15.2. Navegadores

O FreeBSD não vem com nenhum navegador em particular pré-instalado. Porém, o diretório www da coleção de ports contém um grande número de navegadores prontos para serem instalados. Caso não tenha tempo para compilar tudo (isto pode tomar um tempo bem longo em alguns casos) muitos deles estão disponíveis como pacotes.

KDE e GNOME tembém dispõem de navegadores HTML. Por favor, consulte a Seção 5.7 para mais informação sobre como configurar estes desktops completos.

Caso esteja procurando por navegadores mais simples, você deve investigar a coleção de ports a procura de: www/dillo, www/links, or www/w3m.

Esta seção cobres estas aplicações

Nome da Aplicação Recursos Necessários Instalação via ports Principais Dependências
Mozilla pesado pesado Gtk+
Netscape® pesado leve Compatibilidade de binários Linux
Opera leve leve Versão FreeBSD: não. Versão Linux: Compatibilidade de binários Linux e linux-openmotif

15.2.1. Mozilla

Mozilla é o navegador provavelmente mais adaptado ao Desktop FreeBSD. Ele é moderno, estável, e totalmente convertido para FreeBSD. Seu mecanismo de renderização atende a uma ampla gama de padrões HTML. Provê correio eletrônico e leitor de news. Também dispõe de um editor de HTML caso você planeje escrever algumas páginas. Os usuários do Netscape vão reconhecer as semelhanças com o Communicator, já que ambos os navegadores compartilham da mesma base.

Em máquinas lentas com velocidades de CPU abaixo de 233MHz ou com menos de 64MB de RAM, Mozilla pode consumir muitos recursos para ser plenamente utilizável. Você deve alternativamente buscar utilizar o navegador Opera, descrito um pouco mais adiante neste capítulo.

Caso você não queira ou não possa compilar o Mozilla por alguma razão, o grupo FreeBSD GNOME já fez isso para você. Basta instalar o pacote pela rede com:

# pkg_add -r mozilla

Havendo indisponibilidade do pacote, e fartura de tempo e espaço em seus discos, você pode obter o código fonte do Mozilla, compilá-lo e instalá-lo. Isto pode ser realizado com:

# cd /usr/ports/www/mozilla
# make install clean

O port Mozilla certifica a correta inicialização executando a configuração do registro chrome com privilégios de root. Contudo, se você desejar obter alguns aditivos como animações no mouse, você deve executar Mozilla como root para tê-lo devidamente instalado.

Uma vez que seja concluída a instalação do Mozilla, você não necessitará mais do status de root. Você pode inciar o Mozilla como navegador digitando:

% mozilla

Você pode incializá-lo diretamente como cliente de email ou news coforme abaixo:

% mozilla -mail

15.2.2. Mozilla, Java™, e Macromedia® Flash

Contribuição de Tom Rhodes.

Instalar o Mozilla é simples, mas instalar Mozilla com suporte para aditivos como Java™ e Macromedia® Flash™, infelizmente, consome simultanemente tempo e espaço em disco.

A primeira coisa a fazer é baixar da internet os arquivos que vão ser usados com Mozilla. Aponte seu navegador web para http://www.sun.com/software/java2/download.html e crie uma conta neste sítio www. Lembre-se de guardar seu nome de usuário e senha neste sítio pois serão necessários no futuro. Baixe uma cópia do arquivo j2sdk-1_3_1-src.tar.gz e coloque-o em /usr/ports/distfiles/ visto que o port não irá pegá-lo automaticamente. Este procedimento deve-se a limitações impostas pela licença do programa. Enquanto isso, baixe o ``ambiente java'' de http://java.sun.com/webapps/download/Display?BundleId=7905. O arquivo chama-se j2sdk-1_3_1_08-linux-i586.bin e é grande (aproximadamente 25 megabytes!). Como antes, este arquivo deve ser colocado em /usr/ports/distfiles/. Finalmente baixe uma cópia do ``java patchkit'' de http://www.eyesbeyond.com/freebsddom/java/ e coloque em /usr/ports/distfiles/.

Instale o port java/jdk13 como de costume com make install clean e então instale o port do www/flashpluginwrapper. Este port requer emulators/linux_base que é um software grande. É fato que existam outros plugins Flash, contudo, não funcionaram comigo.

Instale o port www/mozilla, caso ainda não esteja instalado.

Agora copie os arquivos do plug-in Flash com:

# cp /usr/local/lib/flash/libflashplayer.so \
    /usr/X11R6/lib/browser_plugins/libflashplayer_linux.so
# cp /usr/local/lib/flash/ShockwaveFlash.class \
    /usr/X11R6/lib/browser_plugins/

Nota: Caso esteja usando o www/mozilla-devel, os diretórios de destino serão diferentes.

Agora adicione as seguintes linhas no topo do script de inicialização do Mozilla (imediatamente após o #!/bin/sh): /usr/X11R6/bin/mozilla.

LD_PRELOAD=/usr/local/lib/libflashplayer.so.1
export LD_PRELOAD

Isto vai habilitar o Flash plug-in.

Agora basta iniciar o Mozilla com:

% mozilla &

E acessar a opção About Plug-ins do menu Help. Uma lista com os plugins disponíveis deve aparecer. Ambos, Java e Shockwave® Flash, devem estar listados.

15.2.3. Netscape®

A coleção de ports contém diversas versões do navegador Netscape. Desde que as versões nativas do FreeBSD contém sérias falhas de segurança, isntalá-las é algo fortemente desencorajado. Alterativamente, opte por uma versão mais recente para Linux ou DIGITAL UNIX

Netscape 7 é a última versão do navegador Netscape. Ela pode ser instalada a partir da coleção de ports:

# cd /usr/ports/www/netscape7
# make install clean

Estão disponíveis também versões localizadas nas categorias Francês, Alemão e Japonês.

Cuidado A série Netscape 4.x não é recomendada porque não está de acordo com os padrões atuais. Contudo, Netscape 7.x e versões mais novas são as únicas disponíveis para a plataforma i386

15.2.4. Opera

Opera um navagador muito rápido, amplamente funcional e adequado a padrões. Está disponível em dois sabores: uma verão ``nativa'' do FreeBSD e outra que executa sob emulação Linux. Para cada sistema operacional há uma versão gratuíta do navegardor que apresenta propagandas e uma livre de propagandas que pode ser adquirida em Opera web site.

Para navegar pela rede mundial de computadores com uma versão do Opera para FreeBSD instale o pacote:

# pkg_add -r opera

Alguns sítios de FTP não têm todos os pacotes, mas o mesmo resultado pode ser obtido com a coleção de ports digitando-se:

# cd /usr/ports/www/opera
# make install clean


Para instalar a versão Linux do Opera, no exemplo acima substitua linux-opera por opera. A versão Linux é bastante útil em situações onde sejam necessários plugins apenas disponíveis para Linux, como Adobe Acrobat Reader®. Nos demais quisitos a versão para FreeBSD é funcionalmente idêntica a do Linux.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.