11.6. Alternativas para o Spooler Padrão

Se você estiver lendo este manual todo, você deve ter aprendido tudo sobre o sistema de impressão LPD que vem com o FreeBSD. E você provalvelmente irá ter em mente uma pergunta: `` Quais são os outros sistemas de impressão disponíveis e que funcionem no FreeBSD? ''

LPRng

O LPRng, que significa simplesmente ``LPR: a próxima Geração (Next Generation)'' é uma completamente reescrição do PLP. Patrick Powell e Justin Mason (o principal mantendedor do PLP) colaboraram para fazer o LPRng. O sítio principal dele é http://www.lprng.org/.

CUPS

O CUPS, Sistema Comum de impressão para o UNIX (the Common UNIX Printing System), provê um nível (camada) protável de impressão para os sistemas operacionas baseados em UNIX®. Ele foi desenvolvido pela Easy Software Products para promover uma solução padrão para todo e qualquer usuário e vendedor de UNIX.

O CUPS utliza o protocolo de impressão via internet (IPP) como base para o gerenciamento dos trabalhos de impressão e filas. O processo de impressora de linha ( Line Printer Deamon LPD), o Servidor de Bloco de Mensagens (SMB), e o protocolo AppSocket (a.k.a. JetDirect) tamém são suportados com funcionalidades redizidas. O CUPS adiciona visualização de impressoras na rede e a descrição de impressoras PostScript (PPD) e dá suporte para a impressão do mundo real sob o UNIX.

O sítio principal para o CUPS é http://www.cups.org/.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.