Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


instalando_o_panini

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
instalando_o_panini [2012/08/12 21:45] – Criou página com 'O software "Panini perspective tool" tem uma versão já um pouco antiga, 0.71.104, [http://sourceforge.net/projects/pvqt/ cujo código fonte está disponível no sourceforge nes…' cartolainstalando_o_panini [2018/09/18 09:29] (atual) cartola
Linha 1: Linha 1:
-O software "Panini perspective tool" tem uma versão já um pouco antiga, 0.71.104, [[http://sourceforge.net/projects/pvqt/|cujo código fonte está disponível no sourceforge neste link]]. Ele precisa ser compilado e tem algumas dependências, que, por estarem sendo constantemente atualizadas, acabam dificultando as vezes a compilação do bom e velho Panini.+~~NOTOC~~ 
 + 
 +====== Ubuntu 18.04 ====== 
 + 
 + 
 +[[https://github.com/lazarus-pkgs/panini|Nova versão disponível no github]]. 
 + 
 + 
 +===== Pré-requisitos ===== 
 + 
 + 
 +Podem existir outros que por ventura eu já tivesse instalado, notadamente do QT. 
 + 
 +<code>sudo apt-get install libqt5opengl5-dev</code> 
 + 
 + 
 +===== Compilando ===== 
 + 
 + 
 +<code>qmake panini.pro 
 +make</code> 
 + 
 +Depois disso o binário do Panini estará disponível e pode ser copiado sozinho para algum lugar de seu caminho de comandos ($PATH). 
 + 
 + 
 +======= Versão anterior dessa página ======= 
 + 
 + 
 +O software "Panini perspective tool" tem uma versão já um pouco antiga, 0.71.104, [[http://sourceforge.net/projects/pvqt/files/panini/|cujo código fonte está disponível no sourceforge neste link]]. Ele precisa ser compilado e tem algumas dependências, que, por estarem sendo constantemente atualizadas, acabam dificultando as vezes a compilação do bom e velho Panini.
  
  
Linha 5: Linha 33:
  
  
-Consegui terminar hoje (12/08/2012) a compilação com sucesso do camarada. Segue a receita de bolo:+Consegui terminar hoje (12/08/2012) a compilação com sucesso do visualizador Panini. 
 + 
 +Algum tempo depois descobri que ainda são mantidos pacotes para ubuntu em um repositório alternativo que viabiliza a instalação direta do software sem precisar compilar. Separo então abaixo os passos para a instalação do pacote e para a compilação. 
 + 
 + 
 +===== Instalação via pacote ===== 
 + 
 + 
 +Os pacotes são [[https://launchpad.net/~hugin/+archive/hugin-builds|mantidos aqui]], onde há instruções em inglês para a instalação, que tento passar aqui em português: 
 + 
 +  *  Adicione o repositório ppa:hugin/hugin-builds às fontes de pacote do seu sistema 
 +    *  Uma maneira de fazer isso é pela linha de comandos: 
 +      *  sudo add-apt-repository ppa:hugin/hugin-builds 
 +      *  sudo apt-get update 
 +      *  sudo apt-get panini 
 + 
 + 
 +===== Instalação via compilação ===== 
 + 
 + 
 +Um amigo reportou que a mesma receita funcionou no **"Linux Mint Debian Edition Update 4"**. 
 + 
 +Segue a receita de bolo:
  
   *  Instalei o Ubuntu padrão para desktop   *  Instalei o Ubuntu padrão para desktop
Linha 17: Linha 67:
   *  Crie então os makefiles com o comando:   *  Crie então os makefiles com o comando:
   qmake panini.pro   qmake panini.pro
-  *  Em seguida é preciso editar o Makefile.Release, criado depois do comando acima. Para que a libz seja encontrada edite a linha 18 do arquivo, acrescentando "-lz" no final, deixando-a assim: +  *  Possivelmente ocorrerão algumas mensagens de aviso sobre o subversion se este não estiver instalado. Pode ignorar essas mensagens e seguir com a compilação pois esse erro não atrapala a compilação. As mensagens são deste tipo: 
-  LIBS          = $(SUBLIBS)  -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -L/usr/X11R6/lib64 -lQtOpenGL -lQtGui -lQtCore -lGL -lpthread -lz +  sh: 1: svnversion: not found 
-  *  O próximo passo é editar o arquivo src/pvQtView.cpp e alterar as linhas 761 e 762. Acho que a versão mais nova do qt instalado não tem mais a função gluErrorString, que aparece na linha 762. Como as linhas 761 e 762 basicamente definem uma mensagem de erro, não é muito problema deixar de usar essa função, então removi a linha 762 e a 761 ficou assim: +   Project MESSAGE: could not run svnversion -- is it installed? 
-  errmsg = "Erro gluErrorString";+  *  Em seguida é preciso editar o Makefile.Release, criado depois do comando acima. Para que a libz seja encontrada edite a linha 18 do arquivo, acrescentando "-lz -lGLU" no final, deixando-a assim: 
 +  LIBS          = $(SUBLIBS)  -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -L/usr/X11R6/lib64 -lQtOpenGL -lQtGui -lQtCore -lGL -lpthread -lz -lGLU
   *  Depois então foi só compilar assim:   *  Depois então foi só compilar assim:
   make release   make release
 Verifique depois se foi gerado o binário/executável Panini no diretório e se existir é só testar e usar. Verifique depois se foi gerado o binário/executável Panini no diretório e se existir é só testar e usar.
  
instalando_o_panini.1344818714.txt.gz · Última modificação: 2012/08/12 21:45 por cartola