5.4. Configuração do XFree86

Contribuição de Christopher Shumway.

5.4.1. Antes de começar

Antes de configurar o XFree86™ 4.X, é necessário conhecer as seguintes informações sobre o sistema alvo:

As especificações do monitor são usadas pelo XFree86 para determinar a resolução e taxa de atualização em que deve operar. Estas especificações podem geralmente ser obtidas da documentação que vem com o monitor ou a partir do sítio do fabricante. São necessários dois intervalos numéricos, a taxa de varredura horizontal e a taxa de sincronização vertical.

O chipset da placa de vídeo define qual módulo de driver o XFree86 usa para conversar com o hardware. Com a maioria dos chipsets isso pode ser determinado automaticamente, mas ainda é útil saber identificá-lo caso a detecção automática não funcione corretamente.

A memória da placa de vídeo determina que resolução e a profundidade das cores nas quais o sistema vai executar. É importante que o usuário conheça isso para saber das limitações do sistema.

5.4.2. Configurando o XFree86 4.X

A configuração do XFree86 4.X é um processo de vários passos. O primeiro passo é construir um arquivo de configuração inicial com a opção -configure do XFree86. Como o super usuário, simplesmente execute:

# XFree86 -configure

Isso vai gerar o esqueleto do arquivo de configuração do XFree86 no diretório /root chamado XF86Config.new (na verdade a pasta utilizada é a registrada na variável de ambiente $HOME e ela vai depender de como você conseguiu os direitos de super usuário). O programa do XFree86 vai tentar investigar o hardware da placa de vídeo no sistema e vai escrever um arquivo de configuração que carregue os drivers adequados ao hardware detectado no sistema alvo.

O próximo passo é testar a configuração existente para verificar se o XFree86 pode trabalhar com o hardware do sistema alvo. Para fazer esta tarefa, o usuário precisa executar:

# XFree86 -xf86config XF86Config.new

Se a grade preto e cinza e um ponteiro de mouse do X aparecem, a configuração foi bem sucedida. Para sair do teste, basta pressionar simultaneamente Ctrl+Alt+Backspace.

Nota: Se o mouse não funcionar, certifique-se que o dispositivo foi configurado. Consulte a Seção 2.9.10 no capítulo de instalação do FreeBSD.

Em seguida, ajuste o arquivo de configurações XF86Config.new a seu gosto. Abra o arquivo em um editor de texto como o emacs(1) ou ee(1). Primeiro, adicione as freqüências do monitor do seu sistema. Elas geralmente são expressas como taxas de sincronização horizontal e vertical. Estes valores são adicionados ao arquivo XF86Config.new sob a seção "Monitor":

Section "Monitor"
    Identifier   "Monitor0"
    VendorName   "Monitor Vendor"
    ModelName    "Monitor Model"
    HorizSync    30-107
    VertRefresh 48-120
EndSection

As expressões HorizSync e VertRefresh podem não existir no arquivo de configurações. Se for o caso, elas precisam ser adicionadas, com a taxa de sincronização horizontal posicionada depois da expressão Horizsync e a taxa de sincronização vertical após a expressão VertRefresh. Confira no exemplo acima as taxas de um monitor já preenchidas.

O X permite que recursos DPMS (Energy Star) sejam utilizados em monitores com suporte. O programa xset(1) controla os intervalos entre atividades e pode forçar os modos de espera, suspenso e desligado. Se você deseja habilitar os recursos de DPMS para o seu monitor, você deve acrescentar a linha a seguir na seção Monitor:

   Option       "DPMS"

Enquanto o arquivo de configurações XF86Config.new ainda estiver aberto no editor, selecione a resolução padrão do monitor e a profundidade das cores desejada. Isso está definido na seção "Screen":

Section "Screen"
    Identifier "Screen0"
    Device     "Card0"
    Monitor    "Monitor0"
    DefaultDepth 24
    SubSection "Display"
        Depth     24
        Modes     "1024x768"
    EndSubSection
EndSection

A expressão DefaultDepth descreve a profundidade de cores empregada por padrão. Isso pode ser sobreposto com a opção da linha de comando -bpp existente para o XFree86(1). A expressão Modes descreve a resolução utilizada para a profundidade de cores dada. Observe que apenas os modos do padrão VESA são suportados pela definição do hardware gráfico do sistema alvo. No exemplo acima, a profundidade de cores padrão é de vinte e quatro bits por ponto. Nesta profundidade de cores, a resolução aceita é de mil e vinte e quatro pontos por setecentos e sessenta e oito pontos.

Por fim, salve o arquivo de configurações e teste-o utilizando o modo de teste dado acima. Se tudo estiver bem, o arquivo de configuração precisa ser instalado em um local conhecido pelo XFree86(1), a fim de encontrá-lo. Este local é tipicamente a pasta /etc/X11/XF86Config ou /usr/X11R6/etc/X11/XF86Config.

# cp XF86Config.new /etc/X11/XF86Config

Uma vez que o arquivo de configuração tenha sido colocado em um lugar conhecido, a configuração está completa. Para iniciar o XFree86 4.X com startx(1), instale o port x11/wrapper. O XFree86 4.X também pode ser executado via xdm(1).

Nota: Também existe uma ferramenta gráfica capaz de fazer a configuração, o xf86cfg(1), que vem na distribuição do XFree86 4.X Ela permite definir interativamente sua configuração pela escolha dos drivers e parâmetros apropriados. Este programa pode ser utilizado no console também, basta utilizar o comando xf86cfg -textmode. Para mais detalhes, verifique a página do manual xf86cfg(1).

5.4.3. Tópicos de configuração avançados

5.4.3.1. Configuração dos Chipsets Gráficos Intel® i810

A configuração dos chipsets integrados da Intel® i810 requerem que a interface de programação para o AGP e agpgart do XFree86 seja instalada para controlar a placa. O driver agp(4) está no kernel GENERIC desde as releases 4.8-RELEASE e 5.0-RELEASE. Nas releases anteriores, você deve adicionar as linhas a seguir:

device agp

no arquivo de configuração do seu kernel e reconstruir um novo kernel. Ao invés disso, você pode querer carregar o módulo agp.ko do kernel automaticamente com o loader(8) durante o processo de inicialização. Para isso, basta adicionar esta linha ao /boot/loader.conf:

agp_load="YES"

A seguir, se estiver utilizando o FreeBSD 4.X ou posterior, um novo nó para o dispositivo (device node) precisa ser criado para a interface de programação. Para criar o nó para o dispositivo AGP, execute o MAKEDEV(8) no diretório /dev:

# cd /dev
# sh MAKEDEV agpgart

Nota: O FreeBSD 5.X ou posterior vai utilizar o devfs(5) para alocar os nós dos dispositivos de modo transparente, logo, o passo do MAKEDEV(8) não é necessário.

Isso vai permitir a configuração do dispositivo como se faz com qualquer outra placa de vídeo. Observe que em sistemas sem o driver agp(4) compilado no kernel, tentar carregar o módulo com o kldload(8) não vai funcionar. Este driver precisa estar no kernel durante o processo de inicialização, seja sendo compilado ou pelo uso do /boot/loader.conf.

Se estiver utilizando o XFree86 4.1.0 (ou posterior) e mensagens sobre símbolos não resolvidos como ``fbPictureInit'' aparecerem, tente adicionar a linha a seguir após Driver "i810" no arquivo de configuração do XFree86:

Option "NoDDC"

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.