Oi pessoal, conheço alguns que provavelmente vão chiar quando virem mais essa foto do mesmo lugar… 🙂 Fazer o que, é o lugar mais prático pra experimentar novas coisas.
Dessa vez tentei, propositadamente, repetir exatamente o ponto da foto anterior, mas de noite! O desafio foi a longa exposição usando o mastro e o encaixe das imagens. Acho que ficou bom, confiram!
Ficha Técnica da Foto Noturna:
A foto diurna tem sua ficha técnica neste outro post mais antigo.
- Câmera: Canon 60D
- Lente: Sigma 10-20mm em 10mm
- Tripé: Dolica proline com mastro da nodal ninja e cabeça panorâmica feita por mim – versão 2 adaptada
- Giro: 8 tomadas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para baixo + 8 tomadas girando 45 graus na horizontal com a câmera a uns 30º para cima.
- Fotos: 4 JPG’s fotos com auto-bracketing em 0EV +2EV +4EV +6EV usando o firmware Magic Lantern.
- EXIF: ISO 100, f16, 2s + 10s + 42s + 170s, balanço de branco fixo
- Softwares utilizados: Hugin, Enblend + Enfuse, GIMP, Panotools Scripts, Panini, Deval VR player, ImageMagick, krpano tools, Magic Lantern
- Plugin web: krpano viewer
Abraços, Cartola.
Parabéns, ficou muito legal a transição do dia para noite.
Como foi feito? Imagino que tenha mantido o tripé ou pole na mesma posição durante o dia e depois fez outras fotos à noite.
Se preferir comentar no fórum tudo bem.
Abraço.
Sandro Toledo
Oi Sandro,
Obrigado pelo elogio.
Na verdade como os objetos da cena estão muito distantes a posição da câmera não precisa ser mantida com precisão. Fiz as fotos com aproximadamente 13 meses de diferença uma da outra. A diurna é de abril de 2011 e a noturna de maio de 2012. Depois de ter as duas prontas coloquei as equirretangulares no Hugin e marquei pontos de controle para reposicionar uma em relação a outra.
Abraços, Cartola!
Muito bom! Fiquei impressionado com a perfeição da sobreposição. Parabéns! Quero saber mais sobre o uso do mastro e suas funcionalidades. No fórum tem algo específico? Grande abraço.
Valeu André,
tem alguma coisa sobre mastro lá no fórum sim, mas a funcionalidade básica dele é elevar o ponto de vista da câmera. Dá pra ver que isso faz bastante diferença, pois muita gente acaba achando que a foto é aérea. Qualquer coisa pergunta mais lá pra movimentar!
Abraços, Cartola!