4.2. Visão geral do processo de instalação de software

Se você já utilizou um sistema UNIX® anteriormente, você deve saber que o procedimento tipico para instalar um aplicativo é parecido com isto:

  1. Faça o download do software, o qual pode ser distribuido como código fonte ou no formato binário.

  2. Descompacte o arquivo de distribuição do software (tipicamente um tarball comprimido com compress(1), gzip(1), ou bzip2(1)).

  3. Localize a documentação (normalmente é um arquivo chamado INSTALL ou README, ou então um conjunto de arquivos no subdiretório doc/ ) e descubra como instalar o software.

  4. Se o software for distribuido como código fonte, compile-o. Isto pode envolver a edição de um arquivo Makefile , ou a execução de um script chamado configure , além de outras tarefas.

  5. Teste e instale o software.

E é só isso se tudo correu como esperado. Agora se você está instalando um aplicativo que não foi deliberamente portado para o FreeBSD, você pode ter que fazer ajustes no código fonte do mesmo para que ele compile corretamente.

Se você desejar, você pode continuar instalando aplicativos no FreeBSD pelo método ``tradicional''. Contudo, o FreeBSD disponibiliza duas tecnologias que podem lhe economizar muito esforço: packages e ports. No momento, mais de 11,800 aplicativos já foram disponibilizados desta forma.

Independente de qual seja o aplicativo, o pacote FreeBSD do mesmo consiste-se em um unico arquivo para download. O pacote contém cópias pré-compiladas de todos os comandos do aplicativo, bem como cópias dos arquivos de configuração e/ou da documentação. O gerenciamento de um pacote FreeBSD é realizado por uma série de comandos especificos, tais como pkg_add(1), pkg_delete(1), pkg_info(1) entre outros. A instalação de um novo aplicativo pode ser realizada através da execução de um unico comando.

Um port FreeBSD para um aplicativo consiste-se em uma coleção de arquivos destinados a automatizar o processo de compilação da aplicação a partir do seu código fonte.

Lembre-se que existem diversos passos que você teria que executar para compilar o programa manualmente ( baixar , descompactar, aplicar correções, compilar e instalar). Os arquivos de um port contém todas as informações necessárias para possibilitar que o sistema automatize o processo para você. Você executa um conjunto de comandos simples e o código fonte do aplicativo é automaticamente baixado, descompactado, corrigido, compilado e instalado para você.

De fato, o sistema de ports pode ser utilizado para pacotes binários do aplicativo, o qual pode ser manipulado mais tarde através do comando pkg_add, ou por qualquer outro comando de gerenciamento de pacotes, os quais iremos introduzir adiante.

Ambos os sistemas de instalação cuidam da instalação das dependências do aplicativo. Suponha que você deseja instalar uma aplicação que depende de uma biblioteca específica para funcionar. Tanto o aplicativo quanto a biblioteca são disponibilizadas no FreeBSD como pacote e como ports. Se você utilizar o comando pkg_add ou o sistema de ports para adicionar o aplicativo, ambos irão informar que a biblioteca necessária para o funcionamento do aplicativo não está instalada corretamente e irão instalar automaticamente a biblioteca antes de instalar o aplicativo.

dado que ambas as tecnologias são muito similares, você deve querer saber porque o FreeBSD se preocupa com as duas. Os sistemas de pacotes e ports possuem suas próprias virtudes, a que você irá utilizar dependerá da sua preferência pessoal.

Benefícios do sistema de Pacotes

Benefícios do Sistema de ports

Para manter-se atualizado sobre a coleção de ports, inscreva-se nais listas lista de discussão sobre FreeBSD ports e o sistema de ports FreeBSD e lista de discussão dos bugs do ports em FreeBSD.

O restante deste capitulo irá explicar como utilizar o sistema de packages e o de ports para instalar e gerenciar aplicativos de terceiros no FreeBSD.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/.

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.
Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.