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-==Introdução==+====== Introdução ======
  
-Esse tutorial tem como propósito ser uma primeira introdução à modelagem 3D usando a [[Part Workbench|Bancada Part]] [[Image:Switch_PartWorkbench.JPG]] do FreeCAD. Ao finalizá-lo você deve estar apto a produzir modelos 3D simples usando primitivas, como cubos, cilindros, etc, com a técnica de modelagem chamada [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria_s%C3%B3lida_construtiva|Geometria Sólida Construtiva]] (ou Constructive Solid Geometry, CSG, em inglês). Uma outra maneira de criar modelos 3D é usando uma forma 2D, por exemplo, fazendo a extrusão dela ou revolução da forma 2D no espaço 3D. Para uma introdução nessa técnica, por favor acesse o tutorial irmão ''[[Creating_a_simple_part_with_PartDesign|Creating a simple part with PartDesign]]''. Esses dois tutoriais tem, intencionalmente, o mesmo modelo gerado, para apresentar ao iniciante uma experiência com a mão na massa nas duas diferentes técnicas e como são implementadas no FreeCAD.+Esse tutorial tem como propósito ser uma primeira introdução à modelagem 3D usando a [[Part Workbench|Bancada Part]] {{https://wiki.freecad.org/images/1/1a/Switch_PartWorkbench.JPG}} [[Image:Switch_PartWorkbench.JPG]] do FreeCAD. Ao finalizá-lo você deve estar apto a produzir modelos 3D simples usando primitivas, como cubos, cilindros, etc, com a técnica de modelagem chamada [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria_s%C3%B3lida_construtiva|Geometria Sólida Construtiva]] (ou Constructive Solid Geometry, CSG, em inglês). Uma outra maneira de criar modelos 3D é usando uma forma 2D, por exemplo, fazendo a extrusão dela ou revolução da forma 2D no espaço 3D. Para uma introdução nessa técnica, por favor acesse o tutorial irmão ''[[Creating_a_simple_part_with_PartDesign|Creating a simple part with PartDesign]]''. Esses dois tutoriais tem, intencionalmente, o mesmo modelo gerado, para apresentar ao iniciante uma experiência com a mão na massa nas duas diferentes técnicas e como são implementadas no FreeCAD.
  
 A definição das duas técnicas pode ser vista como estritamente dividida do ponto de vista semântico, no entanto, não há nada impedindo diretamente uma mistura delas ao criar modelos. Há algumas ressalvas a serem observadas ao misturar técnicas de modelagem, principalmente relacionadas a aspectos de como o FreeCAD é programado. Há um [[reating_a_simple_part_with_Draft_and_Part_WB|terceiro tutorial]], feito como uma primeira introdução a um exemplo de modelagem mista. Esse tutorial utiliza a '''Bancada Draft''' para criar um perfil 2D utilizado para extrudar um sólido na '''Bancada Part''' para fazer o mesmo modelo deste tutorial. A definição das duas técnicas pode ser vista como estritamente dividida do ponto de vista semântico, no entanto, não há nada impedindo diretamente uma mistura delas ao criar modelos. Há algumas ressalvas a serem observadas ao misturar técnicas de modelagem, principalmente relacionadas a aspectos de como o FreeCAD é programado. Há um [[reating_a_simple_part_with_Draft_and_Part_WB|terceiro tutorial]], feito como uma primeira introdução a um exemplo de modelagem mista. Esse tutorial utiliza a '''Bancada Draft''' para criar um perfil 2D utilizado para extrudar um sólido na '''Bancada Part''' para fazer o mesmo modelo deste tutorial.
  
