Capítulo 22. Compatibilidade Binária Linux

Índice
22.1. Sinopse
22.2. Instalação
22.3. Instalando o Mathematica®
22.4. Instalando o Maple
22.5. Instalando o MATLAB®
22.6. Instalando Oracle®
22.7. Instalando o SAP® R/3®
22.8. Tópicos Anvaçados
Reestruturado e partes atualizadas por Jim Mock. Originalmente contribuído por Brian N. Handy e Rich Murphey.

22.1. Sinopse

FreeBSD oferece compatibilidade binária com vários outros sistemas operacionais UNIX® incluindo Linux. Neste momento você deve estar perguntando a si mesmo, por que o FreeBSD necessita ser capaz de executar binários Linux? A resposta para esta questão é bem simples. Muitas empresas e desenvolvedores desenvolvem apenas para Linux, uma vez que ele é a novidade ``mais quente'' no mundo da computação. Isto nos deixa, usuários do FreeBSD, incomodando as mesmas empresas e desenvolvedores para disponibilizar versões nativas de suas aplicações para FreeBSD. O problema é, a maioria destas empresas não se dá conta de que muitas pessoas usariam seus produtos se existisse uma versão para FreeBSD também, e muitas continuam desenvolvendo apenas para Linux. Então o que o usuário do FreeBSD faz? Aí é que a Compatibilidade binária Linux do FreeBSD entra em cena.

Resumidamente, a compatibilidade permite aos usuários do FreeBSD executar por volta de 90% de todas as aplicações Linux sem modificação. Isto inclui aplicações tais como StarOffice, a versão Linux do Netscape®, Adobe® Acrobat®, RealPlayer® 5 e 7, VMware, Oracle®, WordPerfect®, Doom, Quake, e mais. É também sabido que em algumas situações, binários do Linux têm melhor performance no FreeBSD do que no próprio Linux.

Existem, entretanto, algumas características de sistema operacional específicas do Linux que não são suportadas no FreeBSD. Binários Linux não funcionarão no FreeBSD se eles usarem excesivamente o sistema de arquivos /proc (que é diferente do sistema de arquivo /proc do FreeBSD), ou chamadas i386™ específicas, tais como a habilitação do modo virtual 8086.

Após ler este capítulo, você saberá:

Antes de ler este capítulo, você deve:

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.