21.3. Sincronizando Seus Fontes

Existem várias maneiras usando uma conexão Internet (ou de email) para ficar atualizado com qualquer área dos fontes do projeto FreeBSD, ou todas as áreas, dependendo do seu interesse. Os serviços primários que oferecemos são CVS Anônimo , CVSup, e CTM.

AtençãoEnquanto é possível atualizar apenas partes da sua árvore dos fontes, o único procedimento de atualização com suporte é o de atualizar toda a árvore e recompilar os fontes de nível de usuário (i.e., todos os programas que são executados no espaço do usuário, tais como aqueles em /bin e /sbin) e fontes do kernel . Atualizar apenas parte da sua árvore de fontes, ou apenas os fontes a nível de usuário, frequentemente resultará em problemas. Estes problemas podem variar de erros de compilação a panico no kernel ou corrupção de dados.

CVS Anônimo e CVSup usam o modelo pull de atualização dos fontes. No caso do CVSup o usuário (ou um script cron) invoca o programa cvsup, e ele interage com um servidor cvsupd em algum lugar para fazer com que seus arquivos fiquem atualizados. As atualizações que você recebe são as mais recentes e você as obtémi, somente quando você as quer. Você pode facilmente restringir suas atualizações à arquivos ou diretórios específicos que são do seu interesse. As atualizações são geradas rapidamente pelo servidor, de acordo com e que você tem o com o que você quer ter. CVS Anônimo é um pouco mais simples do que o CVSup, sendo apenas uma extensão do CVS que permite puxar as mudanças diretamente de um repositório CVS. CVSup pode fazer isto de maneira bem mais eficiente, mas o CVS Anônimo é mais fácil de usar.

O CTM, por outro lado, não compara interativamente os fontes que você tem com os que estão no arquivo principal ou com os que foram puxados. Ao invés disso, um script que identifica as mudanças nos arquivos desde a última vez que o CTM foi usado é executado várias vezes por dia na máquina CTM principal, as mudanças são comprimidas, estampadas com um número sequencial e codificadas para transmissão por correio eletrônico (apenas em caracteres ASCII imprimíveis). Uma vez recebidos, estes ``deltas CTM'' podem ser manipulados pelo utilitário ctm_rmail(1) que decodificará automaticamente, verificará e aplicará as mudanças nos fontes do usuário. Este processo é bem mais eficiente do que o CVSup, e não sobrecarrega o nosso servidor uma vez que o modelo push ao invés do pull é utilizado.

Existem alguns contratempos, é claro. Se você inadivertidamente apagar parte dos seus fontes, o CVSup detectará e reconstruirá as partes denificadas para você. O CTM não fará isto, se você apagar alguma parte da sua árvore de fontes (e não possuir cópia de segurança) então você vai ter que começar do zero (da mais recente `` base delta'' do CVS) e reconstruir tudo com o CTM ou, com o CVS Anônimo, simplesmente apagar os bits problemáticos e resincronizar.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.