A.5. Usando o CVSup

A.5.1. Introdução

O CVSup é um software para distribuir e atualizar árvores de fontes a partir de um repositório CVS central para um servidor remoto. Os fontes do FreeBSD são mantidos num repositório CVS em um computador central de desenvolvimento na Califórnia. Com o CVSup, usuários do FreeBSD podem facilmente manter suas próprias árvores de fontes atualizadas.

CVSup usa o chamado modelo pull ( puxe, puxar ) de atualização. Neste modelo cada cliente solicita atualizações ao servidor quando as deseja. O servidor central aguarda por solicitações dos clientes. Todas as atualizações são sempre iniciadas pelo cliente. O servidor central nunca envia atualizações não solicitadas. Os usuários devem executar o cliente CVSup manualmente para obter a atualização desejada ou podem preparar um comando cron para executá-lo regularmente de uma forma automática.

O termo CVSup, refere-se a todo o software. Seus principais componentes são o cliente cvsup, que roda na máquina do usuário e o servidor cvsupd, que roda em cada um dos sítios onde existe um repositório CVS.

Ao ler as documentações do FreeBSD ou listas de ``email'' você pode encontrar referências ao sup. Sup foi o predecessor do CVSup, tinha a mesma finalidade. CVSup é usado do mesmo modo que o sup e de fato, usa arquivos de configuração compatíveis com os do sup. O Sup não é mais usado no projeto FreeBSD porque o CVSup é mais rápido e mais flexível.

A.5.2. Instalação

O modo mais fácil de instalar o CVSup é usando o pacote net/cvsup pré compilado do FreeBSD que faz parte da packages collection. Se você preferir compilar o CVSup a partir de seus fontes, você também pode usar o net/cvsup encontrado no ``ports'', mas lembre-se que o CVSup depende do sistema Modula-3 e levará muito tempo e gastará um bocado de espaço em disco baixá-lo e compilá-lo.

Nota: Se você está pretendendo usar o CVSup numa máquina que não tem o XFree86 instalado, como um servidor, por exemplo, certifique-se de usar o ``port'' que não inclua a CVSup GUI, net/cvsup-without-gui.

Se você ainda não conhece o CVSup e tudo o que você deseja é um pacote que o instalá-lo facilmente, prepare o arquivo de configuração e inicie a transferência através de um tipo de interface ``apontar e clicar'', pegue então o pacote net/cvsupit. Use o pkg_add(1) e ele guiará você pelo processo de configuração através de uma interface orientada a menus .

A.5.3. Configuração do CVSup

A operação do CVSup é controlada por um arquivo de configuração chamado supfile. Existem alguns exemplos de supfiles no diretório /usr/share/examples/cvsup/.

A informação contida no supfile responde as seguintes questões a respeito do CVSup:

Nas seções seguintes construiremos um supfile típico respondendo a cada uma dessas questões. Primeiro descreveremos a estrutura geral de um supfile.

Um supfile é um arquivo texto. Comentários começam com # e vão até o fim da linha. Linhas em branco e linhas somente com comentários são ignoradas .

Cada linha descreve um conjunto de arquivos que o usuário quer receber. Uma linha começa com um nome de ``collection'', um grupo lógico de arquivos definidos pelo servidor. O nome do collection diz ao servidor que arquivos você deseja. Depois do nome do collection vêm zero ou mais campos separados por espaço. Estes campos respondem as questões listadas acima. Existem dois tipos de campos: indicadores e valores. Um indicador consiste de uma palavra-chave isolada, como, delete ou compress. Um valor também consiste de uma palavra-chave, mas seguida pelo literal = e uma segunda palavra. Por exemplo, release=cvs, é um campo valor.

