Prefácio

Audiências Pretendidas

O recém chegado ao FreeBSD encontrará que a primeira seção deste livro guia o usuário com o processo da instalação de FreeBSD e introduz delicadamente os conceitos e as convenções do UNIX®. Trabalhar através desta seção requer pouco mais do que o desejo explorar, e a habilidade de acoplar novos conceitos como são introduzidos.

Uma vez que você viajou esta distância, a segunda, de longe a maior, seção do handbook é uma referência detalhada dos tópicos do interesse aos administradores de sistema do FreeBSD. Alguns destes capítulos podem recomendar que você faça alguma leitura prévia, e isto é anotado na sinópse no começo de cada capítulo.

Para uma lista de fontes adicionais de informação, veja por favor Apêndice B.

Mudanças da primeira edição

Esta segunda edição é a culminação de dois anos de trabalho dos membros dedicados do projeto de documentação do FreeBSD. As principais mudanças desta nova edição estão a seguir:

Organização deste Livro

Este livro é dividido em três seções logicamente distintas. A primeira seção, Começando a usar, cobre a instalação e o uso básico do FreeBSD. Espera-se que o leitor seguirá estes capítulos em sequência, possivelmente saltando capítulos que cobrem tópicos familiares. A segunda seção, Administração do Sistema, cobre uma broad coleção dos assuntos que são do interesse para usuários mais avançados do FreeBSD. Cada seção começa com uma sinópse suscinta que descreve o que o capítulo cobre e que o leitor espera já saber. Isto é significa permitir ao leitor ocasionalmente pular capítulos para encontrar os de seus interesse. A terceira seção contém apêndices de informações referênciais.

Capítulo 1, Introdução

Introduz o FreeBSD ao novo usuário. Descreve a história do Projeto FreeBSD, seus objetivos e modelo de desenvolvimento.

Capítulo 2, Instalação

Caminha um usuário através do processo inteiro de instalação. Alguns tópicos avançados da instalação, como instalação através de um console serial, são cobertos também.

Capítulo 3, UNIX básico

Cobre os comandos e as funcionalidades básicos do sistema operacionl FreeBSD. Se você for familiar com o Linux ou outro sabor do UNIX então você pode provavelmente saltar este capítulo.

Capítulo 4, Instalando aplicações

Cobre a instalação de software de terceiros com ambas inovações do FreeBSD, a ``Coleção de Ports'' e pacotes binários padrão.

Capítulo 5, O X Window System

Descreve o sistema de janelas X em geral e o uso do XFree86 no FreeBSD em particular. Tambem descreve ambientes comuns de desktop comoKDE e GNOME.

Capítulo 6, Configuração e Ajuste

Descreve os parâmetros disponíveis para os adminitradores de sistema ajustar um sistema FreeBSD para uma ótima performace. Descreve também os vários arquivos de configuração usados no FreeBSD e onde encontrá-los.

Capítulo 7, O Processo de inicialização

Descreve o processo de inicialização do FreeBSD e explica como controlar este processo com as opções de configuração.

Capítulo 8, Usuários e administração básica de contas

Descreve a crição e manipulação de contas de usuários. Discute também limitações de recursos que podem ser ajustados nos usuários e em outras tarefas de gerenciamento de contas.

Capítulo 9, Configurando o kernel do FreeBSD

Explica porque você pode precisar configurar um novo kernel e fornece instruções detalhadas para configuração, construção, e instalação de um kernel customizado.

Capítulo 10, Segurança

Descreve diferentes tipos de ferramentas disponíveis para ajudar a manter seu sistema FreeBSD seguro, incluíndo Kerberos, IPsec, OpenSSH, e firewalls de rede.

Capítulo 11, Impressão

Descreve o gerenciamento de impressoras no FreeBSD, incluindo informação sobre páginas de banner, contas de impressão, e configuração inicial.

Capítulo 12, Armazenamento

Descreve como gerenciar meios de armazenamento e sistema de arquivos com o FreeBSD. Iste inclui discos físicos, RAID arrays, mídia óptica e fita, discos de memória-backed, e sistema de arquivos de rede.

Capítulo 13, Vinum

Descreve como usar o Vinum, um gerenciador logico de volume que fornece discos lógicos de dispositivos independentes, e software RAID-0, RAID-1 e RAID-5.

Capítulo 14, Localização

Descreve como usar o FreeBSD em outras línguas que não seja o Inglês. Cobre ambos sistemas e localização a nível de aplicações.

Capítulo 15,Aplicações de desktop

Lista algumas das aplicações comuns de desktop como navegadores web e suites de produtividade, e descreve como instalá-los no FreeBSD.

Capítulo 16, Multimedia

Mostra como configurar o suporte a playback de som e vídeo para seu sistema. Também descreve alguns exemplos de aplicações de áudio e vídeo.

Capítulo 17, Comunicações Seriais

Explica como conectar terminais e modems ao seu sistema FreeBSD para ambas conexões dial in e dial out.

