5.7. Ambientes para a área de trabalho

Contribuição de Valentino Vaschetto.

Esta seção descreve os diferentes ambientes para a área de trabalho disponíveis para o X no FreeBSD. Um ``ambiente para a área de trabalho'' pode significar qualquer coisa desde um simples gerenciador de janelas a uma coleção completa de aplicativos, como o KDE ou o GNOME.

5.7.1. GNOME

5.7.1.1. Sobre o GNOME

O GNOME é um ambiente para a área de trabalho amigável que permite aos usuários usar e configurar facilmente seus computadores. O GNOME inclui um painel (para iniciar os aplicativos e para a exibição do estado), uma área de trabalho (onde os dados e os aplicativos podem ser colocados), um conjunto de ferramentas e aplicativos padrão, e um conjunto de convenções que facilitam a cooperação e a consistência entre as aplicações. Usuários de outros sistemas operacionais ou ambientes se sentirão em casa usando um poderoso ambiente dirigido por gráficos provido pelo GNOME. Mais informações sobre o GNOME no FreeBSD podem ser encontrados no sítio da www FreeBSD GNOME Project.

5.7.1.2. Instalando o GNOME

A forma mais fácil de instalar o GNOME é através do menu ``Desktop Configuration'', que significa ``configuração da área de trabalho'', durante o processo de instalação do FreeBSD como descrito em Seção 2.9.13 do Capítulo 2. Ele também pode ser facilmente instalado de um pacote ou da coleção de ports:

Para instalar o pacote do GNOME a partir da rede, basta entrar:

# pkg_add -r gnome2

Para construir o GNOME a partir dos fontes, utilize a árvore de ports:

# cd /usr/ports/x11/gnome2
# make install clean

Uma vez que o GNOME esteja instalado, o servidor X deve ser instruído para iniciar o GNOME ao invés do gerenciador de janela padrão. Se um .xinitrc personalizado estiver em uso, basta substituir a linha que inicia o gerenciador de janela atual para que, ao invés dele, inicie o /usr/X11R6/bin/gnome-session. Se nada de especial foi feito no arquivo de configurações, então é suficiente apenas entrar:

% echo "/usr/X11R6/bin/gnome-session" > ~/.xinitrc

A seguir, entre com startx, e o ambiente da área de trabalho GNOME vai ser iniciado.

Nota: Se um gerenciador de exibição, como o XDM, estiver sendo usado, isso não vai funcionar. Ao invés disso, crie um arquivo executável .xsession contendo o mesmo comando. Para fazer isso, edite o arquivo e substitua o comando do gerenciador de janela existente por /usr/X11R6/bin/gnome-session:

% echo "#!/bin/sh" > ~/.xsession
% echo "/usr/X11R6/bin/gnome-session" >> ~/.xsession
% chmod +x ~/.xsession

Outra opção é configurar o gerenciador de exibição para que permita escolher o gerenciador de janela no momento do login; a seção Detalhes do KDE explica como fazer isso para o kdm, o gerenciador de exibição do KDE.

5.7.1.3. Fontes com anti-alias no GNOME

A partir da versão 4.0.2, o XFree86 suporta anti-alias através de sua extensão ``RENDER''. O Gtk+ 2.0 e posteriores (a caixa de ferramentas usada pelo GNOME) pode utilizar essa funcionalidade. A configuração do anti-alias está descrita na Seção 5.5.3. Então, com software atual, anti-alias é possível dentro da área de trabalho GNOME. Apenas vá para Applications (aplicações)->Desktop Preferences (preferências da área de trabalho)->Font (fonte), e escolha entre Best shapes (melhores formas), Best contrast (melhor contraste), ou Subpixel smoothing (LCDs) (suavização de subpixel). Para uma aplicação Gtk+ que não é parte da área de trabalho GNOME, ajuste a variável de ambiente GDK_USE_XFT para 1 antes de executar o programa.

5.7.2. KDE

5.7.2.1. Sobre o KDE

O KDE é um ambiente da área de trabalho contemporânea fácil de usar. Algumas das coisas que o KDE oferece ao usuário são:

  • Uma área de trabalho contemporânea bonita

  • Uma área de trabalho que exibe transparência de rede completa

  • Um sistema de ajuda integrado que permite acesso conveniente e consistente para esclarecer o uso da área de trabalho KDE e seus aplicativos

  • Visual e sensações consistentes de todos os aplicativos do KDE

  • Menus e barras de ferramentas padronizados, teclas de atalho, esquemas de cores, etc.

