Capítulo 18. PPP e SLIP

Índice
18.1. Sinópse
18.2. Utilizando PPP em modo usuário
18.3. Usando PPP em modo kernel
18.4. Resolução de Problemas
18.5. Usando PPP sobre Ethernet (PPPoE)
18.6. Usando PPP sobre ATM (PPPoA)
18.7. Usando SLIP
Reestruturado, reorganizado e atualizado por Jim Mock.

18.1. Sinópse

O FreeBSD possui várias formas de ligar um computador a outro. Para estabelecer uma rede ou conexão com a Internet através de um modem discado, ou para permitir que outros façam isso através de você, é necessário o uso de PPP ou SLIP. Esse capítulo descreve como configurar esses serviços de comunicação em detalhes.

Após ler este capítulo, você saberá:

Antes de ler este capítulo você deve:

Você deve estar curioso para saber qual a diferença entre PPP em modo usuário e em modo kernel. A resposta é simples: em modo usuário o PPP processa o tráfego entrante e sainte em um processo normal em vez de fazer isso internamente no kernel. Isso é caro em termos de cópias de dados geradas entre o kernel e o processo, mas permite uma implementação PPP muito mais rica em funcionalidades. PPP em modo usuário usa o dispositivo tun para se comunicar com o mundo externo onde o PPP em modo kernel utiliza o dispositivo ppp.

Nota: Durante todo este capítulo, PPP em modo usuário será simplesmente citado como ppp a não ser que uma distinção seja necessária entre este e qualquer outro software PPP como o pppd. A menos que indicado de outra maneira, todos os comandos explicados neste capítulo devem ser executados como root.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.