-<!--T:4--> +Antes de começar, dê uma olhada em como '''[[Mouse_navigation|navegar]]''' no espaço 3D. Ao passar o mouse sobre o seletor de modo do mouse no canto inferior direito da janela do FreeCAD, dicas do modo atual de operação do mouse aparecem como na imagem abaixo.
-Before you start please have a look at how to '''[[Mouse_navigation|navigate]]''' in 3D spaceWhen hoovering over the mouse model selector in the lower right corner of the FreeCAD windowa cheat-sheet of the current mouse model appears as in the picture below.+
  
-</translate> +{{https://wiki.freecad.org/images/2/2c/T101pwb00-01_navi.png}}
-[[Image:T101pwb00-01_navi.png|center]] +
-<translate>+
  
-<!--T:5--> +Muitos novatos em programas CAD travam ao aprender o software. Se isso acontecer com vocêpor favorprocure mais informações na wiki ou no fórum - é provável que outras pessoas também tenham travado no mesmo ponto, então já pode existir uma resposta para a sua perguntaOu faça um post no fórum com suas perguntas ou descobertasO fórum possui vários tópicos onde os usuários obtém ajuda para concluir todo tipo de tarefaesses tópicos muitas vezes são semelhantes a tutoriais e frequentemente incluem ilustrações.
-Many newcomers to CAD programs get stuck while learning the software, if that happens to youplease go ahead and search the wiki or forum for further information – chances are that others also have been stuck on the same specific thing in the past so there is already an answer to your specific questionOr make a post on the forum with your questions or findingsThe forum has several threads where users are helped to complete all sorts of different tasksthose threads are often similar to tutorials, and often have specific illustrations included.+
  
-===The tutorial covers=== <!--T:6-->+====== O que esse tutorial cobre ======
  
-<!--T:7--> +  O modelo a ser criado 
-The model to make +  Usando da Bancada Part para criar e manipular os modelos primitivos 
-Using the Part Workbench to create and manipulate the primitive building blocks +  Alterando cor e transparência 
-Changing the color and transparency +  Um modo diferente de posicionar o buraco 
-A different way to locate the hole +  Tornando o furo um furo escareado (ou rebaixado) 
-Making the hole a countersunk hole +  Fazendo uma peça oca 
-Making a hollow piece +  Uma maneira diferente de posicionar o chanfro 
-A different way to position the chamfer +  Editando dimensões 
-Editing dimensions +  Organizando árvore ligeiramente diferente 
-Organizing the tree bit differently +  Finalizando
-Wrapping up+
  
-==The model to make== <!--T:8-->+======O modelo a ser criado======
  
-</translate> +{{https://wiki.freecad.org/images/thumb/c/ce/GGTuto1_Vue.PNG/372px-GGTuto1_Vue.PNG}} 
-[[Image:GGTuto1_Vue.PNG|center|372px]]+{{https://wiki.freecad.org/images/4/47/T101pwb01-02_dims.png}}
  
-[[Image:T101pwb01-02_dims.png|center]] +======Usando da Bancada Part para criar e manipular os modelos primitivos======
-<translate>+
  
-==Using the Part Workbench to create and manipulate the primitive building blocks== <!--T:9-->+Crie um novo documento e salve-o lodo com um novo nome. É uma boa prática garantir que você salve o documento em intervalos regulares ou antes de operações maiores. Em seguida, mude para a '''[[Part_Workbench|Bancada Part]]''' usando o [[Getting_started#Exploring_the_interface|seletor de bancadas]] (rotulado como 10 na imagem vinculada) ou indo para o menu {{MenuCommand|Vista → Bancada}}. O FreeCAD iniciará com as barras de ferramentas na parte superior, a 'Tela combinada' à esquerda e a vista 3D à direita.
  
-<!--T:10--> +===== Create the main solid block =====
-Create a new document and save it directly under a new name, it is good practice to make sure that you save the document at regular intervals, or just before larger operations. Then switch to the '''[[Part_Workbench|Part Workbench]]''' using either the [[Getting_started#Exploring_the_interface|workbench selector]] (labeled 10 in the linked image) or by going to the {{MenuCommand|View → Workbench}} menu. FreeCAD will start with toolbars at the top, the combo view to the left and the 3D view at the right.+
  
-===Create the main solid block=== <!--T:11--> 
  
-<!--T:12--> 
 Press [[Image:Part_Box.svg|24px|link=Part_Box]] [[Part_Box|Box]] to make a default solid cube. The cube appears in the [[3D_view|3D view]] and also as a new object in the [[Tree_view|Tree view]] in the sidebar. Press [[Image:Part_Box.svg|24px|link=Part_Box]] [[Part_Box|Box]] to make a default solid cube. The cube appears in the [[3D_view|3D view]] and also as a new object in the [[Tree_view|Tree view]] in the sidebar.
  
