15.3. Farramentas de produtividade

Quando chegamos a produtividades, novos usuários geralmente procuram por bons pacotes de ferramentas de escritório ou um processador de textos amigável. Ao passo que alguns ambientes de desktop como o KDE já fornecem um pacote de ferramentas de escritório, não há uma aplicação padrão. FreeBSD fornece tudo que for necessário, seja qual for seu desktop.

Esta seção cobre as seguintes aplicações

Nome da Aplicação Recursos Necessários Instalação via ports Principais dependências
KOffice leve pesado KDE
AbiWord leve leve Gtk+ ou GNOME
The Gimp leve pesado Gtk+
OpenOffice.org pesado exessivamente pesado GCC 3.1, JDK™ 1.3, Mozilla

15.3.1. KOffice

A comunidade KDE oferece este ambiente de desktop com uma suíte de ferramentas de escritório que pode ser usada fora do KDE. Ela inclui os quatro componentes padrão que podem ser encontrados nas outras suítes de ferramentas de escritório. KWord é o processador de textos, KSpread é o programa de planilhas eletrônicas, KPresenter organiza apresentações de slides, e Kontour que permite desenhar documentos gráficos.

Antes de instalar o KOffice mais recente, certifique-se de ter uma versão atualizada do KDE.

Para instalar o KOffice a partir de um pacote, proceda com o seguinte comando:

# pkg_add -r koffice

Caso o pacote não esteja disponível, você pode usar a coleção de ports. Assim, para instalar o KOffice para KDE3, faça:

# cd /usr/ports/editors/koffice-kde3
# make install clean

15.3.2. AbiWord

AbiWord é um processador de textos livre, similar ao Microsoft® Word em aparência e funcionamento. Ele é adequado a digitação de textos, cartas, relatórios, memorandos, etc. É bem rápido, contém muitas funcionalidades, e é de utilização bastante amigável.

AbiWord pode importar e exportar diversos formatos de arquivos, incluindo alguns proprietários como Microsoft .doc.

AbiWord está disponível como pacote. Você pode instalá-lo com:

# pkg_add -r AbiWord-gnome

Não havendo disponibilidade do pacote, ele pode ser compilado a partir da coleção de ports. Na coleção de ports ele deve estar mais atualizado. Isto pode ser feito com:

# cd /usr/ports/editors/AbiWord
# make install clean

15.3.3. The GIMP

Para a criação ou retoques em imagens The GIMP é uma ferramenta bastante sofisiticada. Pode ser usado como um simples programa de pintura ou como uma avançada suíte de edição de imagens. Fornece uma grande variedade de plug-ins e possui uma interface para scripts. The GIMP pode ler e escrever em um grande universo de formatos de arquivo. Suporta interfaces para scanners e tablets.

Você pode instalar o pacote informando o comando:

# pkg_add -r gimp

Na eventualidade de seu sítio FTP não possuir o pacote você pode instalá-lo a partir da coleção de ports. O diretório graphics da coleção de ports também dispõe do The Gimp Manual. Instale-o assim:

# cd /usr/ports/graphics/gimp1
# make install clean
# cd /usr/ports/graphics/gimp-manual-pdf
# make install clean

Nota: O diretório graphics da coleção de ports armazena a versão de desenvolvimento do The GIMP em graphics/gimp-devel. Versões em HTML e PostScript® do The Gimp Manual estão em graphics/gimp-manual-html e graphics/gimp-manual-ps.

15.3.4. OpenOffice.org

OpenOffice.org inclui todas as aplicações necessárias em uma suíte de ferramentas de escritório: um processador de textos, uma panilha eletrônica, um gerenciador de apresentações, e um programa de desenho. A interface do usuário é bem similar às das demais suítes de escritório, e pode importar e exportar arquivos em vários formatos populares. Está disponível em diversas linguagens incuindo as interfaces, verficadores ortográficos e dicionários.

O processador de textos do OpenOffice.org utiliza em seus arquivos XML nativo para uma maior portabilidade e flexibilidade. O programa de planilha eletrônica dispõe de linguagem de macro e pode comunicar-se com bancos de dados externos. OpenOffice.org é estável; atualmente e executa nativamente em Windows®, Solaris™, Linux, FreeBSD, and Mac OS® X. Mais informações sobre o OpenOffice.org podem ser encontradas no sítio www do OpenOffice. Para informação específica sobre FreeBSD, e para baixar da internet o pacote refira-se ao sítio www do Grupo de Conversão do OpenOffice para FreeBSD.

Para instalar OpenOffice.org:

# pkg_add -r openoffice

Uma vez que o pacote esteja instalado você precisa executar o programa de configuração e escolher uma intalação de estação de trabalho padrão. Execute este comando como o usuário que irá utilizar OpenOffice.org:

% openoffice-setup

Caso o pacote OpenOffice.org não esteja disponível, você ainda pode contar com a compilação do port. Contudo, você deve estar ciente que isso requer bastante espaço em disco e muito tempo de compilação.

# cd /usr/ports/editors/openoffice 
      # make install clean

Uma vez que isto foi feito, execute o programa de configuração como o usuário que vai utilizar OpenOffice.org e escolha a intalação de estação de trabalho padrão com:

% cd /usr/ports/editors/openoffice
% make install-user

Caso prefira usar uma versão localizada, esta é a variável do ports:

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.