Um supfile tipicamente especifica mais de um collection para ser recebida. Uma maneira de estruturar um supfile é especificar de uma forma explícita todos os campos relevantes para cada collection. Entretanto, isso tende a fazer com que as linhas do supfile fiquem muito longas e é inconveniente porque muitos campos são os mesmos para todos os collections no supfile. CVSup possui um mecanismo default para evitar esse problema. Linhas começando com o nome de collection especial *default podem ser usadas para atribuir indicadores e valores que serão usados como default para todos os collections subsequentes no arquivo supfile. Um valor default pode ser sobreposto num determinado collection especificando-se um valor diferente na linha deste collection. Os defaults podem ser mudados ou expandidos no meio do arquivo supfile colocando-se linhas *default adicionais.

Dito isto, vamos começar a preparar um supfile para receber e atualizar a árvore de diretórios dos fontes do FreeBSD-CURRENT.

A.5.3.1. O arquivo refuse

Como mencionado acima, o CVSup usa o método pull. Basicamente, isto quer dizer que você conecta o servidor CVSup e ele diz, ``Isto é o que você pode baixar daqui ...'' e seu módulo cliente responde ``OK, eu pegarei isto, isto e isto''. Na configuração default, o módulo cliente do CVSup pedirá todos os arquivos associados com o collection que você escolheu no arquivo de configuração. Entretanto, nem sempre isso é o que você deseja, especialmente se você está atualizando as árvores doc, ports, ou www -- a maioria das pessoas não conseguem ler quatro ou cinco idiomas e portanto não precisam baixar os arquivos de todas elas. Se você está atualizando o ports collection, você pode resolver isso especificando cada collection individualmente (e.g., ports-astrology, ports-biology, etc ao invés de simplesmente dizer ports-all). Porém, como as árvores doc e www não tem collections específicas por língua, você pode usar uma das boas características do CVSup: o arquivo refuse.

O arquivo refuse basicamente diz ao CVSup que ele não deve copiar todos os arquivos de um collection; em outras palavras, ele diz ao módulo cliente do CVSup para recusar determinados arquivos do servidor. O arquivo refuse pode ser encontrado ( ou se você ainda não tem um, pode ser colocado ) em base/sup/. base é definido em seu supfile; por default, base é /usr/local/etc/cvsup, o que significa que por default o arquivo refuse é /usr/local/etc/cvsup/sup/refuse.

O arquivo refuse tem um formato muito simples; ele somente contém os nomes dos arquivos e diretórios que você não quer copiar. Por exemplo, se você não fala qualquer outra língua que não Inglês e um pouquinho de Alemão e você não sente necessidade de usar aplicações em Alemão ( ou em qualquer outra linguagem, exceto Inglês ), você pode preparar o seguinte arquivo refuse:

ports/chinese
ports/french
ports/german
ports/hebrew
ports/hungarian
ports/japanese
ports/korean
ports/polish
ports/portuguese
ports/russian
ports/ukrainian
ports/vietnamese
doc/da_*
doc/de_*
doc/el_*
doc/es_*
doc/fr_*
doc/it_*
doc/ja_*
doc/nl_*
doc/no_*
doc/pl_*
doc/pt_*
doc/ru_*
doc/sr_*
doc/zh_*

e assim também para outras linguagens ( você pode encontrar e pesquisar a lista completa no Repositório CVS do FreeBSD ).

Com esta prática facilidade os usuários que possuem conexões lentas ou que pagam por minuto suas conexões à Internet, estão aptos a poupar tempo não copiando arquivos que nunca usarão. Para mais informações sobre os arquivos refuse e outras facilidades do CVSup, por favor consulte o manual page.

A.5.4. Executando o CVSup

Agora você está pronto para tentar sua primeira atualização. A linha de comando para fazer isto é muito simples:

# cvsup supfile

Onde supfile é naturalmente o nome do arquivo supfile que você acabou de criar. Se você está usando o ambiente X11, o cvsup mostrará uma janela com alguns botões para as ações mais usuais. Acione o botão go e observe sua execução.

