Composição é o termo usado para a criação da cena fotografada ou a técnica usada para enquadrar ou organizar os elementos fotografados, principalmente o objeto principal.
Fotografar não é só apontar e clicar. A cena pode ser completamente criada pelo fotógrafo ou, quando isso não acontece, pode ser completamente enquadrada por ele. Um dos primeiros passos e possivelmente o mais importante é a definição do objeto principal: o que eu estou fotografando? A partir daí o fotógrafo vai escolher ângulos, em que ponto esse objeto estará no quadro da foto, quanto esse objeto ocupará na foto, que outras coisas aparecerão na foto e como. O processo de analisar essas variáveis e possibilidades, decidindo por fim como a foto ficará é chamado de composição.
Como é um processo com muita subjetividade e muitas possibilidades é comum encontrar vários termos e técnicas diferentes em várias documentações. A “Regra dos terços” é, talvez, a técnica mais difundida, mais unanime e encontrada em todos os tutoriais sobre composição.
Apesar de serem chamadas de “regras” ou “técnicas”, como qualquer forma de expressão, a fotografia deve ser livre e expressar o que o autor desejar. O que é interessante é que o fotógrafo realmente dispenda um tempo analisando as possibilidades de como poderia ser feita a foto e que decida conscientemente, tornando a foto algo realmente de sua autoria e não apenas uma obra do acaso. Procure tomar as dicas aqui como dicas e sugestões, mas sinta-se à vontade para desrespeitá-las.
- Primeiro defina objeto principal: o que você está fotografando?
- Depois comece a pensar então de quais maneiras diferentes o que está sendo fotografado pode aparecer na foto
Muitas regras são baseadas na experiência de quais fotos agradam um maior número de pessoas, o que não impede que se faça diferente. Vou listar aqui o que achei de mais interessante:
Regras dos terços
Algumas câmeras inclusive permitem dividir o visor com linhas para ajudar nessa técnica. A ideia é que, posicionar o objeto principal ou pontos chave deste em terços da foto torna a visualização mais agradável. Veja exemplos. Quando fotografamos um rosto, por exemplo, os olhos podem estar a um terço da altura do topo da foto.
Geometria - Simetria
Exemplos
Geometria - Radial
Exemplos
Geometria - Ponto de fuga
Exemplos
Geometria - Diagonais
exemplos
Molduras
Exemplos (desprezar as molduras de porta-retratos)
Horizonte
Exemplos
Reflexos
Exemplos
Siuletas
Exemplos
Sombras
Exemplos