Trabalho perto.
Abraços! Cartola.