7.6. Init: Inicialização do controle de processos

Uma vez que o kernel termina a inicialização, isto passa para controle dos processos do usuário init(8), que é localizado no /sbin/init, ou o caminho do programa especificado em init_path variável dentro da inicialização.

7.6.1. Sequência automática da Reinicialização

A sequência da reinicialização automática certifica-se que o sistema de arquivos disponíveis sobre o sistema são consistentes. Se eles não são, fsck(8) e não podem reparar as inconsistências, init(8) deixe o sistema em modo mono-usuário para que o administrador do sistema tome cuidado dos problemas diretamente.

7.6.2. Modo Mono-usuário

Este modo pode ser acessado automaticamente na sequência da reinicialização , ou pelo usuário na inicialização com a opção -s ou setando a variável boot_single dentro do loader.

Isto pode ser utilizado chamando shutdown(8) sem utilizar as opções de rebootar (-r) ou parar (-h), do modo multi-usuário .

Se o console do sistema for setada para insecure em /etc/ttys, então o sistema alerta para a senha de root antes de inicializar em modo mono-usuário.

Exemplo 7-3. Um Console Insecure em /etc/ttys

# name  getty                           type    status          comments
#
# If console is marked "insecure", then init will ask for the root password
# when going to single-user mode.
console none                            unknown off insecure

Nota: Um console insecure significa que você considera sua segurança física para a console ser insecure, e quer certificar que somente álguem que saiba a senha de root pode usar o modo mono-usuário, e isto não significa que você pode rodar sua console insecurely. Assim, se você quiser segurança, escolha insecure, não secure.

7.6.3. Modo Multi-Usuário

Se init(8) encontra seus arquivos de sistema em ordem, ou uma vez que o usuário terminou em modo mono-usuário, o sistema entra em modo multi-usuário, onde começa a configuração dos recursos do sistema.

7.6.3.1. Configuração de recursos (rc)

O sistema de configuração de recurso lê as configurações padrões do /etc/defaults/rc.conf, e o sistema especifica detalhes do /etc/rc.conf, e então procede a montagem do sistema de arquivos mencionados em /etc/fstab, iniciando os serviços de rede, inicializando vários daemons do sistema, e finalmente executando os scripts de inicialização de pacotes instalados localmente.

A página do manual rc(8) é uma boa referência para a configuração de recursos do sistema, como são examinados os scripts.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.