Considerando que no nosso exemplo você estará atualizando sua árvore de diretórios fontes em /usr/src, você precisará executar o programa como root assim o cvsup terá as permissões necessárias para atualizar seus arquivos. Tendo acabado de criar seu arquivo de configuração e nunca usado este programa antes, é compreensível que você fique preocupado. Existe um modo simples de rodar um teste sem tocar em seus arquivos. Crie um diretório vazio em algum lugar conveniente e informe o nome dele como um argumento extra na linha de comando:

# mkdir /var/tmp/dest
# cvsup supfile /var/tmp/dest

O diretório que você especificar será usado como diretório de destino de todos os arquivos copiados. O CVSup examinará seus arquivos atuais na árvore /usr/src, mas não modificará nada lá. Qualquer arquivo atualizado será colocado em /var/tmp/dest/usr/src. O CVSup também deixará intocado os arquivos que compõem o base directory quando executado desta maneira. As novas versões destes arquivos também serão gravadas no diretório especificado. Caso você tenha acesso para leitura na árvore /usr/src, você não precisa executar este teste como root.

Se você não está usando o ambiente gráfico X11, ou não gosta de GUIs, você ainda deve adicionar um par de opções a linha de comando quando for executar o cvsup:

# cvsup -g -L 2 supfile

O -g diz ao CVSup para não usar uma GUI. Isso é automático quando você não está rodando o X11, caso contrário precisa especificá-lo.

O -L 2 diz ao CVSup para imprimir os detalhes de todas as atualizações que estiverem sendo feitas. Existem três níveis de detalhamento, de -L 0 à -L 2. O default é 0, que significa ``silêncio'' total, exceto para mensagens de erro.

Existem muitas outras opções disponíveis. Para uma breve lista delas digite cvsup -H. Para descrições mais detalhadas veja o manual page.

Quando você estiver satisfeito com o modo como as atualizações estão sendo feitas, você pode preparar execuções automáticas regulares do CVSup usando o cron(8). Naturalmente, você não deve deixar o CVSup usar uma GUI quando executado a partir do cron(8).

A.5.5. Os Collections do CVSup

Os Collections disponíveis ao CVSup são organizados hierarquicamente. Existem alguns poucos grandes collections e eles são divididos em sub-collections menores. Receber um grande collection é equivalente a receber cada uma de suas sub-collections. A relação hierárquica entre os collections está representada pelo uso da indentação na lista abaixo.

Os collections mais usados são src-all e ports-all. Os outros collections são usados somente por um pequeno grupo de pessoas para propósitos específicos. Alguns sítios de CVS podem não disponibilizar todos eles.

cvs-all release=cvs

O principal repositório CVS do FreeBSD, incluindo o código para criptografia.

distrib release=cvs

Arquivos relacionados a distribuição e duplicação do FreeBSD.

doc-all release=cvs

Fontes do ``FreeBSD Handbook'' e outras documentações. Não inclui os arquivos referentes ao sítio Web do FreeBSD.

ports-all release=cvs

Todos os Ports Collection do FreeBSD.

Importante: Se você não quer atualizar todo o ports-all ( a árvore inteira do ports ), pode usar uma das sub-collections listadas abaixo, mas, ao fazer isso sempre atualize o sub-collection ports-base ! Sempre que alguma coisa muda na infraestrutura do ports que é representada pelo ports-base, é praticamente certo que logo esta mudança será usada nos demais ports collections. Assim, se você somente atualizar os demais ports e eles usarem alguma coisa da nova infraestrutura, há uma grande probabilidade de que o processo vá falhar com alguma mensagem de erro misteriosa. A primeira coisa a fazer nesse caso é garantir que o sub-collection ports-base está atualizado.

ports-archivers release=cvs

Ferramentas de tratamento de arquivos.

ports-astro release=cvs

Astronomia.

ports-audio release=cvs

Suporte à Áudio.

ports-base release=cvs

Representa a infraestrutura do ports em diversos arquivos localizados nos subdiretórios Mk/ e Tools/ do /usr/ports.

