3.10. Editores de Texto

Uma série de configurações no FreeBSD são feitas à partir da edição de arquivos de texto. Por tal motivo, seria uma boa idéia se tornar familiar com algum editor de texto. FreeBSD vem com alguns editores, como parte de seu sistema base, e muitos outros editores estão disponíveis na coleção de ports.

O editor mais simples e mais fácil para aprender, é um editor chamado ee, que significa easy editor (``editor fácil''). Para iniciar o ee, basta digitar na linha de comando ee nomedoarquivo onde nomedoarquivo é o nome do arquivo que deve ser editado. Por exemplo, para editar o /etc/rc.conf, digite ee /etc/rc.conf. Uma vez dentro do ee, todos os comandos para manipular as funções do editor estão listadas no topo da tela. O caracter ^ representa a tecla Ctrl do teclado, de forma que ^e implica na combinação de teclas Ctrl+e. Para sair do ee, aperte a tecla Esc, depois escolha leave editor (sair do editor). O editor irá perguntar se você deseja salvar as modificações no arquivo, caso ele tenha sido alterado.

FreeBSD também oferece editores de texto mais poderosos, como o vi, como parte da base do sistema, enquanto outros editores como emacs e vim, estão disponívels na Coleção de Ports do FreeBSD. Estes editores oferecem muitas funcionalidades e são extramente poderosos, ao custo de serem um pouco mais difíceis de aprender. Contudo se você planeja editar muitos textos, aprender algum editor de texto mais poderoso como vim ou emacs economizará a você mais tempo, à longo prazo.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.