Tabela de conteúdos
XnView - Organizando e ajustando fotos
fotografia → XnView - Organizando e ajustando fotos |
O XnView é um programinha bem prático para organizar suas fotos no seu computador e fazer alguns ajustes básicos, como ajuste de cor, brilho, tamanho e orientação de suas fotos. Ele tem também uma série de filtros para transformações mais complexas ou artísticas, mas vou tentar passar uma introdução baseada em alguns exemplos de uso simples.
Ele está disponível em seu site oficial mas para usar a versão para Windows eu recomendo o XnView Portable. Ele tem versões para Linux também (veja neste PPA para *buntu), mas para usar no FreeBSD eu acabei optando por usar o emulador de Windows com a versão portátil para Windows. Funciona bem.
Essa não é uma ferramenta avançada, como um GIMP, Photoshop ou Lightroom, mas tem a grande vantagem de ser gratuita e simples para quem está iniciando. Você terá mais facilidade para usá-la e não precisará gastar uma grana ou fazer pirataria (lembre-se que isso é crime!).
Introdução
A aparência geral do programa pode ser vista na figura abaixo. No lado esquerdo um painel de navegação (vermelho) onde podemos escolher uma pasta no disco com as imagens que queremos trabalhar. Para esse painel podemos também arrastar imagens para movê-las no disco de uma pasta para outra, selecionando-as no painel direito (verde), onde elas aparecem.
No painel direito (verde) podemos escolher como ver as imagens. Para isso clicamos no botão apontado com a seta laranja. Experimente as várias opções.
Ao selecionar um arquivo ele aparece no painel inferior direito (azul). Esse painel pode ser redimensionado, ampliando ou reduzindo o tamanho da imagem através do deslocamento da divisão apontada pela seta rosa. Nesse painel podemos ainda ver outras coisas além da imagem, como por exemplo as informações da foto, clicando na aba EXIF.
Colocando a ferramenta em português
O XnView está traduzido em várias línguas, inclusive o Português Brasileiro. Para colocá-lo neste idioma faça o seguinte:
- Vá no menu Tools / Options ou aperte a tecla F12
- Na janela que se abriu clique em “Interface” no menu à esquerda
- À direita a primeira opção é a “Language”, onde você deve escolher “Português (Brasil)”
- Ao clicar em OK você já retornará ao programa com ele traduzido
Quando essa tutorial foi construído ainda não tinha sido levantada essa possibilidade de tradução da ferramenta, então vários tópicos estão ainda com a instrução para a interface em inglês.
Girando fotos
Girar fotos por si só é simples. O que é interessante no XnView é a possibildade de fazer isso com várias fotos de uma vez.
- Selecione todas as fotos que vai girar para o mesmo lado
- No botão “JPEG lossless transformations” escolha como quer que elas girem
- O programa pode dar um aviso, dê um ok e ele vai girar todas as fotos selecionadas para o sentido escolhido
Removendo ou reduzindo olhos vermelhos
Uma coisa muito comum em fotos é o famoso olho vermelho. Eles aparecem quando o flash direto reflete no fundo dos olhos para a câmera. Removê-los hoje em dia é muito fácil:
- Abra a imagem com olhos vermelhos no XnView
- Se necessário rode a roda do mouse para aumentar o zoom nos olhos
- Clique e arraste na imagem para selecionar os olhos ou um olho de cada vez
- Com a seleção realizada vá no menu “Imagem → Corrigir Olhos vermelhos” ou use o atalho Ctrl+E
- A seleção muito grande pode originar erros, como na figura abaixo
- Selecionando um olho de cada vez, com uma seleção bem menor, e fazendo a correção em duas etapas o resultado fica ótimo
- Basta então salvar a imagem seja no menu “Arquivo → Salvar” ou com o atalho Ctrl+S
Brilho, contraste, cor, exposição e balanço de branco
Muitas fotos aparentemente mal tiradas podem ser melhoradas e em alguns casos ficam perfeitas. Fotos escuras, com cores estranhas podem ser melhoradas.
- Duplo-clicando numa foto no painel direito você abre a foto numa janela só dela e poderá ajustá-la
- Clicando no botão indicado na imagem abaixo você tem acesso às operações básicas mencionadas nesse tópico
- A opção mais prática dentre essas é a “Automatic levels”, que ajustará as cores e exposição (brilho, contraste) da foto. É um ajuste automático, que pode não funcionar sempre.
- Sempre que um ajuste falhar basta desfazer no menu Edit/Undo ou clicando Ctrl+z
- O contraste automático em “Automatic contrast” pode ser usado se quiser acertar só a exposição e não as cores. Não terá efeito se usado depois do ajuste dos níveis (Automatic levels).
