5.6. O gerenciador de exibição do X

Contribuições de Seth Kingsley.

5.6.1. Visão geral

O Gerenciador de Exibição do X (XDM; n.t. de X Display Manager) é uma parte opcional do Sistema de Janela X que é usado para gerenciar o login nas sessões. Isso é útil em vários tipos de situações, incluindo áreas de trabalho como ``Terminais X'' mínimos e grandes servidores de exibição para rede. Como o Sistema de Janela X é independente de rede e protocolos, há uma grande variedade de configurações possíveis para a execução de clientes e servidores X em máquinas diferentes e conectadas a rede. O XDM fornece uma interface gráfica que possibilita escolher o servidor de exibição no qual se quer conectar e a entrada de informações de autorização como o a combinação de login e senha.

Pense no XDM como o provedor da mesma funcionalidade para o usuário proporcionada pelo utilitário getty(8) (veja Seção 17.3.2 para detalhes). Isto é, ele faz o login no sistema da tela a que se está conectado e então executa um gerente de sessão a favor do usuário (geralmente um gerente de janela X). O XDM então aguarda o término do programa, sinalizando que o usuário terminou e que deve ser feito seu log out da tela. Neste ponto, o XDM pode exibir a tela de login e exibir telas com opções para que o próximo usuário faça seu login.

5.6.2. Usando o XDM

O programa daemon do XDM está localizado na pasta /usr/X11R6/bin/xdm. Este programa pode ser executado em qualquer momento como root e vai iniciar o gerenciamento da tela do X na máquina local. Se for executar o XDM a cada vez que o computador inicializar (boot), um modo conveniente de fazê-lo é adicionar uma entrada no arquivo /etc/ttys. Para mais informações sobre o uso e o formato deste arquivo, consulte Seção 17.3.2.1. Há uma linha no arquivo /etc/ttys padrão para executar o daemon do XDM em um terminal virtual:

ttyv8   "/usr/X11R6/bin/xdm -nodaemon"  xterm   off secure

Por padrão esta entrada está desativada; para ativá-la modifique o campo 5 de off para on e reinicie o init(8) usando as instruções em Seção 17.3.2.2. O primeiro campo, o nome do terminal a ser gerenciado por este programa, é ttyv8. Isso significa que o XDM vai iniciar sua execução no 9º terminal virtual.

5.6.3. Configurando o XDM

A pasta com a configuração do XDM está localizada em /usr/X11R6/lib/X11/xdm. Nesta pasta há vários arquivos usados para modificar o comportamento e a aparência do XDM. Tipicamente esses arquivos serão encontrados:

Arquivo Descrição
Xaccess Regulamento para autorização de clientes.
Xresources Valores padrão para recursos do X.
Xservers Lista de telas locais e remotas para gerenciar.
Xsession Script de sessão padrão para logins.
Xsetup_* Script que executa aplicações antes da interface de login.
xdm-config Configuração global para todas as telas em execução nesta máquina.
xdm-errors Erros gerados pelo programa servidor.
xdm-pid O ID do processo do XDM que está em execução.

Nesta pasta também existem alguns scripts e programas utilizados para organizar a área de trabalho quando o XDM está em execução. O propósito de cada um desses arquivos será brevemente descrito. A sintaxe exata e o uso de todos estes arquivos está descrito em xdm(1).

A configuração padrão é uma janela retangular simples para login com o nome do host (hostname) exibido no topo com uma fonte grande e os campos ``Login:'' e ``Password:'' em prontidão logo abaixo. Esse é um bom ponto de partida para trocar o visual e sensação das telas do XDM.

5.6.3.1. Xaccess

O protocolo para a conexão com as telas do XDM é chamado Protocolo de Conexão com o Gerente de Telas X (X Display Manager Connection Protocol, ou apenas XDMCP). Este arquivo contém o regulamento que controla as conexões via XDMCP vindas de máquinas remotas. Por padrão, ela permite que qualquer cliente se conecte, mas isso é irrelevante a menos que o xdm-config seja modificado para esperar por conexões remotas.

5.6.3.2. Xresources

Este é um arquivo de valores padrão para aplicações, para o selecionador de telas e para a tela de login. Este é o lugar onde a aparência do programa de login pode ser modificada. O formato é idêntico ao do arquivo de padrões para aplicações descrito na documentação do XFree86.

5.6.3.3. Xservers

Esta é a lista de telas remotas selecionáveis das quais o selecionador de telas deve prover como escolhas possíveis.

5.6.3.4. Xsession

Este é o script padrão das sessões que o XDM executa após o login de um usuário. Normalmente cada usuário terá um script para a sessão personalizado no ~/.xsession que predomina sobre esse script.

5.6.3.5. Xsetup_*

Estes executarão automaticamente antes que o selecionador ou a interface de login sejam exibidas. Há um script para cada tela em uso, cujo nome é Xsetup_ seguido do número da tela local (por exemplo Xsetup_0). Tipicamente estes scripts executarão um ou mais programas no plano de fundo como o xconsole.

5.6.3.6. xdm-config

Este contém atributos na forma de padrões de aplicações que são aplicados para toda tela gerenciada por esta instalação.

5.6.3.7. xdm-errors

Este contém as saídas geradas pelos servidores X os quais o XDM está tentando executar. Se uma tela a qual o XDM está tentando iniciar congela por alguma razão, este é um bom lugar para procurar por mensagens de erro. Estas mensagens são também escritas no arquivo do usuário chamado ~/.xsession-errors sempre a cada sessão.

5.6.4. Executando um Servidor de Telas em Rede

Para que outros clientes possam conectar-se ao servidor de telas, modifique as regras de controle de acesso e ative a espera por conexões (um listener). Por padrão estes são atribuídos a valores conservadores. Para que o XDM aguarde conexões deve-se primeiro comentar uma linha no arquivo xdm-config:

!  SECURITY: do not listen for XDMCP or Chooser requests
!  Comment out this line if you want to manage X terminals with xdm
DisplayManager.requestPort:     0

que quer dizer: ``AVISO: não se deve esperar por conexões XDMCP ou requisições de um selecionador. Comente esta linha se você quiser que os terminais X sejam gerenciados pelo xdm''. Após comentar a linha que segue o aviso, reinicie o XDM. Lembre-se que comentários em arquivos de padrões para aplicações começam com um caracter ``!'', e não o ``#'' ao qual estamos acostumados. Controles mais rígidos para o acesso podem ser convenientes. Observe as entradas de exemplo no arquivo Xaccess, e consulte a página do manual xdm(1).

5.6.5. Substitutos para o XDM

Existem vários programas que substituem o programa XDM padrão. Um deles, o KDM (fornecido junto com o KDE) é descrito adiante neste capítulo. O KDM oferece vários avanços visuais e floreios cosméticos, bem com as funções que permitem aos usuários escolher seu gerenciador de janela preferidos no momento do login.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.