Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kdenlive:exemplos

5. Editando com o Kdenlive Através de Exemplos

Minha ideia é que esse tutorial seja construído a partir de exemplos práticos que vão apresentando uma a uma as diversas funcionalidades do Kdenlive. A partir daí o leitor poderá extrapolar os exemplos e juntá-los para fazer uma edição de vídeo completa.

5.1. Desassociando o áudio do vídeo

Separar o áudio do vídeo na linha do tempo pode servir para organizar melhor as coisas ou simplesmente para deixar aquele clipe específico mudo. É possível deixar a trilha inteira muda, mas se você quiser que apenas um vídeo da trilha fique mudo, esse é um dos meios de conseguir isso. Uma situação em que isso pode ser necessário é quando temos o áudio gravado separadamente e não vamos usar o áudio que veio com o arquivo de vídeo. Note, porém, que o áudio do arquivo do vídeo pode ser usado para sincronizar o áudio separado ou o áudio tratado, portanto pode ser melhor não fazer isso se você quiser tentar esse método de sincronização, mostrado mais adiante. Outra situação é o caso em que você quer cortar um pedaço do áudio num ponto, mantendo o resto.

  • clique com o botão direito do mouse sobre a trilha de vídeo desejada,
  • escolha a opção “Dividir áudio” do menu que aparece (ou “Split audio” em inglês),
  • note que a trilha de áudio correspondente ao vídeo já aparece na primeira trilha de áudio disponível na linha do tempo,
  • as trilhas de áudio e vídeo resultantes ficam agrupadas e, para trabalhar com elas separadamente é preciso desagrupá-las:
    • clique com o botão direito do mouse sobre a trilha de áudio ou de vídeo,
    • escolha a opção “Desagrupar clipes”,
  • finalmente as trilhas estão isoladas e podem ser tratadas separadamente

Veja aqui um vídeo tutorial mostrando outro procedimento, um pouco mais prático, pra separar o áudio no Kdenlive. Se o objetivo for obter o áudio para edição num editor específico, este método é mais indicado:

kdenlive_separando_audio.jpg

5.2. Cortando trechos

Aqui um vídeo mostrando algumas ferramentas básicas do Kdenlive, como corte, seleção e movimentação dos clipes na linha do tempo. Não deixe de ler o material depois, que não foi feito com base no vídeo (nem vice-versa).

kdenlive_ferramentas_basicas.jpg

Para mostrar o corte de trechos vamos introduzir a ferramenta “navalha”, o agrupamento de clipes e o conceito de zoom na linha de tempo.

  1. A ferramenta “navalha”:
  • Essa ferramenta, quando ativa, fará com que um clipe seja cortado quando clicarmos nele,
  • Ela muda o comportamento do mouse. O mouse dentro do Kdenlive pode ser usado para selecionar, cortar ou alterar o tamanho de um clipe e para cada uma dessas funções o Kdenlive criou uma ferramenta. É como se o mouse se encontrasse em modos de operação distintos quando optamos por uma delas.
  • Três formas de acessar a ferramenta “navalha”:
  1. o ícone dela é na verdade uma tesoura. Mantive o nome “navalha” por que foi essa a tradução que fizeram e esse é o nome que aparece ao posicionarmos o mouse sobre ela. Vejam na figura 5.1 onde a ferramenta pode ser acessada pelo seu ícone,

kdenlive-botao_ferramenta_navalha.jpg

  1. outro meio de acessá-la é pelo menu “Ferramentas / Navalha”, como mostrado na figura 5.2,
  2. o terceiro meio de ativá-la, e o que eu prefiro, é usando a tecla de atalho “X”, como mostrado ao lado da própria opção de menu mostrada na figura 5.2.

kdenlive-menu_ferramentas_navalha.jpg

  

  - Agrupamento de clipes:

      * Agrupar clipes pode ser útil para cortar vários clipes no mesmo ponto e ao mesmo tempo:
      * com a ferramenta de seleção ativada (e não a navalha) clique num clipe,
      * em seguida clique em outro com a tecla "Shift" pressionada e repita isso para quantos clipes forem necessários,
      * clique em um dos clipes com o botão direito do mouse e selecione a opção "Agrupar clipes",
      * a partir deste momento os clipes estarão associados e as operações serão feitas em todos ao mesmo tempo,
      * o objetivo aqui é que o corte seja feito no mesmo ponto, por exemplo para áudios e vídeos que estejam sincronizados, mantendo-os assim.

