Capítulo 15. Aplicações de Desktop

Índice
15.1. Sinópse
15.2. Navegadores
15.3. Farramentas de produtividade
15.4. Visualizadores de Documentos
15.5. Aplicações Financeiras
15.6. Sumário
Contribuição de Christophe Juniet.

15.1. Sinópse

O FreeBSD pode executar uma grande variedade de aplicações de Desktop, como navegadores a processadores de texto. Muitos destes estão disponíveis como pacotes ou podem ser automaticamente compilados da coleção de ports. Muitos usuários novos esperam encontrar este tipo de aplicação em seu desktop. Este capítulo irá lhe apresentar como dispor destas aplicações sem esforço, seja através de pacotes ou pela coleção de ports.

Note que quando programas são instalados pelos ports, eles são compilados a partir do código fonte. Isso pode tomar muito tempo, dependendo do que você está compilando e da capacidade de processamento de sua(s) máquina(s). Caso a compilação tome tempo em demasia para você, ainda é possível instalar a maioria dos programas da coleção de ports dos pacotes pré-compilados.

Devido ao FreeBSD ter como característica a compatilidade com binários de Linux, muitas das aplicações originalmente desenvolvidas para Linux estão disponíveis para o seu desktop. É extremamente recomendado que você leia o Capítulo 22 antes de instalar qualquer aplicação para Linux. Muitos dos ports que usam a compatibilidade com binários de Linux começam com ``linux-''. Lembre-se disso quando procurar por algum port, a propósito use whereis(1). No texto adiante, assume-se que você ativou a compatibilidade com binários de Linux antes de instalar qualquer das aplicações para Linux.

Estas são as categorias cobertas neste capítulo:

Depois de ler este capítulo, você deve:

Para mais inforções sobre como definir um ambiente multimídia, leia Capítulo 16. Caso pretenda utilizar o correio eletrônico, consulte Capítulo 20.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.