Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


wikando_em_10_minutos

O wiki tem uma linguagem de formatação própria, que tende a ser simples para ser acessível também a pessoas não técnicas. Vamos ver alguns tópicos que já permitirão ao novato iniciar sua colaboração em uns 10 minutos (ou coisa parecida).

  • Criando uma nova página

É só criar um link para uma página não existente e em seguida entrar neste link. Ao entrar no link o sistema te abrirá uma tela para começar a página do zero. A seguir falo sobre como criar este link. Observe que um link para uma página que ainda não existe fica em vermelho. Qualquer link vermelho já existente lhe permitirá criar a página correspondente ao clicar sobre ele.

  • Editando uma página já existente

Basta estar lendo uma página e clicar no link “editar”, na aba no topo da página. Isso abrirá a página para edição com o atual conteúdo dela com os “comandos” de formatação do wiki.

  • Sintaxe geral:
  • Lista de itens

Para criar uma lista de itens basta usar o asterisco “*” no início da linha (primeiro item na linha, sem espaços ou outras coisas antes).

  • Lista numérica

Para criar uma lista numerada basta usar o “#” ao invés do “*” mencionado acima. Por exemplo, se escrevermos a lista abaixo no código da página:

 # Primeiro Item
 # Próximo Item
 # Mais um Item

Ela aparecerá assim ao salvar a página

 1. Primeiro Item
 2. Próximo Item
 3. Mais um Item

* Links Para criar um link são usados os colchetes: <yamdwe_nowiki>0</yamdwe_nowiki>. Um link para uma página no próprio wiki usa dois colchetes de cada lado, já um link para um site na internet usa apenas um link, como mostra o exemplo:

 Um link interno para o próprio wiki, que permite criar nova página inclusive:
 Isso <__yamdwe_nowiki>1</__yamdwe_nowiki> apareceria assim: [[nova_pagina]]
 Um link para um site na internet:
 Isso <__yamdwe_nowiki>2</__yamdwe_nowiki> apareceria assim: [[http://www.xpto.com/|Texto que aparecerá]]

* Títulos Títulos são delimitados pelos sinais de igual: “=”. Se houver apenas um sinal de cada lado do título ele será de primeiro nível. Se colocarmos dois, será de segundo nível e assim por diante até o 5º nível. Um exemplo de escrita de um título de segundo nível:

 ==Título de Segundo Nível==

É necessário que o sinal de igual esteja no início da linha. Usualmente são usados os títulos de segundo ao quinto nível, pois o de primeiro nível se iguala ao título da página, que já aparece automaticamente.

Com essas dicas básicas já dá para fazer bastante coisa. Acesse a ajuda do sistema para mais informações, pois há ainda muitos detalhes sobre como escrever no Wiki. Se você levou mais de 10 minutos para ler isso me avise…

wikando_em_10_minutos.txt · Última modificação: 2007/08/03 09:51 por cartola