Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


enfuse

Fusão de exposições com Enfuse

fotografia → Fusão de exposições com Enfuse

Pessoal, não me considero nenhum guru ou especialista em fotografia ou tratamento de imagens, minha pretensão aqui é compartilhar experiências.

Já usei algumas ferramentas para criar imagens com alto range dinâmico, como Photomatix, FDR tools e outras. Minha necessidade começou em função dos panoramas imersivos 360x180º que tenho feito. Como capturo cenas com o maior campo visual possível, em geral acabo tendo problemas para conseguir realçar os detalhes das áreas claras e escuras ao mesmo tempo. Esse alias é meu objetivo e é em função dele que dou aqui minha opinião sobre o Enfuse.

Site oficial
<tab>http://enblend.sourceforge.net/
Interface gráfica
<tab>Enfuse-GUI - disponível para Windows e Mac
<tab>MacroFusion - disponível para Linux (disponível também via PPA)

A fotografia HDR tradicional, pelo que pude encontrar, usa sempre uma etapa de mapeamento de tons (tone-mapping) que realça as cores e acaba algumas vezes dando uma aparência artística às fotos, muitas vezes deixando-as pouco naturais. Como quero que minhas fotos fiquem mais realistas, mais naturais, não tenho, em geral, necessidade ou vontade de fazer esse tipo de ajuste. O Enfuse caiu então como uma luva. Originalmente ele é uma ferramenta de linha de comandos, usado nas temidas “telas pretas” de terminal. Como sou um usuário Unix, não temo esse “lado negro” da força. Para quem quer uma tela gráfica recomendo o Enfuse-GUI, mencionado acima.

Na linha de comandos

Embora a linha de comandos possa assustar, o uso do enfuse é extremamente simples:

 enfuse -o arquivo_saida.jpg original_1.jpg original_2.jpg original_3.jpg

basta, portanto, executar o comando passando o nome do arquivo de saída após a opção “-o” e em seguida os arquivos originais, seja lá quantos forem eles. Para alterar a compactação do JPEG gerado é possível usar a opção “–compression=XX” onde XX é um número de 0 a 100, sendo 0 a pior qualidade e 100 a melhor. O padrão é 85 e eu gosto de usar 95.

 enfuse --compression=95 -o arquivo_saida.jpg original_1.jpg original_2.jpg original_3.jpg

Ele trabalha também com arquivos TIFF.

Artigos Relacionados

Links Externos

enfuse.txt · Última modificação: 2019/04/05 20:07 por cartola