  • Internacionalização: o KDE está disponível em mais de 40 idiomas

  • Configuração da área de trabalho baseada em diálogos centralizados consistentemente

  • Um grande número de aplicativos KDE úteis

O KDE tem uma suíte de aplicação para escritórios baseada na tecnologia ``KParts'' do KDE que consiste em uma planilha, uma aplicação para apresentações, um organizador, um cliente de news e mais. O KDE também vem com um navegador da www chamado Konqueror, que representa um sólido competidor para outros navegadores da www nos sistemas UNIX®. Mais informações sobre o KDE podem ser encontrados no sítio da www KDE . Para informações e recursos específicos do KDE para o FreeBSD, consulte o sítio da www FreeBSD-KDE team.

5.7.2.2. Instalando o KDE

Tal como o GNOME ou qualquer outro ambiente para a área de trabalho, a forma mais fácil de instalar o KDE é através do menu ``Desktop Configuration'' (configuração da área de trabalho) durante o processo de a instalação do FreeBSD como descrito na Seção 2.9.13 do Capítulo 2. Mais uma vez, o software pode ser facilmente instalado de um pacote ou da coleção de ports:

Para instalar o pacote do KDE a partir da rede, basta entrar:

# pkg_add -r kde

O pkg_add(1) vai automaticamente buscar a última versão da aplicação.

Para construir o KDE a partir do código fonte, use a árvore de ports:

# cd /usr/ports/x11/kde3
# make install clean

Após ter instalado o KDE, o servidor X precisa ser instruído em como lançar este aplicativo ao invés do gerenciador de janela padrão. Isso pode ser feito editando o arquivo .xinitrc:

% echo "exec startkde" > ~/.xinitrc

Agora, sempre que o sistema de janela X for invocado com startx, o KDE será a área de trabalho.

Se um gerenciador de exibição como o xdm estiver sendo usado, a configuração é um pouco diferente. Ao invés disso, edite o arquivo .xsession. Instruções para o kdm são descritas adiante neste capítulo.

5.7.3. Mais detalhes sobre o KDE

Agora que o KDE está instalado no sistema, a maioria das coisas pode ser descoberta através das páginas de ajuda, ou apenas apontando e clicando em vários menus. Os usuários do Windows® ou Mac® vão se sentir quase em casa.

A melhor referência para o KDE é a sua documentação on-line. O KDE vem com seu próprio navegador da www, o Konqueror, dúzias de aplicativos úteis, e ampla documentação. O resto desta seção discute os ítens técnicos que são difíceis de aprender pela exploração aleatória.

5.7.3.1. O gerenciador de exibição do KDE

Um administrador de um sistema multiusuário pode desejar ter uma tela para login gráfica para saudar seus usuários. O xdm pode ser usado, como descrito anteriormente. Entretanto, o KDE inclui uma alternativa, o kdm, que é concebido para aparentar melhor e incluir mais opções no momento do login. Em particular, os usuários podem escolher facilmente (em um menu) qual ambiente para a área de trabalho (KDE, GNOME, ou outra coisa) será executado após efetuar o login.

Para começar, execute o painel de controle do KDE, kcontrol, como root. Geralmente considera-se inseguro executar todo o ambiente do X como root. Ao invés disso, execute o gerenciador de janela como um usuário normal, abra uma janela de terminal (como o xterm ou o konsole do KDE ), mude para root com su (o usuário deve estar no grupo wheel em /etc/group para isso), e então digite kcontrol.

Clique no ícone da esquerda marcado como System (sistema), então em Login manager (gerenciador de login). À direita há várias opções configuráveis as quais o manual do KDE vai explicar em maiores detalhes. Clique em sessions (sessões) à direita. Clique em New type (novo tipo) para acrescentar variados gerenciadores de janela e ambientes de área de trabalho. Estes são apenas rótulos, de forma que eles podem representar KDE e GNOME ao invés de startkde ou gnome-session. Inclua um rótulo failsafe (modo de segurança).

Experimente com outros menus também, eles são principalmente auto-explicativos. Quando terminar clique o botão Apply (aplicar) na parte de baixo, e saia da central de controle (control center).

Para ter certeza que o kdm entende o que os rótulos (KDE, GNOME etc) significam, edite os arquivos usados pelo xdm.