-<!--T:13--> 
 Press [[Image:Std_ViewIsometric.svg|24px|link=Std_ViewIsometric]] [[Std_ViewIsometric|Isometric]] to see the cube in 3D. Press [[Image:Std_ViewIsometric.svg|24px|link=Std_ViewIsometric]] [[Std_ViewIsometric|Isometric]] to see the cube in 3D.
  
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 <translate> <translate>
  
-<!--T:14--> 
 Select the cube in the [[Tree_view|Tree view]], it becomes green in the 3D view. Below the tree view you will now see that the cube by default is created with the dimensions '''Length x Width x Height''' as ''10 x 10 x 10 mm''. Change those dimensions to '''100 x 30 x 50''' as per the initial drawing of the model. Select the cube in the [[Tree_view|Tree view]], it becomes green in the 3D view. Below the tree view you will now see that the cube by default is created with the dimensions '''Length x Width x Height''' as ''10 x 10 x 10 mm''. Change those dimensions to '''100 x 30 x 50''' as per the initial drawing of the model.
  
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-<!--T:15--> 
 When changing a property, like ''Length'' through the spinbox, one can either enter the values, or use the scroll-wheel to tick values up or down. The arrows for ticking values up or down can of course also be used. In the right most picture above, the ''Height'' property is in edit mode, rolling the scroll wheel when the mouse is over that cell will change the value by one up or down. When changing a property, like ''Length'' through the spinbox, one can either enter the values, or use the scroll-wheel to tick values up or down. The arrows for ticking values up or down can of course also be used. In the right most picture above, the ''Height'' property is in edit mode, rolling the scroll wheel when the mouse is over that cell will change the value by one up or down.
  
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 <translate> <translate>
  
-===Create the fillet=== <!--T:17-->+====Crie o arredondamento==== 
 + 
 +Para criar o canto arredondado, na barra de ferramentas, clique em 'Filete' (ou 'Fillet'), o que abre o painel de tarefas para arredondamentos na 'Tela combinada' na lateral. Mude a caixa de seleção do raio para 20 mm e, em seguida, na vista 3D, selecione a borda na lateral superior à direita e clique em {{Button|OK}}.
  
-<!--T:18--> 
 To make the filleted corner, in the toolbar press [[Image:Part_Fillet.svg|24px|link=Part_Fillet]] '''[[Part_Fillet|Fillet]]''' which opens the ''task panel'' for fillets in the [[Combo_view|combo view]] to the side. Change the ''radius'' spinbox to 20 mm, then in the 3D view, select the width edge to the upper right and click {{Button|OK}}. To make the filleted corner, in the toolbar press [[Image:Part_Fillet.svg|24px|link=Part_Fillet]] '''[[Part_Fillet|Fillet]]''' which opens the ''task panel'' for fillets in the [[Combo_view|combo view]] to the side. Change the ''radius'' spinbox to 20 mm, then in the 3D view, select the width edge to the upper right and click {{Button|OK}}.
  
Linha 83: Linha 72:
 The ''task panel'' closes and you are back to the Tree view which now has a fillet object instead of the earlier cube. The ''task panel'' closes and you are back to the Tree view which now has a fillet object instead of the earlier cube.
  
-===Visibility of children=== <!--T:20-->+===Visibility of children===
  
 <!--T:21--> <!--T:21-->
Linha 92: Linha 81:
 <translate> <translate>
  
-===Create the chamfer=== <!--T:22-->+===Create the chamfer===
  
 <!--T:23--> <!--T:23-->
Linha 114: Linha 103:
 The same placement can be attained with other values as well, the simplest alternative example of a placement that is the same is an angle of +30 degrees and a y-axis of -1. The same placement can be attained with other values as well, the simplest alternative example of a placement that is the same is an angle of +30 degrees and a y-axis of -1.
  
-====Python console==== <!--T:27-->+====Python console====
  
 <!--T:28--> <!--T:28-->
tmp/tuto_freecad.1679251834.txt.gz · Última modificação: 2023/03/19 15:50 por cartola