Uma das ferramentas mais úteis no FreeBSD é o cron(8). O utilitário cron roda em segundo plano e constantemente verifica o arquivo /etc/crontab. Ele também verifica o diretório /var/cron/tabs na procura novos arquivos do tipo crontab. Estes arquivos crontab armazenam informações específicas sobre funções que o cron é designado a desempenhar em algumas ocasiões.
Vamos dar uma olhada no arquivo /etc/crontab:
# /etc/crontab - root's crontab for FreeBSD # # $FreeBSD: src/etc/crontab,v 1.32 2002/11/22 16:13:39 tom Exp $ ## SHELL=/bin/sh PATH=/etc:/bin:/sbin:/usr/bin:/usr/sbin
HOME=/var/log # # #minute hour mday month wday who command
# # */5 * * * * root /usr/libexec/atrun
![]()
Comandos podem ter qualquer número de parâmetros passados à eles mesmos; entretando, comandos que se extendem à várias linhas devem ser quebrados com o caracter contrabarra ``\''.
Esta é a configuração básica para todo arquivo crontab, embora exista algo diferente a respeito deste. O campo número seis, onde é especificado o nome de usuário, que existe somente no arquivo /etc/crontab. Este arquivo deve ser omitido para arquivos crontab individuais de usuários.
Para instalar sua recém-escrita crontab, basta usar o utilitário crontab. O uso mais comum é:
# crontab arquivo-crontab
Existe também uma opção para listar os arquivos crontab instalados, basta passar a opção -l para o crontab e observar a saída do comando.
Usuários que desejem começar seu próprio arquivo crontab do zero, sem usar um exemplo, podem usar crontab -e. Este comando invocará o editor com um arquivo vazio. Quando o arquivo for gravado será automaticamente instalado pelo comando crontab.
Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.
Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.