Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ptgui

O PTGui é uma ferramenta comercial para a costura de fotos panorâmicas. É capaz de costurar panoramas da esfera visual completa, cobrindo 360×180º e pode gerar a publicação simples de um por vez para a Internet. Sua interface se assemelha bastante à interface do Hugin, um outro programa semelhante e gratuito (software livre).

Aparência global

ptgui-tela_inicial.jpg

A imagem acima mostra a janela que se abre ao iniciarmos o programa. Basicamente vemos uma janela de assistente, onde, com sorte, poderemos executar todos os passos para a criação da panorâmica de um local. Em termos globais os passos são os correspondentes aos botões vistos na figura: carregar as imagens (Load images), alinhar (Align images) e criar o panorama (Create panorama).

Costurando uma panorâmica

Carregando as imagens

O primeiro passo, independente de usarmos um fluxo básico ou avançado na ferramenta, será sempre carregar as fotos da panorâmica, o que pode ser feito clicando em “1. Load images…” Em seguida abre-se uma janela, escolhemos todos os arquivos da panorâmica e o PTGui pode abrir a janela “Camera / lens data (EXIF)”. Essa janela se abrirá caso as imagens não tenham as informações adequadas da lente. Nas imagens usadas nesse exemplo essas informações não estavam disponíveis pois foi usada uma lente manual, não detectada pela câmera. Foi necessário informar a distância focal da lente (6,5mm) e poderia ter sido necessário informar outros, como fator de corte e tamanho do sensor, mas essas informações estavam nos arquivos. O tipo de lente é uma informação fundamental. Basicamente é necessário conferir se o PTGui vai detectar automaticamente se a lente é ou não olho de peixe (fisheye), pois se essa informação estiver incorreta o programa pode não conseguir juntar as fotos.

No exemplo em questão optei por deixar a auto-detecção do tipo de lente (Lens type: Auto) e cliquei no OK.

ptgui-calibrar_lente.jpg

Depois devemos conferir, como pode ser visto na imagem acima, se a auto detecção funcionou. Na figura abaixo podemos ver que ficou tudo ok, pois a lente detectada foi uma fisheye e a lente realmente é desse tipo. Em caso de falha é possível desmarcar a detecção automática ali mesmo e providenciar a correta classificação da lente.

ptgui-calibrar_lente-conferindo_deteccao.jpg

Podemos observar ainda um alerta que aparece na imagem acima. É importante cortar (crop) a imagem, caso a mesma possua bordas pretas, o que é possível em lentes fisheye. Na imagem abaixo podemos ver um caso em que isso aconteceu.

ptgui-fisheye_photo.jpg

Apenas no centro da foto há informação da cena capturada. Todo o entorno ficou preto, sem imagem. Nesses casos é necessário ir na janela indicada e marcar a área útil da foto antes de prosseguir com o alinhamento do panorama.

A figura abaixo mostra como é a etapa de corte de fotos feitas com fisheye que deixaram borda preta.

É necessário ajustar o círculo que marca o corte. Essa marcação pode ainda ser feita uma única vez para todas as fotos, o que é feito por padrão, ou individualmente para cada foto. A marcação individual é menos comum. Seria necessária, por exemplo, caso fossem usadas lentes diferentes no panorama ou distâncias focais diferentes em cada tomada.

Alinhando a panorâmica

Se tudo estiver certo podemos então clicar no próximo passo “2. Align images…”. Esse passo pode demorar um pouco, dependendo da quantidade e tamanho das imagens carregadas. Ao final do alinhamento, em caso de sucesso, o PTGui abrirá a janela de edição do panorama “Panorama Editor”, vista na figura abaixo, com a pré-visualização da montagem final. Note que o formato padrão usado pelo PTGui, e por todas as outras ferramentas de costura de panoramas, é a projeção equirretangular. Essa projeção é capaz de mostrar toda a esfera visual numa imagem plana. Ela lembra muito a projeção de um mapa do mundo, quando mostrado num plano. As projeções de mapas, porém, sã normalmente projeções “mercator”, muito parecidas com a equirretangular. A parte horizontal central ficará “legível” e as partes horizontais superior e inferior ficarão bem distorcidas.

ptgui-editor_de_panorama.jpg

Gerando a panorâmica

Na pré-visualização podemos analisar como ficará o resultado final. Se estivermos satisfeitos, basta então clicar no botão “3. Create panorama…” para salvar a imagem final equirretangular. Depois disso podemos conferir a imagem mais de perto e ajustar pequenos erros num editor de imagens avançado, se necessário.

Após gerar a equirretangular podemos navegar pelo panorama usando um visualizador, como o Panini ou o Deval VR.

Outra forma de checar é abrir a imagem em um editor como Photoshop ou GIMP e colocar a imagem em zoom 100% para verificar as junções.

Resolução de problemas

  • Máscaras
  • Reposicionando
  • Nivelando
  • Pontos de Controle Manuais
ptgui.txt · Última modificação: 2013/09/06 10:23 por cartola