Nota: Veja o aviso importante acima: você deve sempre atualizar esse subcollection, ao fazer uma atualização em qualquer parte dos Ports Collections do FreeBSD.

ports-benchmarks release=cvs

Ferramentas de avaliação de performance.

ports-biology release=cvs

Biologia.

ports-cad release=cvs

Ferramentas CAD.

ports-chinese release=cvs

Suporte à língua Chinesa.

ports-comms release=cvs

Softwares de comunicação.

ports-converters release=cvs

Conversores de caracteres.

ports-databases release=cvs

Bancos de Dados.

ports-deskutils release=cvs

Coisas que eram usadas na mesa de trabalho antes dos computadores serem inventados.

ports-devel release=cvs

Utilitários para desenvolvimento.

ports-dns release=cvs

Softwares relacionados a DNS.

ports-editors release=cvs

Editores.

ports-emulators release=cvs

Emuladores para outros sistemas operacionais.

ports-finance release=cvs

Aplicativos monetários, financeiros e outras aplicações relacionadas a isto.

ports-ftp release=cvs

Módulos cliente FTP e utilitários para servidores.

ports-games release=cvs

Jogos.

ports-german release=cvs

Suporte a língua Alemã.

ports-graphics release=cvs

Utilitários para gráficos.

ports-hungarian release=cvs

Suporte a língua Húngara.

ports-irc release=cvs

Utilitários para IRC.

ports-japanese release=cvs

Suporte a língua Japonesa.

ports-java release=cvs

Utilitários Java™.

ports-korean release=cvs

Suporte a língua Coreana.

ports-lang release=cvs

Linguagens de Programação.

ports-mail release=cvs

Softwares de email.

ports-math release=cvs

Softwares para computação numérica.

ports-mbone release=cvs

Aplicações MBone.

ports-misc release=cvs

Utilitários Genéricos.

ports-multimedia release=cvs

Software multimídia.

ports-net release=cvs

Softwares de Rede.

ports-news release=cvs

USENET news software.

ports-palm release=cvs

Suporte para a série Palm™.

ports-polish release=cvs

Suporte a língua Polonesa.

ports-portuguese release=cvs

Suporte a língua Portuguesa.

ports-print release=cvs

Impressão.

ports-russian release=cvs

Suporte a língua Russa.

ports-security release=cvs

Segurança.

ports-shells release=cvs

Shells para linhas de comando.

ports-sysutils release=cvs

Utilitários de sistema.

ports-textproc release=cvs

Processadores de texto ( não inclui desktop publishing ).

ports-vietnamese release=cvs

Suporte a língua Vietnamita.

ports-www release=cvs

Programas relacionados a World Wide Web.

ports-x11 release=cvs

Suporte ao sistema X window.

ports-x11-clocks release=cvs

Relógios para sistema X window.

ports-x11-fm release=cvs

Gerenciadores de arquivos para sistema X window.

ports-x11-fonts release=cvs

Fontes e utilitários para gerenciamento de fontes para sistema X window.

ports-x11-toolkits release=cvs

Ferramentas para o sistema X window.

ports-x11-servers

Servidores X window.

ports-x11-wm

Gerenciadores de janelas para o sistema X window.

src-all release=cvs

Os principais fontes do FreeBSD incluindo códigos para criptografia.

src-base release=cvs

Miscelânea de arquivos na raiz do /usr/src.

src-bin release=cvs

Utilitários que podem ser necessários quando no modo monousuário (/usr/src/bin).

src-contrib release=cvs

Utilitários e bibliotecas que não fazem parte do projeto FreeBSD, usados praticamente sem modificações (/usr/src/contrib).

src-crypto release=cvs

Utilitários e bibliotecas de criptografia que não fazem parte do projeto FreeBSD, usadas praticamente sem modificações (/usr/src/crypto).

src-eBones release=cvs

Kerberos e DES (/usr/src/eBones). Não mais usados nos novos releases do FreeBSD.