Nota: No KDE 2.2 isso foi modificado: o kdm agora usa seus próprios arquivos de configuração. Por favor, verifique a documentação do KDE 2.2 para detalhes.

Em um terminal, como root, edite o arquivo /usr/X11R6/lib/X11/xdm/Xsession. Há uma seção no meio como isso:

case $# in
1)
    case $1 in
    failsafe)
        exec xterm -geometry 80x24-0-0
        ;;
    esac
esac

Poucas linhas precisam ser acrescentadas a esta seção. Assumindo que os rótulos utilizados foram ``KDE'' e ``GNOME'', use o seguinte: (n.t. Aparentemente há um erro de caixa na inscrição ``kde'')

case $# in
1)
    case $1 in
    kde)
        exec /usr/local/bin/startkde
        ;;
    GNOME)
        exec /usr/X11R6/bin/gnome-session
        ;;
    failsafe)
        exec xterm -geometry 80x24-0-0
        ;;
    esac
esac

Para que o fundo da área de trabalho no momento do login no KDE seja contemplado, as linhas a seguir precisam ser acrescentadas em /usr/X11R6/lib/X11/xdm/Xsetup_0:

/usr/local/bin/kdmdesktop

Agora, assegure-se de ter o kdm listado em /etc/ttys para ser iniciado na próxima inicialização. Para fazer isso, basta seguir as instruções da seção anterior em xdm e substituir as referências anteriores ao programa /usr/X11R6/bin/xdm por /usr/local/bin/kdm.

5.7.3.2. Fontes com anti-alias

A partir da versão 4.0.2, o XFree86 suporta anti-alias através de sua extensão ``RENDER'', e desde a versão 2.3, o Qt (a caixa de ferramentas usada pelo KDE) pode utilizar essa funcionalidade. Essa configuração está descrita na Seção 5.5.3 sobre o anti-alias em fontes do X11. Então, com software atualizado, é possível usar anti-alias em uma área de trabalho KDE. Basta ir ao menu do KDE: vá para Preferences (preferências)->Look and Feel (visual e sensação)->Fonts (fontes), e clique na caixa de checagem Use Anti-Aliasing for Fonts and Icons (usar anti-alias para fontes e ícones). Para uma aplicação Qt a qual não é parte do KDE, a variável de ambiente QT_XFT precisa ser ajustada para true antes de iniciar o programa.

5.7.4. XFce

5.7.4.1. Sobre o XFce

O XFce é um ambiente da área de trabalho baseado na caixa de ferramentas GTK usado pelo GNOME, mas é muito mais leve e indicado para quem quer uma área de trabalho simples e eficiente, e ainda fácil de usar e configurar. Visualmente, ela se parece muito com o CDE, encontrado em sistemas UNIX comerciais. Alguns recursos do XFce são:

  • Uma área de trabalho simples e fácil de lidar

  • Totalmente configurável via mouse, com arrastar e soltar (drag and drop), etc

  • O painel principal é muito similar ao CDE, com menus, applets e lançadores de aplicativos

  • Gerenciador de janela integrado, gerenciador de arquivo, gerenciador de som, um módulo de compatibilidade com o GNOME, e outras coisas

  • Tematizável (já que usa o GTK)

  • Rápido, leve e eficiente: ideal para máquinas mais antigas/lentas ou máquinas com limitações de memória

Mais informações sobre o XFce podem ser encontradas no sítio da www XFce .

5.7.4.2. Instalando o XFce

Existe um pacote binário do XFce (quando este texto foi escrito). Para instalar, basta entrar:

# pkg_add -r xfce

Alternativamente, para construir do código fonte, use a coleção de ports:

# cd /usr/ports/x11-wm/xfce
# make install clean

Agora, diga ao servidor X para lançar o XFce na próxima vez que o X for iniciado. Basta entrar com isso:

% echo "/usr/X11R6/bin/startxfce" > ~/.xinitrc

A próxima vez que o X for iniciado, o XFce vai ser a área de trabalho. Como antes, se um gerenciador de exibição como o xdm estiver sendo usado, crie um .xsession, como descrito na seção sobre o GNOME, mas com o comando /usr/X11R6/bin/startxfce; ou configure o gerenciador de exibição para permitir a escolha da área de trabalho no momento do login, como foi explicado na seção sobre o kdm.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.