21.2. FreeBSD-CURRENT vs. FreeBSD-STABLE

Existem duas árvores de desenvolvimento para o FreeBSD: FreeBSD-CURRENT e FreeBSD-STABLE. Esta seção explicará um pouco sobre cada uma e descreverá como manter seu sistema atualizado em cada árvore. FreeBSD-CURRENT será discutido primeiro, depois o FreeBSD-STABLE.

21.2.1. Mantendo-se Atualizado com o FreeBSD

Enquanto você lê isto, tenha em mente que o FreeBSD-CURRENT é a ``última das últimas'' versões de desenvolvimento do FreeBSD. Espera-se que os usuários do FreeBSD-CURRENT tenham um alto nível de habilidades técnicas, e que possam ser capazes de resolver problemas por si só. Se você é novo no FreeBSD, pense duas vezes antes de instalar esta versão.

21.2.1.1. O que é o FreeBSD-CURRENT?

FreeBSD-CURRENT são os últimos fontes trabalhados do FreeBSD. Isto inclui trabalho em progresso, mudanças experimentais, e mecanismos transacionais que podem ou não estar presentes na próxima versão original do sistema. Enquanto muitos desenvolvedores do FreeBSD compilam o código fonte do FreeBSD-CURRENT diariamente, existem períodos de tempo em que os fontes não são compiláveis. Estes problemas são resolvidos o mais depressa possível, se o FreeBSD-CURRENT causar ou não um desastre ou trazer uma funcionalidade muito desejada, isto pode ser uma questão de que em qual momento você pegou o código fonte!

21.2.1.2. Quem precisa do FreeBSD-CURRENT?

FreeBSD-CURRENT é disponibilizado para 3 grupos primários de interesse:

  1. Membros do grupo do FreeBSD que trabalhem ativamente em alguma parte da árvore dos códigos fonte e para quem tem uma grande necessidade de estar extremamente ``atualizado''.

  2. Membros do grupo do FreeBSD que são testadores ativos, com disposição de gastar tempo resolvendo problemas para certificar-se que o FreeBSD-CURRENT permaneça o mais utilizável possível. Também existem pessoas que desejam dar pequenas sugestões em mudanças e nas direções gerais do FreeBSD, e submeter correções para implementá-las.

  3. Aqueles que simplesmente querem observar as coisas, ou usar os fontes com o propósito de referência (e.g. para leitura, e não execução). Estas pessoas também fazem comentários ocasionais ou contribuem com código.

21.2.1.3. O que o FreeBSD-CURRENT Não é?

  1. Um atalho para ter um gostinho da versão que está para ser liberada só porque você ouviu falar de alguma funcionalidade legal que está lá e você quer ser o primeiro na sua rua a tê-la. Ser o primeiro a ter as novas funcionalidades siginifica ser o primeiro a ter os novos bugs.

  2. Uma maneira rápida de pegar correções de bugs. Qualquer versão do FreeBSD-CURRENT é passível de introduzir novos bugs assim como corrigir os existentes.

  3. ``Oficialmente suportado''. Nós fazemos o melhor para verdadeiramete ajudar as pessoas em um dos 3 grupos ``legítimos'' do FreeBSD-CURRENT, mas nós simplesmente Não temos tempo para oferecer suporte técnico. Isto não é porque nós somos pessoas mesquinhas e nojentas que não gostam de ajudar os outros se fossemos nem estariamos fazendo o FreeBSD). Nós simplesmente não podemos responder centenas de mensagens por dia e trabalhar no FreeBSD! Entre melhorar o FreeBSD e responder centenas de mensagens sobre código experimental, os desenvolvedores optaram pela primeira.

21.2.1.4. Usando o FreeBSD-CURRENT

  1. Entre nas listas freebsd-current e cvs-all. Isto não é apenas uma boa idéia, é essencial . Se você não está na lista freebsd-current, não verá os comentários que as pessoas estão fazendo a respeito do estado atual do sistema, desta forma você provavelmente vai acabar enfrentando um monte de problemas que outros já encontraram e solucionaram. Ainda mais importante, você perderá boletins importantes que podem ser críticos para que seu sistema continue saudável.

    A lista cvs-all permitirá que você veja o log de cada mudança submetida tão logo elas estejam sendo feitas e informações sobre possíveis efeitos colaterais.

    Para entrar nestas listas, ou qualuer outra disponível, vá em http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo e clique na lista que você deseja assinar. Instruções para o restante do procedimento estão disponíveis lá também.

  2. Pegue os fontes de um dos sites espelho do FreeBSD. . Você pode fazer isso de duas maneiras:

    1. Use o programa cvsup com o arquivo supfile de nome standard-supfile disponível em /usr/share/examples/cvsup. Este é o método mais recomendado, uma vez que permite a você pegar toda a coleção uma vez e a partir daí pegar apenas as atualizações. Muitas pessoas executam o cvsup a partir do cron e mantém seus fontes atualizados automáticamente. Você precisa customizar o arquivo supfile de exemplo, e configurar o cvsup para o seu ambiente.

    2. Use o aplicativo CTM. Se você possui uma péssima conectividade (conexões muito caras ou apenas endereço eletrônico) o CTM é uma opção. Entretanto, é um pouco problemático, podendo te dar arquivos corrompidos. Isto leva este aplicativo a ser raramente usado, o que aumenta a chance do mesmo não funcionar por longos períodos de tempo. Recomendamos o uso do CVSup para qualquer um que tenha um modem de 9600 bps ou uma conexão mais rápida.

  3. Se você está pegando os fontes para executar, e não apenas para olhar, então pegue todo o FreeBSD-CURRENT, e não apenas algumas partes. A razão para isto é que várias partes dos fontes dependem de atualizações em outros lugares, e tenta compilar apenas um subconjunto é uma quase garantia que você vai ter problemas.