- A opção “Brightness/Contrast/Gamma/Balance” te dará um controle mais fino dos ajustes.
- Em geral eu prefiro mexer no ajuste “Gamma” ao invés de brilho (Brightness) e contraste (Contrast).
- O ajuste de cores, onde podemos mexer no vermelho, verde e azul (Red, Green, Blue), nos permite acertar as cores da imagem. Se uma foto está avermelhada, basta diminuir o vermelho. Se está azulada, diminuímos o azul. Se quisermos botar ou tirar amarelo devemos mexer no vermelho e verde juntos. Com isso podemos acertar um balanço de branco feito incorretamente ou dar um toque artístico na foto.
Exemplo clareando uma imagem
imagem escura, inicialmente ajustada com “Automatic levels” e depois finalizada com ajuste de gamma e contraste.
Exemplo ajustando cores
Imagem original muito amarela. Ao marcar “Apply to image” já dá pra ver uma previsão na imagem maior no programa (não mostrado abaixo). Para diminuir o amarelo foram mexidas as cores vermelha (Red) e verde (Green) ao mesmo tempo. Ao diminuir cores a tendência é a imagem escurecer um pouco, daí compensei no Gamma. Ao invés dos três parâmetros poderia ter simplesmente aumentado o azul.
Fazendo foto preto e branco
- Usando escalas de cinza
- Ajustando o contraste
- Inserindo ruído
Recortando e girando uma foto
Uma tarefa muito comum quando vamos “conferir” nossas fotos é o reenquadramento. Nem sempre temos a visão de todas as possibilidades de encaixar a cena no quadro da foto quando estamos fotografando. É interessante como nosso cérebro é capaz de ignorar algumas coisas que depois, na foto em duas dimensões, realmente atrapalham e merecem ser removidas. O livro "Luz, Ciência e Magia" fala um pouco dessa questão da dificuldade de discernir, no momento da foto, exatamente como a foto ficará.
O XnView permite facilmente o corte com várias possibilidades de proporção e a rotação da foto, seja em passos “retos” de 90º, como já mencionado antes, seja em passos precisos de 0,01 graus.
Recortando Recortar te permite experimentar novos olhares sobre a cena na medida em que te apresenta novos enquadramentos. Para experimentá-los de fato efetive o corte e, se não gostar, desfaça a ação com o bom e velho Ctrl+Z.
- Clique no que seria o canto superior esquerdo da área que pretende marcar para cortar
- Mantendo o mouse apertado, arraste até o canto inferior direito.
Pronto, essa área será a nova foto após o recorte. Se estiver satisfeito basta clicar no botão que manda recortar a foto.
- Para recortar a foto com as mesmas proporções da foto original use a tecla de atalho 'd'
- Para usar seleção livre use a tecla de atalho 'a'
- Para alternar a área de corte entre as posições de pé e deitada use a tecla 'Tab'
- É possível definir um tamanho ou proporção fixa para a marcação do corte. Acesse o menu “Edit / Set selection size” ou o menu “Edit/Set selection ratio”, respectivamente.
Girando
- Para girar a foto livremente use o atalho Shift+o ou no menu o item “Image / Rotate / Custom”
- Recomendo marcar o “Auto crop” e o “Show grid”, mas vale experimentar com e sem as várias opções da janela
Efeitos diversos
- Pintura a óleo
- Colorizando
- Transforme em PB
- Altere as cores - ficará preto e outra cor
Organizando fotos
O XnView é também um navegador de pastas, como o Windows Explorer. Com ele você pode organizar suas fotos criando novas pastas, movendo fotos para elas e fazendo demais operações que tem por hábito fazer em um gerenciador de arquivos.
Mais do que uma dica de ferramenta, acho que a organização é uma questão de como criar pastas e uma estrutura que facilite encontrar o que você quer. Eu acabo lembrando do evento, assunto ou de datas, então gosto de organizar minhas fotos assim. Pare pra pensar um pouco em como você lembra de uma foto pra pensar em como organizar seus arquivos.