  - Zoom na linha de tempo:

      * Para facilitar o corte de clipes pode ser necessário aumentar o nível de detalhes que vemos na linha do tempo, permitindo um corte mais preciso.
      * O zoom vai manter o cursor da linha do tempo aparecendo na tela. O cursor pode ser visto apontado pelo número 1 na figura 5.3,
      * posicione o cursor onde quer dar o zoom, clicando sobre a linha de tempo com o mouse no "modo seleção",
      * em seguida aumente o zoom clicando no sinal positivo "+" na régua de zoom apontada pelo número 2 na figura 5.3,
      * outra maneira é arrastar a pequena bola na própria régua de zoom com o mouse,
      * alternativamente você pode dar o zoom rodando a roda do mouse com a tecla "Ctrl" do teclado pressionada.

kdenlive-zoom_linha_tempo.jpg

Depois disso tudo explicado cortar fica muito simples:

  • posicionamos o cursor onde desejamos cortar na linha do tempo,
  • ajustamos o zoom adequadamente de acordo com a precisão necessária para o corte que queremos fazer,
  • ativamos a ferramenta “navalha”,
  • clicamos com o mouse no ponto de corte desejado, onde colocamos o cursor.

O uso do cursor nos permite uma posição precisa, pois podemos ver na tela de previsão e ouvir exatamente o que se passa, deixando a cena no frame desejado. Ao clicarmos com a navalha sobre o cursor, mesmo que não tenhamos clicado exatamente sobre ele, o Kdenlive entenderá que queremos cortar nele e fará isso.

5.2.1. Cortando apenas áudio

Em diversas situações pode ser interessante cortar apenas um trecho do áudio. Se sua intenção é fazer um vídeo com um ar mais profissional isso pode ser útil, por exemplo, para remover engasgos, ruídos ou outros sons indesejáveis. Se seu áudio está junto do vídeo, veja antes como separá-los na seção 5.1. Desassociando o áudio do vídeo.

Para suprimir um trecho de áudio indesejado, talvez seja necessário cortá-lo em dois pontos. Feito isso você pode selecionar o trecho e simplesmente apertar a tecla “Delete” do teclado. Veja na figura 5.4 um trecho já cortado e selecionado e em seguida, na figura 5.5, o espaço deixado após removê-lo.

kdenlive-trecho_audio_cortado_selecionado.jpg kdenlive-trecho_audio_removido.jpg

5.2.2. Atração

Para facilitar a nossa vida ou Kdenlive usa o recurso de “atração” de elementos por pontos específicos da linha do tempo. Por exemplo, ao arrastarmos um clipe pela sua trilha podemos notar que ele dá uma paradinha em alguns pontos. Ele vai dar essa “paradinha” em início ou fim de elementos (clipes ou transições) em outras trilhas, na posição do cursor da linha do tempo e no início ou fim da região selecionada. Isso facilita, por exemplo, o corte que acabamos de ver. Ao clicar perto do cursor posicionado onde queremos cortar, por mais que não cliquemos com tanta precisão, o clique será “atraído” pelo cursor, fazendo o corte nele. Você pode demorar um pouquinho pra se acostumar com que parte da tesoura deve colocar sobre o cursor, mas com o tempo a coisa vai ficando cada vez mais fácil e intuitiva.

5.3. Transição suave entre dois vídeos

  • posicione seus vídeos em trilhas distintas com alguma sobreposição entre eles. Você poderá ver, na linha de tempo, o tamanho em segundos dessa sobreposição.
  • com o mouse sobre o canto inferior do vídeo de cima aparecerá uma área verde em movimento. Ela indica a inclusão de uma transição, como nostrado na figura abaixo. Clique nela,

  • o padrão é uma transição do tipo “Dissolver”, que já fará a transição suave entre as duas cenas
  • outra maneira de inserir a transição é clicar com o botão direito do mouse sobre um dos vídeos e escolher a opção “Adicionar transição / Dissolver”,

Outra maneira elegante de fazer uma transição suave entre dois clipes, sem sobrepô-los, é usando fade in e out, o que é mostrado na próxima seção. Além disso veja o vídeo da seção sobre Títulos e Legendas, onde também falei de transições.