    Antes de compilar o FreeBSD-CURRENT, leia o arquivo Makefile em /usr/src cuidadosamente. Você deve executar o make world na primeira parte como parte do processo de atualização. Ler o lista de discussão FreeBSD-CURRENT e o arquivo /usr/src/UPDATING manterá você atualizado para outros processos de início que algumas vezes se fazem necessários ao caminharmos para uma próxima versão.

  4. Seja ativo! Se você está executando o FreeBSD-CURRENT, queremos saber o que você tem a dizer sobre ele, especialmente se você tem sugestões para melhoras ou conserto para problemas. Sugestões junto com código são recebidas de forma muito entusiasmada!

21.2.2. Permanecendo Estável com o FreeBSD

21.2.2.1. O que é o FreeBSD-STABLE?

FreeBSD-STABLE é a nossa árvore de desenvolvimento vindas de versões principais. Mudanças acontecem nesta árvore de maneira diferente, e com a suposição geral de que foram previamente feitas no FreeBSD-CURRENT em caráter de teste. Esta ainda é uma árvore de desenvolvimento, entretanto, e isto pode significar a qualquer momento, os fontes do FreeBSD-STABLE podem ou não ser adequados para um propósito particular. Esta é simplesmente outra faixa de engenharia de desenvolvimento, não uma fonte para usuários finais.

21.2.2.2. Quem Precisa do FreeBSD-STABLE?

Se você está interessado em acompanhar ou contribuir com o processo de desenvolvimento do FreeBSD, então você deve considerar o FreeBSD-STABLE.

Sendo verdadeiro o fato de que consertos de segurança também sejam implementados na árvore do FreeBSD-STABLE você não precisa acompanhar o FreeBSD-STABLE para fazer isso. Cada boletim de segurança para o FreeBSD explica como consertar o problema para cada versão afetada [1] , e acompanhar uma árvore de desenvolvimento inteira apenas por razões de segurança é passível de trazer para a sua máquina uma série de mudanças indesejáveis também.

Embora nós nos esforcemos para ter certeza de que a árvore FreeBSD-STABLE compile e execute sempre, isto não pode ser garantido. Além disso, enquanto o código é escrito no FreeBSD-CURRENT antes de ser incluido no FreeBSD-STABLE, mais pessoas executam o FreeBSD-STABLE do que o FreeBSD-CURRENT, então é inevitável que algumas vezes serão encotradas falhas no FreeBSD-STABLE que aparentemente não estão no FreeBSD-CURRENT.

Por estas razões, nós não recomendamos que você siga cegamente o FreeBSD-STABLE, e é particularmente importante que você não atualize qualquer servidor em produção para o FreeBSD-STABLE sem antes fazer um teste completo no código em seu ambiente de desenvolvimento.

Se você não possui recursos para fazer isso nós recomendamos que você execute a versão ``release'' mais recente do FreeBSD, e utlize o mecanismo de atualização binário para se atualizar de ``release'' em ``release''.

21.2.2.3. Usando o FreeBSD-STABLE

  1. Entre na lista freebsd-stable. Isto vai te manter informado sobre as dependências de compilação que podem surgir no FreeBSD-STABLE ou quaisquer outros problemas que necessitem de atenção especial. Os desenvolvedores farão anúncios nesta lista quando estiverem vendo algum conserto ou atualização controversa, oferecendo aos usuários a chance de responder se possuem algo a dizer a respeito desta mudança proposta.

    A lista cvs-all permitirá que você acompanhe a entrada de submissão de log para cada mudança na medida que forem sendo feitas e informações pertinentes sobre possíveis efeitos colaterais.

    Para entrar nestas listas, ou uma das outras disponíveis, vá em http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo e clique na lista em que deseja se cadastrar. Instruções para o restante do procedimento estão lá.

  2. Se você está instalando um novo sistema e quer que ele seja o mais estável possível, você pode simplesmente pegar o último código compilado de ftp://releng4.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/ e instalar como qualquer outra release.

    Se você já está executando uma versão anterior do FreeBSD e deseja atualizá-la através dos fontes você pode fazer isso com facilidade a partir dos sites espelho do FreeBSD. Isto pode ser feito de duas maneiras:

    1. Use o programa cvsup com o arquivo supfile de nome stable-supfile do diretório /usr/share/examples/cvsup. Este é o método mais recomendado, uma vez que permite que você pegue toda a coleção de fontes uma única vez e, daí em diante, pegar somente o que foi modificado. Muitas pessoas executam o cvsup a partir do cron para manter seus fontes atualizados automaticamente. Você precisa customizar o arquivo supfile de exemplo acima, e configurar o cvsup para o seu ambiente.

    2. Use o CTM. Se você não possui uma conexão rápida e barata com a Internet, este é o método que você deve considerar.

  3. Essencialmente, se você precisa de acesso rápido sob demanda aos fontes e a banda de comunicação não é problema, use o cvsup ou o ftp. Se não, use o CTM.

  4. Antes de compilar o FreeBSD-STABLE, leia o arquivo Makefile em /usr/src cuidadosamente. Você deve executar um make world na primeira vez como parte do processo de atualização. A leitura da lista lista de discussão FreeBSD-STABLE e do arquivo /usr/src/UPDATING manterá você atualizado em outros processos iniciais que algumas vezes podem ser necessários para mover-se para a próxima release.

Notas

[1]

Isto não é completamente verdadeiro. Nós não podemos dar suporte para versões antigas do FreeBSD para sempre, por favor veja http://www.FreeBSD.org/security/.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.