O seguinte descreve como ajustar o PPP sobre ATM (PPPoA). PPPoA é uma escolha popular entre provedores DSL da Europa.
Suporte PPPoA para este dispositivo é fornecido como um port no FreeBSD pois o firmware é fornecido através de um acordo de licenciamento com a Alcatel e não pode ser distribuído livremente com o sistema base do FreeBSD.
Para instalar o programa simplesmente use a coleção de ports. Instale o port net/pppoa e siga as instruções fornecidas.
Como muitos dispositivos USB, o Alcatel SpeedTouch™ USB precisa fazer o download do firmware do computador para operar de acordo. É possível automatizar este processo no FreeBSD de modo que essa transferência aconteça no momento que o dispositivo foi ligado na porta USB. A seguinte informação pode ser adicionada ao arquivo /etc/usbd.conf para ativar essa transferência automática. O arquivo precisar ser editado como o usuário root.
device "Alcatel SpeedTouch USB" devname "ugen[0-9]+" vendor 0x06b9 product 0x4061 attach "/usr/local/sbin/modem_run -f /usr/local/libdata/mgmt.o"
Para ativar o daemon USB, usbd, coloque a seguinte linha no /etc/rc.conf:
usbd_enable="YES"
Também é possível ajustar o ppp para discar na inicialização do sistema. Para fazer isso adicione as seguintes linhas no /etc/rc.conf. De novo, para realizar este procedimento você deverá estar logado como root.
ppp_enable="YES" ppp_mode="ddial" ppp_profile="adsl"
Para que isto funcione corretamente você terá de usar o ppp.conf de exemplo fornecido com o port net/pppoa.
Você pode usar o mpd para se conectar a uma variedade de serviços, em particular serviços PPTP. Você pode achar o mpd na coleção de ports, net/mpd. Muitos modems ADSL requerem a criação de um túnel PPTP entre o modem e o computador. Um desses modems é o Alcatel SpeedTouch Home.
Primeiro você precisar instalar o port e então você pode configurar o mpd para os seus requerimentos e as definições do provedor. O port põe um conjunto de arquivos de configuração de exemplo, que são bem documentados, em PREFIX/etc/mpd/. Note que PREFIX significa o diretório em que seus ports são instalados. O padrão é /usr/local. Um guia completo de como configurar o mpd em HTML fica disponível assim que o port for instalado. Ele é colocado em PREFIX/share/mpd/. Aqui vai um exemplo de configuração para se conectar a um serviço ADSL com o mpd. A configuração esta espalhada por dois arquivos. Primeiro o mpd.conf:
default: load adsl adsl: new -i ng0 adsl adsl set bundle authname usuarioset bundle password senha
set bundle disable multilink set link no pap acfcomp protocomp set link disable chap set link accept chap set link keep-alive 30 10 set ipcp no vjcomp set ipcp ranges 0.0.0.0/0 0.0.0.0/0 set iface route default set iface disable on-demand set iface enable proxy-arp set iface idle 0 open
O arquivo mpd.links contém informações sobre o link, ou links, que você deseja estabelecer. Um exemplo para acompanhar o exemplo acima é dado abaixo:
adsl: set link type pptp set pptp mode active set pptp enable originate incoming outcall set pptp self 10.0.0.1set pptp peer 10.0.0.138
![]()
É possível iniciar a conexão simplesmente executando o seguinte comando como root:
# mpd -b adsl
Você pode ver o status da conexão com o seguinte comando:
% ifconfig ng0 ng0: flags=88d1<UP,POINTOPOINT,RUNNING,NOARP,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500 inet 216.136.204.117 --> 204.152.186.171 netmask 0xffffffff
Usar o mpd é a maneira recomendada de se conectar ao serviço de ADSL com o FreeBSD.
É também possível usar o FreeBSD para se conectar a outros serviços de ADSL usando o net/pptpclient.
Para usar o net/pptpclient para se conectar ao serviço ADSL, instale o port ou pacote e edite o arquivo /etc/ppp/ppp.conf. Você precisará estar como root para realizar estas duas operações. Uma seção de exemplo do ppp.conf é dada abaixo. Para maiores informações sobre as opções do ppp.conf consulte a página manual, ppp(8).
adsl: set log phase chat lcp ipcp ccp tun command set timeout 0 enable dns set authname usuarioset authkey senha
set ifaddr 0 0 add default HISADDR
AtençãoComo você precisa entrar com a senha da sua conta no ppp.conf em texto puro você deve ter certeza de que nínguem conseguirá ler o conteúdo deste arquivo. A seguinte série de comandos irá fazer com que o arquivo seja apenas lido pelo root. Veja as páginas manuais do chmod(1) e chown(8) para mais informações.
# chown root:wheel /etc/ppp/ppp.conf # chmod 600 /etc/ppp/ppp.conf
Isso irá abrir um túnel para uma sessão PPP com seu roteador DSL. Modems ADSL com interfaces Ethernet possuem um endereço de IP local ao qual você pode se conectar. No caso do Alcatel SpeedTouch Home este endereço é o 10.0.0.138. A documentação do seu roteador deve lhe dizer qual endereço o dispositivo utiliza. Abra um túnel e inicie uma sessão PPP com o seguinte comando:
# pptp endereço adsl
Dica: Você pode querer adicionar um "E" comercial (``&'') ao final do comando anterior pois o pptp não irá retornar o prompt se você não fizer isso.
Um túnel virtual tun será criado para a interação entre o pptp e o ppp. Uma vez que o prompt tiver retornado, ou que o processo pptp confirmou a conexão, você pode examinar o túnel da seguinte forma:
% ifconfig tun0 tun0: flags=8051<UP,POINTOPOINT,RUNNING,MULTICAST> mtu 1500 inet 216.136.204.21 --> 204.152.186.171 netmask 0xffffff00 Opened by PID 918
Se não foi possível conectar, verifique a configuração do roteador, que geralmente é acessível através de telnet ou com um navegador. Se você ainda não puder se conectar examine a saída do comando pptp e o conteúdo do arquivo de log do ppp em /var/log/ppp.log para encontrar algumas pistas.
Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.
Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.