O que posso passar como dica genérica é que você organize pastas e sub-pastas, fazendo uma estrutura em árvore, de modo que não haja uma pasta com centenas de álbuns. Isso facilita muito. Minhas pastas tem, no primeiro nível, apenas o seguinte:
- Diversas
- Engenhocas
- Fotografia
- Festas_e_Eventos
- Viagens_e_Passeios
- Trabalho
Embaixo dessas pastas tenho mais de 200GB de fotos e vídeos de quase 10 anos de fotos. Embaixo dessas pastas ou eu coloco uma sub-categoria ou uma pasta por ano ou as duas coisas. Por exemplo, em “Viagens e Passeios” tem logo uma pasta por ano, 2010, 2011, 2012 e por aí vai. Além disso tem uma pasta pra cada viagem que costumo fazer rotineiramente. Por exemplo, Teresopolis é uma pasta ali, paralela às pastas dos anos. Debaixo da pasta Teresopolis tem então novamente pastas com os anos.
- Viagens_e_Passeios
- 2010
- 2011
- 2012
- Teresopolis
- 2010
- 2011
- 2012
As viagens não rotineiras ficam direto num álbum embaixo do ano correspondente. As viagens pra Teresópolis ficam em álbuns embaixo do ano que está sob a pasta Teresopolis.
Por fim nas pastas dos álbuns, pra que fiquem na ordem cronológica, eu boto a data invertida no início do nome: AAAAMMDD, onde AAAA é o ano com 4 dígitos, MM é o mês com 2 dígitos e DD é o dia com dois dígitos. Um exemplo de álbum então é:
- Viagens_e_Passeios/Teresopolis/2012/20120323-Clube
Este álbum guarda as fotos que fiz no clube no dia 23 de Março de 2012, quando fui à Teresópolis.
Costumo encontrar minhas fotos quando preciso.
Uma forma mais preciosista de registrar seria colocar uma descrição em cada foto ou em cada álbum. Eu, por exemplo, não consigo encontrar todas as fotos de por do sol que eu já fiz. Há ferramentas que permitem essa classificação, principalmente álbuns on-line, como o flickr ou picasa. Pode parecer um exagero, mas se você fizer isso só com suas fotos preferidas pode ser que não dê tanto trabalho como pensou num primeiro momento.
Redimensionando um conjunto de fotos
O mesmo que é sugerido aqui para rodar um grupo de fotos de uma vez pode ser usado para aplicar diversas transformações a um grupo de imagens.
- Posicione o programa na janela de navegação, na pasta onde estão as imagens que deseja redimensionar
- Selecione as imagens desejadas, usando Ctrl ou Shift + botão esquerdo do mouse.
- Com a tecla Ctrl pressionada, ao clicar com o botão do mouse você adiciona a nova imagem à seleção
- Com a tecla Shift pressionada, ao clicar numa nova imagem a seleção vai se estabelecer entre a imagem que estava selecionada antes e a nova imagem, incluindo todas as imagens entre elas.
- Com todas as fotos que quer redimensionar selecionadas clique no menu “Tools / Batch Processing” ou “Ferramentas / Converter”
- Na janela que se abriu, como sugestão marque “Usar caminho original (como saída)”
- Na opção “Substituir” escolha “Renomear” para não sobrescrever seus arquivos originais.
- Mude então para a aba “Transformações”
- Selecione o item “Imagem / Modificar” e clique no botão “Adicionar”
- Neste momento as opções de modificação se apresentam à direita. Dentre as várias opções as fundamentais são a definição do novo tamanho das imagens, seja percentual ou pelo número de pixels da largura e altura
- Feito isso basta clicar lá embaixo em “Seguir” para executar o redimensionamento das imagens
O processo pode demorar um pouco se foram selecionadas muitas imagens e se forem imagens grandes.
Abrindo a foto num editor avançado
O XnView pode abrir os arquivos em outro programa. Isso passa a ser útil no momento em que você começa a usar o XnView como navegador e gosta de usar outro programa para edições mais complexas. Editores como o GIMP ou Photoshop não tem navegadores integrados como o XnView. O Lightroom já possui.
Se quisermos, por exemplo, associar o GIMP (Gnu Image Manipulation Program) a uma tecla de atalho para levarmos a foto pra ele sempre que quisermos fazer uma edição mais elaborada da imagem, podemos fazer assim:
- Na tela de navegação do XnView clique com o botão direito do mouse sobre uma imagem
- No menu que se abre selecione “Abrir com / Adicionar Programa”
- Na janela que se abre, selecione o arquivo correspondente ao programa desejado
- Pra isso é preciso saber onde o programa está instalado e qual o arquivo pelo qual o programa é chamado
- Ao finalizar a seleção o programa será associado a uma tecla de atalho
- Caso não haja nenhum programa anteriormente selecionado, o programa assumirá o atalho Alt+1
Depois desse processo basta selecionar a imagem desejada e teclar Alt+1 ou selecionar o programa com o botão direito do mouse.