20.8. Usando o correio com uma conexão discada

Se você tiver um endereço IP estático, você não deve necessitar fazer nenhum ajuste na configuração padrão. Coloque o nome atribuído a sua estação internet e o sendmail fará o resto.

Se você tem um endereço IP dinâmico e usa uma conexão discada para se conectar a internet, você provavelmente tem uma conta de correio no servidor do seu provedor. Vamos assumir que o domínio do seu provedor é exemplo.net, e seu nome de usuário é usario, você chamou sua máquina de bsd.casa, e seu provedor falou pra você que pode ser usado relay.exemplo.net como relay de correio.

A fim de puxar suas mensagems de sua conta de correio no provedor, você deve instalar um agente, puxe as mensagens. O utilitário fetchmail é uma boa escolha que suporta vários tipos diferentes de protocolos. Normalmente, seu provedor de internet irá fornecer POP3. Se você está usando PPP no modo usuário, você pode automaticamente baixar seus emails quando a conexão internet estiver estabilizada com a seguinte entrada no seu /etc/ppp/ppp.linkup:

MYADDR:
!bg su usario -c fetchmail

Se você estiver usando o sendmail (como mostrado abaixo) para entregar mensagens para contas não locais, você provavelmente quer mandar o sendmail processar sua fila de mensagens assim que sua conexão da internet for estabelecida. Para fazer isso, coloque este comando depois do comando do fetchmail em /etc/ppp/ppp.linkup.

  !bg su usario -c "sendmail -q"

Assumindo que você tem uma conta para usuario em bsd.casa. No diretório home do usuario em bsd.casa, crie o arquivo .fetchmailrc:

poll exemplo.net protocol pop3 fetchall pass minhasenha

Este arquivo não deve ser lido por ningém exceto o usuario que contém a senha minhasenha.

A fim de enviar o correio com o correto cabeçalho from:, você deve dizer ao sendmail para usar usuario@exemplo.net em vez de usuario@bsd.casa. Você pode também desejar dizer ao sendmail para enviar todas as mensagens por relay.exemplo.net, permitindo a transmissão mais rápida de mensagens.

O seguinte arquivo .mc deve ser suficiente:

VERSIONID(`bsd.casa.mc version 1.0')
OSTYPE(bsd4.4)dnl
FEATURE(nouucp)dnl
MAILER(local)dnl
MAILER(smtp)dnl
Cwlocalhost
Cwbsd.casa
MASQUERADE_AS(`exemplo.net')dnl
FEATURE(allmasquerade)dnl
FEATURE(masquerade_envelope)dnl
FEATURE(nocanonify)dnl
FEATURE(nodns)dnl
define(`SMART_HOST', `relay.exemplo.net')
Dmbsd.casa
define(`confDOMAIN_NAME',`bsd.casa')dnl
define(`confDELIVERY_MODE',`deferred')dnl

Consulte a seção anterior para detalhes de como fazer deste arquivo .mc um arquivo sendmail.cf. Também, não esqueça de reiniciar o sendmail depois de atualizar o sendmail.cf.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.