20.2. Usando o correio eletrônico

Existe cinco principais partes envolvidas na troca de email. Elas são: O programa do usuário, O daemon do servidor, DNS, o POP ou o daemon do IMAP , e é claro, o prório servidor de email.

20.2.1. O programa de usuário

Isto inclue programas de linha de comando como mutt, pine, elm, e mail, e programas GUI como balsa, xfmail para falar de alguns, e muito mais ``sofisticados'' como o navegador WWW. Estes programas simplesmente passam as transações de email para o ``servidor de email'' local, chamando qualquer um dos daemons do servidor disponível ou entregando através de TCP.

20.2.2. Daemon do servidor de email

Geralmente é o sendmail (por padrão no FreeBSD) ou um dos outros daemons de servidores de emails como qmail, postfix, ou exim. Existem outros porém estes são os mais usados.

O servidor daemon normalmente tem duas funções--ele olha depois de receber um mail que chegou e entrega a mensagem. Ele não permite que você conecte a ele via POP ou IMAP para ler sua mensagem. Você precisa de um daemon adicional para isso.

Esteja ciente de que algumas versões antigas do sendmail tem sérios problemas de segurança, entretanto se você manter rodando uma versão sempre atual, você não deverá ter problemas. É uma boa idéia sempre manter atualizado qualquer aplicativo que você rode.

20.2.3. Email e DNS

O sistema de nome de domínios (DNS) e seu daemon named tem um grande papel na entrega de email. Em orderm para entregar a mensagem do seu site para outro, o servidor daemon irá consultar no DNS para determinar o host que irá receber o destino da mensagem.

Isso funciona da mesma forma quando é enviado uma mensagem para você. O DNS contém o banco de dados com mapeamento de nomes para o endereço IP, e o nome do host para o servidor de email. O endereço IP é especificado no registro A. O registro MX (Mail eXchanger) especifica o servidor de email que irá receber a mensagem para você. Se você não tiver um registro MX para seu hostname, sua mensagem será entregue diretamente para seu host.

20.2.4. Recebendo mensagem

O recebimento de mensagens para o seu domínio é feito pelo servidor de correio. Ele irá coletar a mensagem enviada para você e armazená-la para leitura ou pega-la. Para puxar a mensagem armazenada no servidor, você irá precisar conectar no servidor de email. Isto é feito usando POP ou IMAP. Se você quer ler mensagens diretamente no servidor de email, então o POP ou IMAP não é necessário.

Se você quer rodar um servidor POP ou IMAP, há duas coisas que você deve fazer:

  1. Pegue o daemon do POP ou IMAP da coleção de ports e instale em seu sistema.

  2. Modifique o /etc/inetd.conf para carregar o servidor POP ou IMAP.

20.2.5. O servidor de correio

O servidor de correio é o nome dado ao servidor que é responsável pela entrega e recebimento de mensagens do seu host, e possivelmente de sua rede.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.