Oi pessoal,
no dia 11/02/2012 fiz essa foto na Pedra Bonita, no Rio de Janeiro. A subida foi num passeio fotográfico com um grupo da Trilharte, onde estou tentando aprender a fotografar melhor. O dia estava especialmente enevoado e isso trouxe uma vista peculiar do local. Pena que no momento da foto não deu pra ver o Cristo Redentor despontando por entre as nuvens, como vimos ao chegar ao topo. Infelizmente não dava pra esperar ele aparecer de novo, pois a coisa podia ficar ainda mais enevoada, nunca se sabe.
Ficha técnica:
O parafuso do tripé ficou frouxo e foi difícil equilibrar o mastro na mão sobre ele. Só depois de terminar de fotografar é que fui ver o que houve. Ele aparentemente começou a girar no sentido de entrar para dentro da haste central do tripé e fiquei praticamente sem parafuso para enroscar o mastro. Felizmente a cena com muita natureza, pedra e céu facilitam bastante a junção das fotos. Sem “linhas humanas” as emendas que o software faz são suficientes para terminar o trabalho. Foram necessários só uns 3 ajustes de junção, fora a colocação de pessoas inteiras no final onde o software tinha deixado apenas um pedaço delas. A visão nadir e zenith também precisaram de um pouco da ferramenta clone para serem fechadas.
- Câmera: Canon 550D (RebelT2i)
- Lente: Sigma 10-20mm em 10mm
- Tripé: Dolica proline com mastro da nodal ninja e cabeça panorâmica feita por mim – versão 2 adaptada
- Giro: 8 paradas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para baixo + 8 paradas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para cima. Sobraram buracos pra cima e para baixo.
- Fotos: fiz 3 RAWs + 3 JPGs com 18megapixels em cada tomada, com variação de 1EV usando o auto bracketing como firmware Magic Lantern. Acabei usando apenas o JPG mais escuro diretamente.
- Imagem final: 18000×9000 pixels = 160 megapixels
- Softwares utilizados: Hugin, Enblend, GIMP, Panotools Scripts, Panini, ImageMagick, krpano tools
- Plugin: krpano viewer
Abraços, Cartola.
Olá, seu trabalho é muito bom e de altissima qualidade, parabéns, gostaria de deixar uma pergunta, como você sobe elas no seu site, ou melhor qual formato, seria em Flash?
Oi Michel,
obrigado pelo elogio. Sobre sua pergunta, eu publico meus panoramas usando ou um plugin que funciona em flash em dispositivos que o suportam e em HTML5 nos demais ou uso outros dois plugins, que no final funcionam da mesma forma, mas que tenho que publicar independentemente: uma versão em flash e outra em HTML5. Na página “Como fazer”, aqui mesmo no blog, você pode baixar um material que já usei em cursos. A etapa de publicação é a última, então lá pro final vai ter algo sobre o Salado Player, que é um plugin em flash gratuito. Para HTML5 usei muito o VR5 Lá tem também o link para um manual, ainda não finalizado, além de links para muitas referências externas. Atualmente tenho usado mais o krpano, que é um plugin comercial e ele já cuida das duas saídas, flash e html5.
Em qualquer artigo de foto publicada aqui tem uma seção chamada “Ficha técnica”, mais pra baixo. Ali também eu listo todas as ferramentas e equipamentos que uso, com link para os respectivos sites ou referências externas.
Tem ainda um fórum chamado Panoforum, onde você pode se cadastrar e trocar ideias e experiências, perguntar qualquer coisa e publicar seus trabalhos. Se quiser cadastre-se e participe, é aberto a qualquer um.