src-etc release=cvs

Arquivos de configuração do sistema (/usr/src/etc).

src-games release=cvs

Jogos (/usr/src/games).

src-gnu release=cvs

Utilitários cobertos pela GPL - GNU Public License (/usr/src/gnu).

src-include release=cvs

Arquivos Header (/usr/src/include).

src-kerberos5 release=cvs

Pacote de segurança Kerberos5 (/usr/src/kerberos5).

src-kerberosIV release=cvs

Pacote de segurança KerberosIV (/usr/src/kerberosIV).

src-lib release=cvs

Bibliotecas (/usr/src/lib).

src-libexec release=cvs

Programas do sistema normalmente executados por outros programas (/usr/src/libexec).

src-release release=cvs

Arquivos necessários para produzir um release FreeBSD (/usr/src/release).

src-sbin release=cvs

Utilitários de sistema para o modo monousuário (/usr/src/sbin).

src-secure release=cvs

Comandos e bibliotecas para criptografia (/usr/src/secure).

src-share release=cvs

Arquivos que podem ser compartilhados por múltiplos sistemas (/usr/src/share).

src-sys release=cvs

O kernel (/usr/src/sys).

src-sys-crypto release=cvs

Código de criptografia do kernel (/usr/src/sys/crypto).

src-tools release=cvs

Diversas ferramentas para manutenção do FreeBSD (/usr/src/tools).

src-usrbin release=cvs

Utilitários para o usuário (/usr/src/usr.bin).

src-usrsbin release=cvs

Utilitários do sistema (/usr/src/usr.sbin).

www release=cvs

Fontes do sítio WWW do FreeBSD.

distrib release=self

Arquivos de configuração dos próprios servidores CVSup. Usados pelos sítios de espelhamento do repositório central CVSup.

gnats release=current

A base de dados GNATS para controle de bugs.

mail-archive release=current

Histórico da lista de emails do projeto FreeBSD.

www release=current

Arquivos pré-processados do sítio WWW do FreeBSD ( não os arquivos fontes ). Usados pelos sítios de espelhamento WWW.

A.5.6. Para Maiores Informações

Para o FAQ do CVSup e outras informações sobre ele, veja A página principal do CVSup.

Muitas discussões relacionadas com o CVSup estão em lista de discussões técnicas FreeBSD (hackers). Novas versões do sistemas são anunciadas ali, bem como, em lista de discussão dos anúncios FreeBSD.

Perguntas e relatos de bugs devem ser endereçados ao autor do programa em .

A.5.7. Sítios CVSup

Servidores CVSup para FreeBSD estão rodando nos seguintes sítios:

Servidores Centrais, Servidores Espelhos Primários, Africa do Sul, Alemanha, Argentina, Australia, Austria, Brasil, Canada, China, Corea, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estonia, Filipinas, Finlandia, França, Grecia, Holanda, Hungria, Indonesia, Irlanda, Islandia, Italia, Japão, Kuwait, Kyrgyzstan, Letonia, Lituania, Noruega, Nova Zelandia, Polonia, Portugal, Reino Unido, Republica Eslovaca, Republica Tcheca, Rumenia, Russia, San Marino, Singapura, Slovenia, Suecia, Suiça, Tailandia, Taiwan, Turquia, USA, Ucrania.

(Atualizado em: 2004/10/26 16:33:28 UTC)

