3.11. Dispositivos e Nós de Dispositivos

Um dispositivo é um termo usado em sua maioria para fazer menção à atividades relacionadas à equipamentos físicos no sistema, incluindo discos, impressoras, placas de vídeo e teclados. Quando o FreeBSD é iniciado, a maioria dos dados que o sistema apresenta são referentes à detecção de dispositivos. É possível reavaliar as mensagens de inicialização, analisando o arquivo /var/run/dmesg.boot.

Por exemplo, o dispositivo acd0 é o primeiro CDROM IDE disponível, enquanto kbd0 representa o teclado.

A maioria destes dispositivos em um sistema operacional UNIX® devem ser acessados por intermédio de arquivos especiais, chamados nós de dispositivos, ou device nodes, que estão dispostos sob o diretório /dev.

3.11.1. Criando Nós de Dispositivos

Ao adicionar um novo dispositivo em seu sistema, ou compilar suporte à dispositivos adicionais, pode ser necessário criar um ou mais nós de dispositivos para controlar os recém adicionados.

3.11.1.1. MAKEDEV Script

Em sistemas sem DEVFS (isso diz respeito à todas versões do FreeBSD antes da 5.0), nós de dispositivos são criados utilizando a rotina MAKEDEV(8) como apresentado à seguir:

# cd /dev
# sh MAKEDEV ad1
   

Este exemplo cria os nós de dispositivos apropriados para o segundo dispositivo IDE, quando o mesmo for instalado.

3.11.1.2. DEVFS (DEVice File System)

O sistema de arquivo de dispositivos, ou simplesmente DEVFS, oferece acesso ao espaço em kernel para os dados referentes aos nomes de dispositivos, no sistema de arquivos global. Ao invés de ter que criar e modificar os nós de dispositivos, DEVFS mantém este sistema de arquivos particular.

Veja a página de manual do devfs(5) para obter mais informações.

DEVFS é utilizado por padrão no FreeBSD 5.0 e posteriores.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.