5.4. Fade in e fade out

Os efeitos que tem esses nomes no Kdenlive são efeitos de áudio

  • Fade in: o áudio vai do volume zerado até o volume normal
  • Fade out: o áudio vai do volume normal até sumir

Esses dois efeitos são inseridos a partir da lista dos efeitos abaixo de “Adicionar Efeito / Fade” clicando com o botão direito sobre um clipe, por exemplo. Abaixo desse menu encontram-se o “Fade in” e o “Fade out”, que podem ser aplicados sobre um clipe de áudio.

Existem também efeitos de fade para vídeo. Eles estão sob o mesmo menu e chamam-se:

  • Fade a partir do preto: faz o vídeo aparecer a partir de uma tela preta
  • Fade para o preto: faz o vídeo ir apagando para uma tela preta

5.5. Salve seu projeto

Depois desses primeiros pequenos exemplos já vale a pena chamar sua atenção para a necessidade de salvar o projeto. Eu alias recomendo isso em qualquer ferramenta. Salve o arquivo de tempos em tempos. Mesmo que o programa faça isso de tempos em tempos esse hábito nunca é demais.

O Kdenlive salva projetos por padrão no diretório kdenlive dentro do diretório do seu usuário. Talvez seja uma boa ideia manter esse local, apenas dando um nome adequado para seu projeto.

Note que “Salvar o Projeto” não gera o vídeo final, com as transformações que fizemos. Para gerar esse vídeo temos que “Renderizar” o projeto e veremos isso mais adiante.

5.6. Ajustando cores num vídeo

5.7. Câmera rápida e câmera lenta

5.8. Animação via //keyframe//

O termo keyframe vem do inglês e é composto de duas partes:

  • key = chave
  • frame = quadro

Em outras palavras é um quadro especial, um quadro chave para o nosso propósito, que é fazer uma animação no vídeo. Como muitos sabem, um vídeo é uma sequência de quadros ou fotos. Normalmente chamamos de quadros e inclusive a velocidade com que esses quadros são trocados é que definem um parâmetro muito importante de um vídeo, a sua taxa de quadros por segundo, normalmente referida como FPS, do inglês Frames Per Second, ou quadros por segundo.

A animação que podemos fazer consiste, no caso mostrado aqui, em movimentar e redimensionar o vídeo. Para isso precisamos definir a posição e tamanho do vídeo em cada ponto estratégico e o programa fará a transição do movimento e redimensionamento entre esses pontos. Esses pontos estratégicos é que são os keyframes e os chamaremos assim a partir de agora.

Inicialmente temos que selecionar o vídeo que queremos animar:

  • clique no vídeo com o mouse no modo de seleção
  • clique com o botão direito e procure “Efeitos / Aparar e transformar / Pan e zoom”

Com isso o efeito está aplicado ao vídeo. Agora é preciso configurá-lo.

  • Definindo o ponto para acrescentar novo keyframe
  • Navegando entre keyframes

Fade in e Fade out em vídeo

Isso se consegue através da configuração da transição. Colocamos uma transição sobre todo a trilha de um vídeo que está sobre o outro, configuramos ela como “Composto” e usamos a opacidade e keyframes para fazer o vídeo surgir e sumir aos poucos, dando o efeito de “fade”.

5.9. Colocando Títulos e Legendas

O uso de textos num vídeo é algo bem cotidiano, seja para a colocação de títulos, créditos, legendas ou outras informações necessárias. Aqui um vídeo mostrando como lidar com o elemento de texto, chamado de Clipe de Tìtulo no Kdenlive, dando um exemplo para a colocação de títulos no vídeo.

kdenlive_titulos.jpg

5.10. Tapando buracos ou objetos indesejados na composição

5.11. Dicas Práticas de Uso

  • Desabilitando efeitos para melhor pré-visualização
  • Revertendo / recarregando o próprio arquivo
  • Salvando e carregando efeitos muito usados
  • Colocando o cursor nos pontos iniciais e finais
  • Colocando itens colados no cursor
  • Ao arrastar o início ou fim de um trecho de vídeo mudamos a linha de corte do mesmo. Exemplo: troquei um vídeo por outro.

5.12. Gerando o vídeo final

5.13. Levando o trabalho para outro computador

Outros

Estabilização de imagens

kdenlive/exemplos.txt · Última modificação: 2016/04/11 14:36 por cartola