Servidores Centrais
  • cvsup.FreeBSD.org

Servidores Espelhos Primários
  • cvsup1.FreeBSD.org

  • cvsup2.FreeBSD.org

  • cvsup3.FreeBSD.org

  • cvsup4.FreeBSD.org

  • cvsup5.FreeBSD.org

  • cvsup6.FreeBSD.org

  • cvsup7.FreeBSD.org

  • cvsup8.FreeBSD.org

  • cvsup9.FreeBSD.org

  • cvsup10.FreeBSD.org

  • cvsup11.FreeBSD.org

  • cvsup12.FreeBSD.org

  • cvsup13.FreeBSD.org

  • cvsup14.FreeBSD.org

  • cvsup15.FreeBSD.org

  • cvsup16.FreeBSD.org

  • cvsup18.FreeBSD.org

Africa do Sul
  • cvsup.za.FreeBSD.org

  • cvsup2.za.FreeBSD.org

Alemanha
  • cvsup.de.FreeBSD.org

  • cvsup2.de.FreeBSD.org

  • cvsup3.de.FreeBSD.org

  • cvsup4.de.FreeBSD.org

  • cvsup5.de.FreeBSD.org

  • cvsup6.de.FreeBSD.org

  • cvsup7.de.FreeBSD.org

  • cvsup8.de.FreeBSD.org

Argentina
  • cvsup.ar.FreeBSD.org

Australia
  • cvsup.au.FreeBSD.org

  • cvsup2.au.FreeBSD.org

  • cvsup3.au.FreeBSD.org

  • cvsup4.au.FreeBSD.org

  • cvsup5.au.FreeBSD.org

  • cvsup6.au.FreeBSD.org

  • cvsup7.au.FreeBSD.org

Austria
  • cvsup.at.FreeBSD.org

  • cvsup2.at.FreeBSD.org

Brasil
  • cvsup.br.FreeBSD.org

  • cvsup2.br.FreeBSD.org

  • cvsup3.br.FreeBSD.org

  • cvsup4.br.FreeBSD.org

  • cvsup5.br.FreeBSD.org

Canada
  • cvsup.ca.FreeBSD.org

China
  • cvsup.cn.FreeBSD.org

  • cvsup2.cn.FreeBSD.org

  • cvsup3.cn.FreeBSD.org

  • cvsup4.cn.FreeBSD.org

  • cvsup5.cn.FreeBSD.org

Corea
  • cvsup.kr.FreeBSD.org

  • cvsup2.kr.FreeBSD.org

  • cvsup3.kr.FreeBSD.org

Costa Rica
  • cvsup1.cr.FreeBSD.org

Dinamarca
  • cvsup.dk.FreeBSD.org

  • cvsup2.dk.FreeBSD.org

Espanha
  • cvsup.es.FreeBSD.org

  • cvsup2.es.FreeBSD.org

  • cvsup3.es.FreeBSD.org

Estonia
  • cvsup.ee.FreeBSD.org

Filipinas
  • cvsup1.ph.FreeBSD.org

Finlandia
  • cvsup.fi.FreeBSD.org

  • cvsup2.fi.FreeBSD.org

França
  • cvsup.fr.FreeBSD.org

  • cvsup2.fr.FreeBSD.org

  • cvsup3.fr.FreeBSD.org

  • cvsup4.fr.FreeBSD.org

  • cvsup5.fr.FreeBSD.org

  • cvsup8.fr.FreeBSD.org

Grecia
  • cvsup.gr.FreeBSD.org

  • cvsup2.gr.FreeBSD.org

Holanda
  • cvsup.nl.FreeBSD.org

  • cvsup2.nl.FreeBSD.org

  • cvsup3.nl.FreeBSD.org

  • cvsup5.nl.FreeBSD.org

Hungria
  • cvsup.hu.FreeBSD.org

Indonesia
  • cvsup.id.FreeBSD.org

Irlanda
  • cvsup.ie.FreeBSD.org

Islandia
  • cvsup.is.FreeBSD.org

Italia
  • cvsup.it.FreeBSD.org

Japão
  • cvsup.jp.FreeBSD.org

  • cvsup2.jp.FreeBSD.org

