2.11. Resolução de problemas

A seção à seguir cobre a resolução básica de de problemas durante a instalação do FreeBSD, como os problemas que normalmente os usuários reportam. Existem ainda algumas questões e respostas para as pessoas que desejam iniciar o FreeBSD em conjunto com MS-DOS®.

2.11.1. O que fazer se algo der errado

Devido a várias limitações da arquitetura de PC, é impossível que o reconhecimento de dispositivos seja 100% confiável, contudo, existem algumas coisas que podem ser feitas quando ela falhar.

Verifique o documento Notas de Hardware da sua versão do FreeBSD e garanta que seu equipamento é suportado.

Se seu equipamento for oficialmente suportado e ainda assim você encontrar incoerência em seu controle ou qualquer outro problema, resete seu computador, e quando a opção de configuração visual do kernel for dada, escolha-a. Isso permitirá que você defina informações de seu equipamento para o sistema. O kernel no disco de inicialização é configurado de forma a oferecer o maior suporte possível a inúmeros equipamentos, sempre com pré-definição de recursos no padrão do fabricante, em termos de IRQs e endereços de E/S, bem como canais DMA. Se seu equipamento foi reconfigurado, será necessário utilizar o editor de configurações para informar ao FreeBSD como os recursos serão controlados.

É ainda possível identificar um dispositivo não presente que conflita com algum equipamento que já é reconhecido. Neste caso, a configuração dos drivers conflitantes devem ser desabilitadas.

Nota: Alguns problemas de instalaçào podem ser evitados ou aliviados atualizando o firmware de vários componentes de hardware, notávelmente na maioria dos casos, a placa mãe. O firmware da placa mãe também costuma ser chamado de BIOS e a maioria das placas-mãe ou fabricantes de computadores tem um sítio WWW onde as informações e arquivos para atualizações podem ser encontradas.

A maioria dos fabricantes aconselham fortemente que a atualização da BIOS da placa mãe não seja realizada a não ser que exista um bom motivo, como a atualização crítica de inúmeros ítens. O processo de atualização pode dar errado, causando danos permanentes ao chip da BIOS.

AtençãoNão desabilite qualquer dispositivo que venha a ser utilizado durante a instalação, como a saída padrão (tela -- sc0). Se a instalação falhar de forma misteriosa depois que você saiu do editor de configuração, você provávelmente removeu ou modificou algo que não deveria. Reinicie o sistema e tente novamente.

No modo de configuração, você pode:

Depois de ajustar o kernel para que ele esteja de acordo com a configuração de seu equipamento, aperte Q para iniciar o sistema com as novas configurações. Uma vez que a instalação esteja terminada, todas modificações que foram feitas se tornarão permanentes, de forma que você não tenha que refazer a configuração toda vez que for iniciar o sistema. Ainda é muito provável que você deseje construir um kernel customizado.

2.11.2. Tratando partições MS-DOS® já existentes

Muitos usuários costumam querer instalar o FreeBSD em um PC já habitado por sistemas operacionais baseados em Microsoft®. Para tais situações, FreeBSD é acompanhado de um utilitário chamado FIPS. Este utilitário pode ser encontrado no diretório tools no CD de instalação do sistema, ou baixado dos vários servidores espelhos do FreeBSDs.

O utilitário FIPS permite que uma partição MS-DOS já existente seja redimensionada em duas partes, preservando a partição original e permitindo que o sistema seja instalado no segundo trecho livre da partição. Primeiro, você tem que desfragmentar sua partição MS-DOS usando o Desfragmentador de Discos do Windows® (vá pelo Explorer, clique no seu disco rígido com o botão direito do mouse e escolha a opção de desfragementar seu disco), ou use o Norton Disk Tools. Agora o programa FIPS pode ser executado. Ele perguntará as informações necessárias, basta seguir as instruções na tela. Depois você pode reiniciar o computador e instalar FreeBSD na partição livre. Veja o menu de distribuições de instalação (Distributions) para um valor estimado de quanto espaço em disco será necessário para o tipo de instalação que você deseja.

Existe ainda um produto muito bom da PowerQuest (http://www.powerquest.com) chamado PartitionMagic®. Esta aplicação é muito mais funcional que o FIPS, e é altamente recomendado se você planeja adicionar/remover os sistemas com certa frequência. Ele custa dinheiro, portanto se você planeja instalar FreeBSD e mante-lo instalado, FIPS vai te atender muito bem.

2.11.3. Utilizando sistema de arquivos do MS-DOS e do Windows® File Systems

No momento o FreeBSD não suporte sistema de arquivos comprimidos com a aplicação Double Space™. Portanto o sistema de arquivos deve ser descomprimido antes que o FreeBSD possa acessa-lo. Isso pode ser feito com o Agente de Compressão localizado no menú Iniciar> Programas > Ferramentas do sistema.

FreeBSD suporta sistemas de arquivos MS-DOS. É necessário usar o comando mount_msdos(8) (que no FreeBSD 5.X se tornou o mount_msdosfs(8)) com os parâmetros usuais. A utilização mais comum deste comando é:

# mount_msdos /dev/ad0s1 /mnt

Neste exemplo, o sistema de arquivos MS-DOS está localizado na primeira partição do disco rígido primário. Sua situação pode ser distinta, verifique a saída do comando dmesg, e do mount. Eles devem produzir informações o bastante para te dar idéia sobre a disposição do particionamento.

Nota: Sistemas de arquivos MS-DOS extendidos normalmente são mapeados depois das partições do FreeBSD. Em outras palavras, o número da partição podem ser maiores dos que os utilizados pelo FreeBSD. Por padrão a primeira partição MS-DOS se for /dev/ad0s1 e a partição FreeBSD for /dev/ad0s2 a partição extendida MS-DOS será /dev/ad0s3. Para alguns, isto pode ser confuso no início.

Partições NTFS podem ser montados de forma similar, usando o comando mount_ntfs(8).

2.11.4. Perguntas e respostas para usuários de Alpha

Esta seção responde algumas perguntas normalmente realizadas sobre a instalação do FreeBSD em sistemas Alpha.

2.11.4.1. Posso iniciar o sistema à partir do ARC ou do console da BIOS do Alpha?
2.11.4.2. Socorro, não tenho espaço disponível! Terei que apagar todos os meus dados antes?
2.11.4.3. Posso montar meu sistema de arquivos do Tru64 da Compaq ou do VMS?

2.11.4.1. Posso iniciar o sistema à partir do ARC ou do console da BIOS do Alpha?

Nãoo. FreeBSD, assim como o Tru64 da Compaq e o VMS, só podem ser iniciados à partir do console SRM.

2.11.4.2. Socorro, não tenho espaço disponível! Terei que apagar todos os meus dados antes?

Infelizmente, sim.

2.11.4.3. Posso montar meu sistema de arquivos do Tru64 da Compaq ou do VMS?

Não, não no momento.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.