22.3. Instalando o Mathematica®

Atualizado para Mathematica 4.X por Murray Stokely. Unido ao trabalho de Bojan Bistrovic.

Este documento descreve o processo de instalação da versão Linux do Mathematica® 4.X em um sistema FreeBSD.

A versão Linux do Mathematica roda perfeitamente sob o FreeBSD, entretanto os binários distribuídos pela Wolfram precisam ser marcados para que o FreeBSD saiba que deve usar o Linux ABI para executálos.

A versão Linux do Mathematica ou Mathematica para Estudantes pode ser solicitada diretamente em http://www.wolfram.com/.

22.3.1. Marcando os Binários Linux

Os binários Linux estão localizados no diretório Unix do CDROM do Mathematica distribuído pela Wolfram. Você precisa copiar esta árvore de diretório para o seu disco local para que você possa marcar os binários Linux com brandelf(1) antes de executar o instalador:

# mount /cdrom
# cp -rp /cdrom/Unix/ /localdir/
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/Kernel/Binaries/Linux/*
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/FrontEnd/Binaries/Linux/*
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/Installation/Binaries/Linux/*
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/Graphics/Binaries/Linux/*
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/Converters/Binaries/Linux/*
# brandelf -t Linux /localdir/Files/SystemFiles/LicenseManager/Binaries/Linux/mathlm
# cd /localdir/Installers/Linux/
# ./MathInstaller

Alternativamente, você pode simplesmente configurar a marca ELF Linux padrão para todos os binários não marcados com o comando:

# sysctl kern.fallback_elf_brand=3

Isto fará o FreeBSD assumir que os binários ELF não marcados usam o Linux ABI e assim você deve ser capaz de executar o instalador direto do CDROM.

22.3.2. Obtendo sua Senha do Mathematica

Antes que você possa executar o Mathematica você precisará obter uma senha da Wolfram, que corresponde a sua ``ID de máquina''.

Uma vez instaladas as bibliotecas Linux de compatibilidade em tempo de execução e desempacotado o Mathematica você pode obter a ``ID de máquina'' executando o programa mathinfo no diretório de instalação. Esta ID de máquina é baseada somente no endereço MAC da sua primeira placa de Ethernet.

# cd /localdir/Files/SystemFiles/Installation/Binaries/Linux
# mathinfo
disco.example.com 7115-70839-20412

Ao obter o registro com a Wolfram, seja por correio eletrônico, telefone ou fax, você fornecerá a eles a ``ID da máquina'' e eles responderão com uma senha que consiste em um grupo de números. Você pode então entrar com esta informação quando tentar executar o Mathematica pela primeira vez, exatamente da mesma maneira que você faria para qualquer outra plataforma do Mathematica.

22.3.3. Executando o Frontend do Mathematica através da Rede

Mathematica usa algumas fontes especiais para mostrar caracteres não presentes em qualquer conjunto padrão de fontes (integrais, somas, letras Gregas, etc.). O protocolo X requer que estas fontes sejam instaladas localmente. Isto significa que você precisa copiar estas fontes do CDROM ou de uma máquina com o Mathematica instalado para o seu sistema local. Estas fontes normalmente são armazenadas em /cdrom/Unix/Files/SystemFiles/Fonts no CDROM ou em /usr/local/mathematica/SystemFiles/Fonts em seu disco rígido. As fontes atuais estão em subdiretórios em Type1 e X. Existem várias maneiras de utilizá-las, como descrito abaixo.

A primeira maneira é copiá-las em um dos diretórios de fontes existente em /usr/X11R6/lib/X11/fonts. Para isto você precisará editar o arquivo fonts.dir, adicionando os nomes das fontes a ele, e modificando o número de fontes na primeira linha. Alternativamente, você também deve ser capaz de executar o mkfontdir(1) no diretório ao qual você as copiou.

A segunda maneira de fazer isto é copiar os diretórios para /usr/X11R6/lib/X11/fonts:

# cd /usr/X11R6/lib/X11/fonts
# mkdir X
# mkdir MathType1
# cd /cdrom/Unix/Files/SystemFiles/Fonts
# cp X/* /usr/X11R6/lib/X11/fonts/X
# cp Type1/* /usr/X11R6/lib/X11/fonts/MathType1
# cd /usr/X11R6/lib/X11/fonts/X
# mkfontdir
# cd ../MathType1
# mkfontdir

Agora adicione os novos diretórios de fontes ao seu caminho de fontes:

# xset fp+ /usr/X11R6/lib/X11/fonts/X
# xset fp+ /usr/X11R6/lib/X11/fonts/MathType1
# xset fp rehash

Se você está usando o servidor XFree86, você pode ter estas fontes carregadas automaticamente adicionando-as ao seu arquivo XF86Config.

Se você já não possui um diretório chamado /usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1, você pode mudar o nome do diretório MathType1 do exemplo acima para Type1.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.