  • cvsup3.jp.FreeBSD.org

  • cvsup4.jp.FreeBSD.org

  • cvsup5.jp.FreeBSD.org

  • cvsup6.jp.FreeBSD.org

Kuwait
  • cvsup1.kw.FreeBSD.org

Kyrgyzstan
  • cvsup.kg.FreeBSD.org

Letonia
  • cvsup.lv.FreeBSD.org

Lituania
  • cvsup.lt.FreeBSD.org

  • cvsup2.lt.FreeBSD.org

  • cvsup3.lt.FreeBSD.org

Noruega
  • cvsup.no.FreeBSD.org

Nova Zelandia
  • cvsup.nz.FreeBSD.org

Polonia
  • cvsup.pl.FreeBSD.org

  • cvsup2.pl.FreeBSD.org

  • cvsup3.pl.FreeBSD.org

Portugal
  • cvsup.pt.FreeBSD.org

  • cvsup2.pt.FreeBSD.org

  • cvsup3.pt.FreeBSD.org

Reino Unido
  • cvsup.uk.FreeBSD.org

  • cvsup2.uk.FreeBSD.org

  • cvsup3.uk.FreeBSD.org

  • cvsup4.uk.FreeBSD.org

Republica Eslovaca
  • cvsup.sk.FreeBSD.org

  • cvsup2.sk.FreeBSD.org

Republica Tcheca
  • cvsup.cz.FreeBSD.org

Rumenia
  • cvsup.ro.FreeBSD.org

  • cvsup1.ro.FreeBSD.org

  • cvsup2.ro.FreeBSD.org

  • cvsup3.ro.FreeBSD.org

Russia
  • cvsup.ru.FreeBSD.org

  • cvsup2.ru.FreeBSD.org

  • cvsup3.ru.FreeBSD.org

  • cvsup4.ru.FreeBSD.org

  • cvsup5.ru.FreeBSD.org

  • cvsup6.ru.FreeBSD.org

San Marino
  • cvsup.sm.FreeBSD.org

Singapura
  • cvsup.sg.FreeBSD.org

Slovenia
  • cvsup.si.FreeBSD.org

  • cvsup2.si.FreeBSD.org

Suecia
  • cvsup.se.FreeBSD.org

  • cvsup3.se.FreeBSD.org

Suiça
  • cvsup.ch.FreeBSD.org

Tailandia
  • cvsup.th.FreeBSD.org

Taiwan
  • cvsup.tw.FreeBSD.org

  • cvsup3.tw.FreeBSD.org

  • cvsup4.tw.FreeBSD.org

  • cvsup5.tw.FreeBSD.org

  • cvsup6.tw.FreeBSD.org

  • cvsup7.tw.FreeBSD.org

  • cvsup8.tw.FreeBSD.org

  • cvsup9.tw.FreeBSD.org

  • cvsup10.tw.FreeBSD.org

  • cvsup11.tw.FreeBSD.org

  • cvsup12.tw.FreeBSD.org

  • cvsup13.tw.FreeBSD.org

Turquia
  • cvsup.tr.FreeBSD.org

USA
  • cvsup1.us.FreeBSD.org

  • cvsup2.us.FreeBSD.org

  • cvsup3.us.FreeBSD.org

  • cvsup4.us.FreeBSD.org

  • cvsup5.us.FreeBSD.org

  • cvsup6.us.FreeBSD.org

  • cvsup7.us.FreeBSD.org

  • cvsup8.us.FreeBSD.org

  • cvsup9.us.FreeBSD.org

  • cvsup10.us.FreeBSD.org

  • cvsup11.us.FreeBSD.org

  • cvsup12.us.FreeBSD.org

  • cvsup13.us.FreeBSD.org

  • cvsup14.us.FreeBSD.org

  • cvsup15.us.FreeBSD.org

  • cvsup16.us.FreeBSD.org

  • cvsup18.us.FreeBSD.org

Ucrania
  • cvsup2.ua.FreeBSD.org

  • cvsup3.ua.FreeBSD.org

  • cvsup4.ua.FreeBSD.org

  • cvsup5.ua.FreeBSD.org

  • cvsup6.ua.FreeBSD.org

  • cvsup7.ua.FreeBSD.org

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.