Capítulo 18, PPP e SLIP

Descreve como usar PPP, SLIP, ou PPP over Ethernet para conectar a sistemas remotos com o FreeBSD.

Capítulo 19, Rede avançado

Descreve muitos tópicos de rede, incluindo compartilhamento em uma conexão de Internet com outros computadores em sua LAN, usando network filesystems, compartilhando informações de contas via NIS, configurando um servidor de nomes, e muito mais.

Capítulo 20, Correio Eletrônico

Explica os componentes diferentes de um servidor de email e entra em tópicos simples de configuração para o mais popular software de servidor de mail: o sendmail.

Capítulo 21, A versão mais recente

Explica as diferenças entre FreeBSD-STABLE, FreeBSD-CURRENT, e FreeBSD releases. Descreve que usuários beneficiarão seguindo um sistema de desenvolvimento e os esboços do processo.

Capítulo 22, Compatibilidade Binária Linux

Descreve as caracteristicas da compatibilidade com Linux do FreeBSD. Fornece também instruções de instalação detalhadas para muitas aplicações populares de Linux como Oracle, SAP R/3, and Mathematica®.

Apêndice A, Obtendo o FreeBSD

Lista fontes diferentes para obtenção da midia do FreeBSD em CDROM ou DVD tão bem como diferentes sites na Internet que permitem você obter e instalar o FreeBSD.

Apêndice B, Bibliografia

Este livro toca em muitos assuntos diferentes que pode deixar você com vontade de uma explicação mais detalhada. As listas bibliografias de muitos livros excelentes que são referenciados no texto.

Apêndice C, Recursos na Internet

Descreve muitos forums disponíveis para usuários do FreeBSD enviar perguntas e acoplam em conversações técnicas sobre o FreeBSD.

Apêndice D, PGP Keys

Listas das PGP fingerprints dos diversos Desenvolvedores do FreeBSD.

Convenções usadas neste livro

Para fornecer um texto consistente e fácil de ler, diversos convenções são seguidas durante todo o livro.

Convenções Tipográficas

Itálico

Uma fonte itálico é usada para nome de arquivos, URLs, texto enfatizado, e o primeiro uso de termos técnicos.

Mono espaço

Uma fonte mono espaçadaé usada para mensagens de erro, comandos, variáveis de ambiente, nomes de ports, hostnames, nome de usuários, nomes de grupos, nomes de dispositivos, variavéis, e fragmentos de códigos.

Bold

Uma fonte bold é usada para aplicações, comandos, e teclas.

Entrada de usuário

Teclas são apresentadas em bold para destacar-se de outros textos. Combinações de teclas, que significa serem digitadas simultaneamente são apresentadas com `+' entre as teclas, como:

Ctrl+Alt+Del

Significa que o usuÁrio deve digitar as teclas Ctrl, Alt,e Del ao mesmo tempo.

Teclas para ser digitados em sequência estarão separadas com virgulas, por exemplo:

Ctrl+X, Ctrl+S

Significaria que o usuário se espera digitar as teclas Ctrl e X simultaneamentes e então digite as teclas Ctrl e S simultaneamentes.

Exemplos

Exemplos que começam com E:\> indica um comando MS-DOS®. A menos que notado de outra maneira, estes comandos podem ser executados de uma janela de ``Prompt de comando'' em um moderno ambiente Microsoft® Windows®.

E:\> tools\fdimage floppies\kern.flp A:

Exemplos que começam com # indicam que o comando deve ser invocado como o superusuário no FreeBSD. Você pode logar como root para digitar o comando, ou logar como sua conta normal e usar su(1) para obter privilégios de superusuário.

# dd if=kern.flp of=/dev/fd0

Exemplos que começam com % indicam um comando que deve ser invocado de uma conta de usuário normal. A menos que notado de outra maneira, a sintaxe C-shell é usada para ajustar variáveis de ambiente e outros comandos shell.

% top

Reconhecimentos

O livro que você está segurando representa os esforços de muitas centenas de pessoas em todo o mundo. Se enviaram reparos para erros de ortografia, ou submeteram capítulos completos, todas as contribuições foram úteis.

Diversas companhias suportaram o desenvolvimento deste documento pagando autores para trabalhar em tempo integral nele, pagando por publicação, etc. Em particular, a BSDi (adquirida subseqüentemente pela Wind River Systems) pagou membros do Projeto de Documentação para trabalhar em melhorias deste livro em tempo integral que conduziu à publicação da primeira edição impressa em Março de 2000 (ISBN 1-57176-241-8). A Wind River Systems então pagou diversos autores adicionais para fazer um número de melhorias a infraestrutura de saída para impressão e para adiconar capítulos adicionais ao texto. Este trabalho culminou na publicação da segunda edição impressa em Novembro de 2001 (ISBN 1-57176-303-1).

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.