5.3. Instalando o XFree86

Antes de instalar o XFree86, decida que versão executar. O XFree86 3.X é um ramo de manutenção do desenvolvimento do XFree86. É muito estável e suporta um número bem grande de placas vídeo. Entretanto, nenhum recurso novo está sendo desenvolvido para o software. O XFree86 4.X é uma reconcepção do sistema com diversos novos recursos como melhor suporte para fontes e anti-aliasing. Infelizmente esta nova arquitetura requer que os drivers de vídeo sejam reescritos, e algumas placas mais velhas que eram suportadas no 3.X não são ainda suportadas no 4.X. Como todo desenvolvimento novo e suporte para as placas de vídeo são feitos nesse ramo, o XFree86 4.X é agora a versão padrão do sistema de janela X no FreeBSD.

O programa de instalação do FreeBSD oferece aos usuários a oportunidade de instalar e configurar o XFree86 4.X durante a instalação (detalhes na Seção 2.9.12). Para instalar e executar o XFree86 3.X, aguarde até que o FreeBSD mínimo seja instalado, e então instale o XFree86. Por exemplo, para construir e instalar o XFree86 3.X da coleção de ports:

# cd /usr/ports/x11/XFree86
# make all install clean

Como alternativa, quaisquer versões do XFree86 podem ser instaladas diretamente dos binários do FreeBSD fornecidos no sítio XFree86. Um pacote binário a ser usado com a ferramenta pkg_add(1) também está disponível para o XFree86 4.X. Quando o recurso de baixar da fonte remota do pkg_add(1) é utilizado, o número da versão do pacote deve ser removido. O pkg_add(1) vai baixar automaticamente a versão mais recente do aplicativo. Logo para baixar e instalar o pacote do XFree86 4.X, é só digitar:

# pkg_add -r XFree86

Você também pode utilizar a coleção de ports para instalar o XFree86 4.X, para isso você precisa apenas digitar os comandos a seguir:

# cd /usr/ports/x11/XFree86-4
# make install clean

Nota: Os exemplos acima vão instalar a distribuição completa do XFree86 incluindo os servidores, clientes, fontes etc. Pacotes individuais e ports para diferentes partes do XFree86 4.X também estão disponíveis.

O restante deste capítulo explicará como configurar o XFree86 e como instalar um ambiente produtivo na área de trabalho.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.